A Cadillac despediu o diretor de equipa Graeme Lowdon e substituiu-o por Marcin Budkowski, numa mudança que os estreantes de 2026 na Fórmula 1 classificam como uma “transição de liderança planeada”. A Cadillac disputa a sua primeira temporada na F1 depois de se ter juntado à grelha no início de 2026, sendo atualmente a única equipa a não ter ainda somado um único ponto na competição.
Budkowski, cujo cargo mais recente na F1 terminou quando deixou a posição de diretor-executivo da Alpine em 2022, assume o comando com a Cadillac. A primeira corrida do engenheiro de 49 anos ao comando da equipa será o Grande Prémio dos Países Baixos.
Lowdon tinha sido nomeado diretor de equipa do projeto Cadillac em dezembro de 2024, tendo supervisionado a preparação e a chegada da equipa à F1. O CEO da equipa Cadillac de F1, Dan Towriss, comentou a nomeação de Budkowski, afirmando: “A nomeação do Marcin marca mais um passo importante na contínua evolução da Cadillac Formula 1 Team. Desde o início, o nosso objetivo não tem sido simplesmente participar na Fórmula 1, mas construir uma equipa nova, capaz de competir na frente. Ao entrarmos nesta nova era para a Cadillac Formula 1 Team, o Marcin traz uma experiência excecional em F1, conhecimento técnico e liderança estratégica que vão fortalecer a nossa organização e ajudar-nos a desenvolver a mentalidade vencedora, as ferramentas e os processos necessários para o sucesso a longo prazo.”
We are pleased to welcome Marcin Budkowski as Cadillac Formula 1® Team Principal for the remainder of the 2026 season and beyond.
— Cadillac Formula 1 Team (@Cadillac_F1) August 12, 2026
Read the full Team Statement via the link in our bio. pic.twitter.com/PZc7SRvkrL
Embora um comunicado da equipa tenha afirmado que a mudança “segue uma transição de liderança planeada”, não havia qualquer indicação anterior de que Lowdon não se manteria no cargo. Towriss acrescentou ainda um agradecimento a Lowdon: “Estamos gratos ao Graeme Lowdon pela sua liderança e pelo papel que desempenhou na formação da Cadillac Formula 1 Team, desde a base. As suas contribuições ajudaram a estabelecer uma base sólida na nossa fase de construção, e agradecemos-lhe o seu empenho e desejamos-lhe as maiores felicidades.”
Budkowski trabalhou na Prost, na Ferrari, na McLaren e na FIA, antes de se juntar à Renault/Alpine, onde passou quatro anos até sair em 2022. Sobre a sua nova função, Budkowski afirmou: “A Cadillac Formula 1 Team tem uma base e uma ambição extraordinárias. Esta é uma fase de enorme oportunidade para a equipa, uma fase que será definida por um objetivo claro: maximizar o desenvolvimento do carro dentro do limite orçamental e colocar todas as funções da equipa a competir.” O novo diretor de equipa acrescentou: “Isso significa construir uma organização de elite com uma mentalidade vencedora — motivada, implacável perante contratempos, obcecada com o detalhe e o processo, e capaz de executar com precisão no dia da corrida. O meu foco será alinhar as nossas pessoas, ferramentas e fluxo de informação para que as decisões certas sejam tomadas rapidamente, e para que o desempenho do carro melhore de cada vez que vamos correr. É um privilégio liderar os esforços em pista da Cadillac Formula 1 Team, a começar em Zandvoort no próximo fim de semana.”











Um gajo sem provas dadas (Lowdon) substituído por um com um fraco passado no cargo (Budkowski), não me parece que seja uma grande aposta. Que tal buscarem antes uma grande 2.ª figura e porem-na à frente?