Mais um grande Festival em Goodwood

Por a 8 Julho 2019 17:41

Nos últimos dias, um pequeno grande festival, com uma história imensa voltou a realizar-se, como é tradição, em Goodwood. A 23ª edição do Festival of Speed contou com ilustres convidados de todas as áreas do desporto motorizado.

Goodwood é há muito, lugar de inovação, luxo, história, e, acima de tudo, velocidade. Devido a esta característica dominante, digamos, deste festival, são várias as figuras ilustres do desporto motorizado de velocidade que se apresentam na localidade inglesa.

Este ano pudemos ver vários pilotos de Fórmula 1 (como Alexander Albon, Lando Norris, Antonio Giovinazzi, Esteban Ocon…), e de MotoGP (Casey Stoner o mais conhecido). No entanto a modalidade de ralis impressiona pela quantidade de vencedores que leva ao evento. Comecemos pelo mais antigo.

Stig Blomqvist, agora com 72 anos, venceu o Campeonato do Mundo de WRC em 1984, ao volante de um Audi Sport, o seu único título da modalidade. Venceu 11 eventos WRC e pilotou vários carros durante a sua longa carreira. O sueco foi a Goodwood conduzir os modelos históricos da Audi!

Miki Biasion e Juha Kankkunen, contemporâneos em prova também estiveram em Goodwood. Miki Biasion, italiano, venceu dois campeonatos, em 1988 e 1989 ao volante do seu ilustre Lancia Delta. Venceu 17 ralis. Em Goodwood conduziu o seu icónico carro.

Juha Kankkunen, finlandês, venceu por 4 vezes o Campeonato do Mundo de Ralis, entre 1986 e 1993. Conduziu vários carros ilustres como o Peugeot 205 Turbo 16, o Lancia Delta ou o Toyota Celica, carros com os quais venceu os quatro campeonatos e vários eventos, mais especificamente, 23. O finlandês também voltou a Goodwood com um carro histórico: o seu Peugeot 205 com que venceu em 1986.

Petter Solberg, norueguês vencedor de um Campeonato do Mundo de Ralis é um dos mais novos em Goodwood. O piloto venceu em 2003, ao volante de um Subaru Impreza icónico carro do WRC. Solberg voltou a Goodwood, agora com o seu filho, Oliver Solberg, para demonstrarem os carros do “estábulo Solberg”.

Já Sébastien Ogier, é de todos, o único que ainda está no Mundial de Ralis e também é o mais titulado. Venceu por seis vezes o Mundial de Ralis, entre 2013 e 2018, impressionante registo que o leva para o Hall of Fame da modalidade. Sébastien Ogier esteve em Goodwood ao volante do seu Citroën C3, para deleite dos espetadores e disse estar muito honrado. “É uma honra estar envolvido na edição deste ano do Goodwood Festival of Speed”, disse Ogier.

A modalidade de ralis continua assim a demonstrar a sua força, com vários campeões a marcarem presença num dos eventos mais importantes do ano.

Veja alguns vídeos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado