«A classificação antes da desistência mostra o potencial do SX4 WRC»

Por a 4 Março 2008 11:51

Os dois Suzuki SX4 WRC foram forçados a abandonar o Rali do México, primeira prova de terra do Mundial de Ralis de 2008, novamente devido a problemas com os motores dos dois SX4 WRC.

Motor é grande dor de cabeça

P-G Andersson iniciou a prova da melhor maneira rubricando tempos dentro dos oito primeiros nas três provas especiais de classificação que iniciaram o rali, mas na ligação para o parque de assistências em Leon, começou a sentir perda de potência no motor do SX4. O piloto sueco conseguiu chegar aos seus mecânicos, mas perante a situação encontrada pelos engenheiros, foi tomada a decisão de abandonar o rali e preservar o motor para que este fosse posteriormente analisado na fábrica.

Azar de Gardemeister na sua 100ª participação

A exemplo do seu colega de equipa, Toni Gardmeister também experimentou problemas de motor na primeira ronda de classificativas, com dificuldades ao nível da resposta intermitente do acelerador. O finlandês entrou para a quarta prova especial de classificação, mas parou poucos quilómetros depois, ficando assim fora de prova na sua 100ª participação no WRC. Os motores de ambos os carros foram de imediato enviados para o Japão para exaustivo exame tendente a descortinar o que possa estar na origem desta situação. As especificidades do Rali do México, nomeadamente o problema da altitude e as estradas duras e rápidas, exigiram muito dos motores.

Carro tem potancial…falta a fiabilidade

Algo desiludido, P-G Andersson olhou para a situação de uma forma positiva, salientando que “o facto de estarmos em sexto lugar quando fomos forçados a parar, mostra bem o potencial do SX4 WRC. Realizámos uma boa primeira ronda, apesar da afinação de suspensão ao ser a mais indicada por estar um bocadinho dura. Olhando ao facto de não termos tido quase tempo para testar antes da prova, estivemos muito bem. Infelizmente tivemos um problema de motor e teremos de trabalhar muito nesta área.”

Toni Gardmeister lembrou o 100º rali da sua carreira. “Infelizmente ficará marcado na memória pelas piores razões! Nem sequer tivemos possibilidade de mostrar as nossas capacidades, pois desde o primeiro troço que faltava potência ao motor e nada mais pudemos fazer que tentar acabar da melhor forma a primeira ronda de classificativas. Foi um problema estranho, pois tão depressa tínhamos potência como não. Estou confiante

que a equipa vai encontrar a solução para estes problemas e não podemos desanimar. Afinal, o carro é ainda muito jovem e há muito trabalho a fazer.”

«desilusão total e uma má experiência para nós»

Pelo mesmo diapasão afinou Nobuhiro Tajima, director do Suzuki World Rally Team. “Sinto muito pelos dois pilotos, especialmente o Toni, que cumpria aqui o se 100º rali do Mundial. Foi uma desilusão total e uma má experiência

para nós. Como sucedeu no Monte Carlo e na Suécia, fomos travados por um problema de motor que suspeitamos ser o mesmo, embora só o saibamos quando examinarmos minuciosamente os dois motores. É evidente que algo se passa com os motores do SX4, mas debaixo das actuais regras não nos é permitido mudar de motor entre provas ligadas o que invariavelmente, nos impede de perceber qual é o problema. Como equipa nova, necessitamos de melhorar, mas muitas vezes isso não é fácil com regras que não facilitam a vida aos estreantes. Será sempre difícil para nós. O Toni não teve uma hipótese nesta prova, mas até ao seu abandono, o P-G Andersson estava a fazer uma excelente prova. O potencial está lá e temos absoluta confiança que recuperaremos deste desapontamento.”

Suzuki

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis