Lição bem estudada

Por a 20 Julho 2007 17:23

Decorreu, nos dias 12 a 15 de Julho, a edição deste ano da Formula Student UK da Formula SAE, um evento, promovido anualmente pela I Mech E (Institution of Mechanical Engineers), teve lugar na pista de Silverstone, e contou com a participação de equipas de estudantes de engenharia de cerca de 100 Universidades de todo o mundo.

O objectivo desta competição é criar uma experiência única na formação de futuros engenheiros, que têm de projectar, construir e pilotar um automóvel de competição do tipo formula. Actualmente reconhecida como a “F1 Universitária”, a competição divide-se numa série de provas em que os estudantes são avaliados pela qualidade do projecto do seu veículo (abrangendo várias áreas de engenharia e contemplando ainda o seu marketing, produtividade e respectivos custos) até às capacidades dinâmicas do mesmo, testadas em provas de aceleração linear e laterais, sprints e uma corrida de endurance (de resistência). Desde 2001 que o Instituto Superior Técnico tem participado na Formula Student, com a equipa do Projecto FST, que conta, actualmente, com alunos dos Cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Electrotécnica.

O Projecto FST, gerido pelos alunos e apoiado pelos professores do IST, faz uso dos patrocínios de entidades privadas, para adquirir os componentes e materiais para a construção dos protótipos. Por outro lado, o Departamento de Engenharia Mecânica do IST providencia o espaço e os recursos oficinais para a produção dos formulas. Tendo sido vencedores da prova de Design em 2005 e, mais significativo, de toda a Classe 3 (protótipos em projecto) em 2006, participaram este ano em duas classes:

Classe 2 (carros em construção), onde foi apresentado o FST03 sobre a forma de um chassi já finalizado entre outros componentes já construídos. Nos resultados individuais das provas teóricas, destaca-se o 1º lugar na “Business Presentation”, 2º lugar em na “Cost Presentation ” e 3º no “Desing”. Estes concederam o 2º lugar na geral ao IST.

Classe 1(200) (carros a competir nas provas dinâmicas pelo 2º ano). Nesta última classe, a equipa contou com o mesmo protótipo que correu em 2006, o FST02. Após todos os testes e verficações técnicas, o protótipo foi admitido nos eventos dinâmicos. Na prova de “aceleração em linha recta até percorrer 75m” o FST02 silenciou todas as equipas presentes ao obter o tempo recorde de 3.92s, atingindo os 140Km/h na meta (ou seja, o FST02 teve uma aceleração 0-100Km/h em cerca de 2.8s). Mais tarde, este tempo seria batido em apenas 6 centésimas de segundo por uma equipa inglesa mas um 2º lugar na prova era mais que suficiente para o FST02 se manter na competição pelo pódium. Nesse mesmo dia, problemas eléctricos acabaram por impedir a obtenção de resultados práticos na prova de “8s”. A equipa lutou arduamente para reparar e repôr o FST02 na competição para os dois eventos principais. O primeiro, a prova de qualificação, resultaria num 6º lugar.

Na prova final e principal, composta por um exigente percurso de 22Km, divido em duas mangas com troca de pilotos, o FST02 fez as primeiras voltas com tempos verdadeiramente competitivos, onde se poderia antever uma excelente qualificação final. Mas, completada a primeira manga e após a entrada do 2º piloto, surgiu um problema de ignição do motor, impedindo que este reiniciasse a prova no tempo limite imposto pelas regras.

A prestação do FST02 na prova, e também nas competições da FSAE/Formula Student terminaria aqui. Nesta classe e referindo ainda a obtenção de um 2º lugar na prova de “Apresentação e Marketing”, o IST obteve o 6º lugar na geral. Após mais um ano de competição, a experiência e conhecimentos adquiridos por estes alunos e seus professores, assim como a constante evolução e optimização dos seus protótipos, demonstram um futuro próspero para o ProjectoFST.

A equipa olha agora para o ano seguinte, onde planeia estrear o FST03 nas provas dinâmicas da competição na Alemanha – no traçado de Hockenheim, em Agosto de 2008. Sem esquecer um agradecimento aos seus parceiros e patrocinadores, o Projecto FST orgulha-se de representar Portugal e o Instituto Superior Técnico ao nível das melhores universidades de todo o mundo.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores