CPR, Rali de Mortágua: “Isto é um erro de percurso?”

Por a 28 Abril 2018 10:55

Tal como já referimos noutro artigo, Miguel Barbosa perdeu ontem 8.3s na super especial de Mortágua, devido a ter dado uma volta a mais do que o previsto a uma rotunda. O ‘juiz de facto’ presente no local comunicou ao Diretor de Prova, Luis Santos, o sucedido, por meio de um documento que os ‘juízes de facto’ têm para o efeito e Luis Santos limitou-se a impor a penalização que está prevista no regulamento para erros de percurso. Até aqui tudo certo, mas esta é apenas a primeira instância. A equipa apelou da decisão do Diretor de Prova e os Comissários Desportivos vão analisar a decisão do Diretor de Prova, zelando pela justiça da decisão.

O que o deve acontecer? Resta esperar agora pelo que decidem os Comissários Desportivos, que têm latitude para decidir… qualquer coisa. E não têm uma decisão fácil pela frente, porque chamar “erro de percurso” a uma situação em que o piloto não se desvia um milímetro do percurso parece estranho.

Penalizar Miguel Barbosa em três minutos é atribuir-lhe uma pena igual ao que aconteceria se não entrasse na super especial ou se ficasse parado lá no meio. Parece justo a alguém uma volta a mais a uma rotunda ser penalizado da mesma forma que nas outras duas situações? Eu, se fosse Comissário Desportivo colocava a questão: “Isto é um erro de percurso?”

O espírito de quem legislou é simples. Sumariamente pode-se dizer que é um erro de percurso porque o road book diz uma volta e o piloto deu duas. Mas o espírito da lei é diferente, e deveria aplicar-se a quem tirou partido na situação e não a quem se prejudicou a si próprio…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CPR - CAMPEONATO DE PORTUGAL DE RALIS
últimas Autosport
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
últimas Automais
cnr-campeonato-nacional-de-ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado