Goodwood Festival of Speed é no fim de semana

Por a 12 Julho 2013 11:14

Realiza-se este fim de semana o Goodwood Festival Of Speed, evento que junta passado, presente e futuro do automóvel, produção e desporto. É no clássico complexo de Goodwood, uma imensa propriedade com alguns milhares de hectares, pertença de lorde March, que a herdou dos seus antecessores, em especial de seu avô. Situada no sul de Inglaterra, a poucos quilómetros da cidade de Chichester, entre Brighton e Porthsmouth, é hoje um complexo gro-cultural-desportivo. Ali coabitam as actividades agrícolas, com museus, como os de História Natural e da Aviação e palácios diversos, para além, obviamente das instalações desportivas, que reúnem um campo de golf, um aeródromo, hipódromo preparado para concursos e para corridas de velocidade e, claro está, um circuito e uma rampa.

Realizam-se duas grandes actividades anuais em Goodwood, a nível motorizado. A primeira é o famoso “Festival of Speed”. Uma rampa, com 1.856 metros, serve de mote para o evento, já que o Festival é, antes de tudo, uma imensa e fabulosa concentração de automóveis desportivos e de competição, assim como de entusiastas. Em setembro realiza-se o “Revival”, agora no circuito de Goodwood, ali mesmo ao lado. O circuito recria o ambiente da primeira metade do século passado, com mais incidência nos anos trinta a cinquenta, estendendo-se um pouco pela década sessenta. Tudo, desde a torre de controle aos postos dos comissários está de acordo com a época e os espectadores são mesmo convidados a apresentarem-se com um traje a condizer. Se não tiverem, não tem problema, pois existem no próprio circuito várias lojas especializadas em alugar um fato completo a rigor, um simples chapéu ou um laço para completar o traje.

Os cerca de duzentos veículos participantes, são repartidos por quatro “paddocks”. No primeiro, chamado de “Fórmula 1” estão, não apenas os monolugares desta especialidade, mas sim de tudo um pouco. Depois há o “paddock” das motos o “paddock” da Catedral. Há um pouco de tudo.

Os carros são divididos por categorias, consoante a época e o tipo de viatura, por vezes até pelo tipo de prova em que participaram (por exemplo, Le Mans). Há classes temáticas e diversas categorias para efeito de cronometragem, incluindo uma específica para motos. A classificação é o que menos interessa, embora estejam previstos variados troféus. Este ano, um dos pontos altos vai ser o line-up de vários McLaren históricos, entre eles o McLaren MP4/4, que em 1988, venceu 15 de 16 corridas do Mundial de F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport
maismotores
últimas Automais
maismotores
Ativar notificações? Sim Não, obrigado