Pedro Meireles anuncia dois Volkswagen Polo GTI R5

Por a 31 Dezembro 2018 10:06

Há muito que a questão andava no ar, mas Pedro Meireles confirmou agora a chegada dois dois primeiros Volkswagen Polo GTI R5 para o Grupo M. & Costas, um carro que vem valorizar bastante o Campeonato de Portugal de Ralis.

Desde que a Volkswagen MotorSport anunciou a vinda para Portugal de pelo menos um Volkswagen Polo GTI R5 que a maioria pensou ser para Pedro Meireles. Depois de ter sido Campeão Nacional em 2014 e de ter lutado até ao derradeiro metro pelo título de 2017, este ano que agora termina foi mais difícil para Pedro Meireles, que viu a concorrência tornar-se bem mais forte. Agora, tem nova motivação para se chegar novamente à frente, e o CPR precisa que o faça, alargando dessa forma o leque de potenciais candidatos a vitórias nas provas e em última análise, ao título.

Recorde-se que o começo de carreira de Pedro Meireles nos ralis foi precisamente com um Volkswagen, um Golf III GTI 16v, no Nacional de Iniciados em 1996, onde conquistou dois títulos nacionais de Iniciados e um Vice-Campeonato absoluto de Ralis em Portugal com carros da marca Volkswagen.

Depois de algum tempos de fora, os Irmãos Meireles começaram a preparar o seu regresso em 2003, com o ano de 2004 a marcar o aparecimento do Team VW Galp Racing, num projeto que durou dois anos. Contudo, ambos cedo se depararam com uma notória falta de competitividade por parte dos carros germânicos, em especial ao nível do motor.

Por isso, a troca de carro era inevitável e sem carros competitivos no grupo VW, um Subaru Impreza STI N11 foi a solução. Com a ARC Sport, Pedro Meireles teve um ano de 2006 fraco, com vários abandonos e sem qualquer pódio no Grupo N. Os anos seguintes não foram muito diferentes, mesmo com a chegada do Subaru Impreza STI N12 em 2008, ou o N14 em 2009.

A opção pelos carros japoneses em anos de crise do Nacional de Ralis foi constante, depois do Subaru vieram dois anos de Mitsubishi, com Pedro Meireles, no Lancer Evo X da última geração, a averbar um terceiro lugar final no campeonato de 2011, o que até à altura foi a sua melhor classificação de sempre no CPR, num ano em que triunfou no Vodafone Rali de Portugal e no Rali Casinos do Algarve.

Mas estava escrito que o Skoda Fabia S2000 tinha que ser a solução, e foi em 2013 que se deu o regressou ao grupo VW. Apesar da troca de um ‘pesado’ Grupo N por um ‘levezinho’ S2000, a adaptação foi boa, lutando pelo título até à última prova. Foi vice-campeão e triunfou no Grupo A.

No ano seguinte, o título. Dezoito anos depois de se ter estreado num VW Golf GTI, alcançando o título de Iniciados, Pedro Meireles concretizou o sonho de ser Campeão Nacional de Ralis. Quatro vitórias em seis chegaram para selar o título, num ano que poucos acreditavam que puder ser ‘o seu’. Capitalizou a experiência de 2013 com o Fabia S2000, enquanto a concorrência se ‘armava’ de R5. O Skoda Fabia R5 ainda não estava pronto, mas não havia de demorar. Estreou no Rali Vidreiro 2015.

O título de 2014 teve como ‘alavanca’ o Rali de Portugal, lançando definitivamente Pedro Meireles e Mário Castro na rota do título. Para a história ficam dois sensacionais triunfos por 1,3s (Rali Serras de Fafe) e por 0,3s (Rali Cidade de Guimarães).

Desde 2015 para cá a aposta manteve-se no Skoda Fabia R5, com a adaptação ao carro foi apenas quarto no campeonato, vencendo uma vez, em Mortágua.

No ano seguinte, e com a concorrência cada vez mais forte, foi vice-campeão, perdendo para José Pedro Fontes e em 2017, três vitórias levaram-no à discussão do título até ao derradeiro metro, perdendo, desta feita para Carlos Vieira.

Com o CPR a aumentar de nível a cada ano que passa, este ano foi apenas quinto, apenas com dois pódios em sete provas.

Contudo, Pedro Meireles já tem agora na sua garagem o seu novo Volkswagen Polo GTI R5, o chassis nº 9 das 15 primeiras unidades que a Volkswagen Motorsport tem vindo a entregar aos primeiros clientes de todo o mundo.

Pelo que os pilotos oficiais, Petter solberg e Eric Camilli, fizeram na Catalunha, já se percebeu que o novo VW Polo GTI R5 é competitivo. Apenas há dois dias, Johan Kristoffersson, o Campeão do Mundo de Ralicross deu ao Polo o seu primeiro triunfo à geral, no Romjulsrally 2018 e agora resta esperar pelo anúncio oficial de Pedro Meireles, que já confirmou a chegada de um segundo carro à equipa: “Uma segunda unidade chegará para o mesmo Grupo, no fim do primeiro semestre de 2019. Todo o projeto desportivo, quem o integrará, os parceiros, assim como o destino a dar à segunda unidade será brevemente divulgado”, disse Pedro Meireles.

Uma bela notícia para o CPR 2019, com um binómio que tem tudo para valorizar ainda mais a competição do próximo ano…que começa daqui a 14 horas.

 

 

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado