História do Rali da Finlândia

Por a 14 Julho 2013 17:17

Faltam duas semanas para mais um Rali da Finlândia, uma prova conhecida como o rali do WRC com as médias mais elevadas, pelos saltos e pelo facto de ser um feudo dos pilotos finlandeses… salvo raras exceções. Este evento ficou conhecido de muitas maneiras diferentes: o Grande Prémio de Jyvaskila, o Rali dos 1000 Lagos ou dos 1000 Saltos, mas atualmente a sua designação estancou no nome Neste Oil Rali da Finlândia.

Entre o Top 10 dos ralis mais rápidos do WRC, a Finlândia concentra oito das suas edições (as exceções são o Safari de 2000 e a Argentina de 1983), o que faz com que se possa dizer que nas suas oito mais rápidas edições, o rali teve uma espantosa velocidade média de 121,972 km/h! Arrepiante… sobretudo para quem vai ao volante.

Este clássico do Mundial de Ralis nasceu no verão de 1951 e desde 1973 pertenceu à fina flor das provas que integraram o Mundial de Ralis, contabilizando já 38 edições no WRC e fazendo parte do pequeno leque de ralis que nunca teve que fazer qualquer abstinência do Mundial (juntamente com a Grã-Bretanha).

Apuramento para o Monte Carlo

Tudo começou com uma competição chamada Hanko Run (localizada no sul da Finlândia) que tinha como finalidade apurar os melhores pilotos finlandeses para o Rali de Monte Carlo. As regras ditaram que a prova fosse o mais parecida possível com o rali monegasco e que tivesse um prémio monetário de 100 000 marcos finlandeses. No primeiro ano, o rali teve 1666 km de extensão e duas etapas especiais que levaram os pilotos ao Círculo Polar Ártico e às suas costas. Um total de 26 pilotos compareceram à partida (e só três desistiram), acabando Arvo Carlsson/Vilho Mattila por serem os primeiros vencedores declarados da prova. Estava tudo preparado para o rali se tornar uma lenda…

Em 1954, o nome de Rali dos 1000 Lagos salta para a ribalta e cinco anos depois a prova passa a integrar o Campeonato Europeu de Ralis. Depois de ganhar maturidade durante 19 anos, o rali finlandês é convidado para fazer parte do primeiro calendário do Mundial de Ralis em 1973 e em 1979 também não teve qualquer problema em passar a integrar o Campeonato de Pilotos do Mundial de Ralis, nascido precisamente nesse ano.

Durante os anos 80, a prova ofereceu aos seus pilotos algumas das provas mais longas da história do WRC e em 1995 a prova contou apenas para o Campeonato de 2 Litros, devido ao sistema de rotatividade imposto no Mundial.

Em 1997, o rali passou para as mãos da AKK Sports e a partir daí a organização começa receber diversos prémios atribuídos pela FIA, tornando-se um marco ao nível da segurança e conquistando mesmo, em 1998, o título de ‘Melhor Rali do Ano’, um galardão que repetiu em 2003 e 2004.

Desportivamente, nas suas primeiras 39 edições, nunca um piloto não escandinavo conseguiu vencer o rali. A explicação para isso talvez advenha do facto de, para além de ser necessário um conhecimento profundo de cada palmo da estrada a que só os finlandeses parecem ter acesso, a prova finlandesa requerer também pilotos com um talento muito especial, tanto físico como mental, que também só alguns finlandeses parecem ter. Isso ajuda a perceber porque é que grandes pilotos como Marcus Gronholm (recordista da prova com sete vitórias), Markku Alen (seis triunfos), Tommi Makkinen e Hannu Mikkola (ambos com quatro triunfos) e Juha Kannkunen (com três vitórias) tenham no seu bilhete de identidade a nacionalidade finlandesa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado