Johnny Pesmazoglou, o homem que dispensava os navegadores

Por a 14 Julho 2013 16:35

Na edição desta semana o AutoSport vai publicar um extenso trabalho onde se recordam histórias dos 40 anos do WRC. São seis páginas com muitas ‘estórias’, mas as que existem, dava para encher dezenas de edições, se calhar centenas. Como não cabe tudo no papel, aqui no site vamos publicar alguns complementos. Esta é a primeira, a história do piloto dispensava os navegadores.

Pilotos com mau feitio há muitos, mas que se possam dar ao luxo de dispensar os próprios navegadores simplesmente por não gostar da sua figura, deve haver poucos. Johnny Pesmazoglou era um deles. Venceu duas edições do Rali de Acrópole, mas muito provavelmente, com o co-piloto mais tempo calado do que a ditar notas!

Johnny Pesmazoglou já não está entre nós, mas para quem o conhecia, estará para sempre. Ganhou duas vezes o rali mais importante da Grécia, o mesmo que hoje chamamos de Rali de Acrópole. Com os amigos, esse foi também o evento que ajudou a criar no início dos anos 50, tanto na perspetiva de diversão pessoal, como na perspetiva de o tornar como uma das clássicas do desporto motorizado.

A sua posição na Grécia era bem vista pois detinha os direitos de importação para a GM. Nunca ganhou Acrópole depois de 1955, mas continuou a tentar por mais 30 anos, sempre ao volante dos mais recentes carros da GM e sempre com atritos com navegadores.

O ódio aos navegadores!

Era irascível para os organizadores. O seu mau feitio nunca passava despercebido e a imagem de ‘mau rapaz’ era quase de marca pois só sabia fazer as coisas à sua maneira. Mas a principal curiosidade que rodeava a sua carreira tinha a ver com os navegadores. Simplesmente, detestava-os! Na sua opinião, a única função dos navegadores era… preencher uma parte do regulamento!

E várias vezes lhe foi feita a pergunta: mas não precisa de conhecer antecipadamente a estrada por onde vai passar? Ele alegava que conhecia todas as estradas da Grécia! E também lhe costumavam perguntar se não precisava de notas? E ele respondia que tinha as suas próprias notas. E como lia então as notas enquanto guiava? Em determinado ano, ele abriu a porta do seu Ascona e mostrou o seu interior. Altifalantes ligados a um gravador e botões no volante deram a resposta por si. Para si, era a prova de que os navegadores eram desnecessários.

Nos seus últimos anos como piloto, o jovem condenado a sentar-se ao seu lado era Haris Kaltsounis, que foi trabalhar para a GM de Atenas, antes de virar piloto, onde conseguiu ser mais respeitado do que como co-piloto ao lado de Pesmazoglou.

A última aparição de Kaltsounis foi ao volante de um Corsa S1600, um modelo que estava desatualizado com 10 anos de idade, mas a GM não tinha nenhum modelo competitivo mais recente. Tal como Pesmazoglou, a Grécia também não tem idade.

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado