Rui Madeira: “Não esperava um lugar no pódio mas estou bastante satisfeito com este resultado”

Por a 23 Fevereiro 2014 13:02

Grande regresso de Rui Madeira aos ralis para assinalar os seus 25 anos de carreira na competição automóvel, com um brilhante terceiro lugar no Rali Serras de Fafe, ao volante do novo Ford Fiesta R5.

Rui Madeira e Paulo Fiúza ao volante do Ford Fiesta R5 conquistaram um excelente terceiro lugar no Rali Serras de Fafe. No final da prova minhota Rui Madeira destacou que “não esperava conquistar um lugar no pódio mas, logicamente, que estou bastante satisfeito com este resultado. Além da classificação propriamente dita também consegui outro dos objetivos prioritários que estabeleci para este meu regresso; cumprir o máximo de quilómetros possível nesta minha adaptação à condução do Ford Fiesta R5 com a vista à presença nos dois próximos eventos em que irei marcar presença: o WRC Fafe Rally Sprint e o Vodafone Rali de Portugal. Quero também agradecer todo o empenho do Paulo (Fiúza) que me acompanhou nesta prova e ainda todo o profissionalismo e dedicação da equipa P&B na assistência ao Fiesta R5”.

Para os quatro troços finais do Rali Serras de Fafe, Rui Madeira / Paulo Fiúza partiram na terceira posição. Mas com a desistência do comandante Ricardo Moura logo no troço inicial, Madeira subiu ao segundo lugar empatado com o estónio Martin Kangur e atrás do novo líder Pedro Meireles. Na PEC seguinte – S. Pedro 1 – volta a assegurar o segundo lugar mas, em termos da classificação geral, baixou ao terceiro lugar na sequência da vitória de Kangur neste troço (desvantagem de 3,9 segundos). Já na terceira passagem por Luilhas e em S. Pedro 2, Madeira “joga” em manter o terceiro lugar da geral (segundo em ambos os troços).

Primeira secção: adaptação progressiva ao Fiesta R5

Nos primeiros cinco troços disputados durante a manhã de sábado desta edição do Rali Serras de Fafe, a dupla Rui Madeira / Paulo Fiúza traçou como objetivo principal uma adaptação e conhecimento progressivo ao comportamento do Ford Fiesta R5 da M-Sport (assistido pelos portugueses da P&B), depois dos testes realizados dias antes da prova na região de Fafe.

Nos 8,77 kms do troço de abertura – Montim 1 – Rui Madeira realizou o quarto tempo mais rápido, assegurando a mesma posição na PEC seguinte – Lameirinha 1 – onde o piloto de Almada destacou que “deparamos com muita gravilha solta e, certamente, teríamos ganhos alguns segundos se tal não tivesse acontecido”. Mesmo assim, este conjunto de tempos permitiu a Rui Madeira subir ao terceiro lugar da classificação geral desta jornada inaugural do Campeonato Nacional de ralis de 2014. Uma posição que iria manter até ao final desta seção que em foram disputados ainda mais três troços.

Na segunda passagem por Montim averbou o melhor tempo (ex-áqueo com Ricardo Moura), enquanto em Lameirinha 2 realizou o terceiro tempo mais rápido. Já no último troço da manhã – Luilhas 1 com uma extensão de 14,02 kms – alcançou o quarto tempo. Cumprida a fase inicial do Rali Serras de Fafe, Rui Madeira / Paulo Fiúza com o Ford Fiesta R5 chegaram à cidade minhota na terceira posição com um tempo total de 53m 48,4s. Madeira destacou que “depois de ter tirado as primeiras conclusões na adaptação ao Fiesta R5 espero, na parte da tarde, conseguir melhorar o ritmo e assegurar o melhor resultado possível.”

Depois desta brilhante participação no Rali Serras de Fafe, a presença do primeiro piloto português Campeão do Mundo FIA de Produção (1995) e bi-Campeão Nacional do Grupo N (1993 e 1994) irá ter o ponto alto no Vodafone Rali de Portugal, prova que venceu em termos absolutos em 1996, tendo ainda conquistado o tão almejado lugar de “Melhor Português” em cinco edições. Antes, Rui Madeira vai estar presente no WRC Fafe Rally Sprint com o Ford Fiesta R5.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado