Ford RS 200 da Diabolique MotorSport – Um pedaço de história no Motorclássico

Por a 10 Abril 2011 18:12

Quem teve a oportunidade de visitar este fim de semana o Motorclássico na FIL, a dado passo teve a oportunidade de deparar com o símbolo de uma das mais negras páginas da história dos ralis Mundiais, o Ford RS 200 da Diabolique Motorsport, quem em 1986, há um quarto de século, com Joaquim Santos e Miguel Oliveira no habitáculo, se despistou junto à Barragem do Rio da Mula, na Lagoa Azul.

Vivia-se uma época de ouro nos ralis. Autênticas obras-primas da engenharia automóvel chegavam aos 500 cv de potência e atingiam os 100km/h em apenas 3 segundos, tornando-se muitas vezes impossíveis de dominar, mesmo pelos ases do volante.

Os largos milhares de adeptos que se deslocavam a Sintra, Fafe ou Arganil, pareciam atraídos pelo perigo e, no meio da estrada, aguardavam a passagem dos seus ídolos, desviando-se apenas quando os monstros do Grupo B se aproximavam a pouco mais de um palmo de distância. As imagens corriam mundo, e previa-se, que mais cedo ou mais tarde, um acidente poderia ocorrer. E aconteceu mesmo.

Na Lagoa Azul, troço de abertura da edição de 1986, Joaquim Santos não conseguiu evitar uma saída de estrada, resultando daí três vítimas mortais e dezenas de feridos. Os pilotos oficiais, que chegaram a assumir o medo de correr nas classificativas portuguesas, com carros tão potentes perante um público inconsciente, recusaram-se a continuar em prova. Com a desistência das equipas de fábrica, Joaquim Moutinho, que decidiu prosseguir com o Renault 5 Turbo, tornou-se no único português a vencer uma prova do Mundial de Ralis.

Os acontecimentos daquela manhã, foram um rude golpe para o prestígio que o rali alcançara em duas décadas de vida. César Torres sabia que a imagem da prova ficara bastante ferida, mas não baixou os braços. Recolhendo os ensinamentos que as coisas más sempre trazem, rapidamente olhou em frente, procurando o caminho que devolveria a alma ao Rali de Portugal…

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado