Caramulo Motorfestival: Festa grossa

Por a 9 Setembro 2019 14:16

Realizou-se no passado fim-de-semana no Caramulo a XIV edição do maior festival motorizado realizado em Portugal, o Caramulo Motorfestival. E este ano foi ainda superior aos anteriores…

Novamente organizado pelo Museu do Caramulo em parceria com o Automóvel Club de Portugal, o Caramulo Motorfestival teve a sua maior edição de sempre, de longe. Foram batidos todos os recordes, mais de 6000 pessoas visitaram o Museu nos três dias, o valor mais alto desde a sua fundação.
A exposição ‘Supercarros’ foi importante. No evento estiveram presentes mais de 80 automóveis em mais de 25 passeios e encontros.
Numa curiosidade muito interessante, Rosário Sottomayor venceu a Rampa na categoria Regularidade Sport Plus, o que é algo especial, pois este ano assinalam-se os 40 anos da Rampa, e foi a primeira vez que uma mulher venceu à geral.
Grande alinhamento de carros na rampa, incluindo os Ferrari 500!Mondial de 1955, o Ferrari 166MM de 1950, o primeiro Ferrari que alguma vez entrou em Portugal, um Lancia 037 de 1982, um Lamborghini Miura de 1969, alem se muitos carros veteranos da rampa dos anos 80.
Marcaram presença nomes fortes do automobilismo, como por exemplo Markku Alén, que adorou o evento, bem como Filipe Albuquerque, que chegou mesmo a pilotar o Bugatti 35B Grand Prix de 1930, do Museu do Caramulo, que era também uma das atrações da Rampa.
O interesse esteve também nos céus da Serra do Caramulo, devido ao Air Show, com diversos aviões entres eles F-16 da Força Aérea Portuguesa.
Como novidades, tivemos a presença da PSP com vários carros, motos antigos, e até barcos.
Estreou-se o Motorlândia Fun Park, que tinha varias pistas, um comboio e um ‘gaming center’ para os mais jovens. Não faltou também uma pista e pilotos de trial, com boas demonstrações. Destaque ainda para o ‘Yamaha Lounge’, com as motos do projeto Yard Built.
Igualmente muito importante o facto de ter havido uma grande adesão das marcas ao festival, que naturalmente o enriqueceram muito.
Este ano estrearam-se no evento a Porsche, Alpine, Michelin (que deu o nome à Rampa Histórica Michelin), Fidelidade, Prio, Alfa Romeo, Abarth, Yamaha, Honda, Hertz e RM Auctions, entre outras, juntando-se as que já existiam, como foi o caso do BPI, Castrol, Bentley ou Ascendum.
Para além dos já referidos, marcaram ainda presença pilotos como Alex Laranjeira, Ni Amorim, Edgar Fortes, Albino Abrantes, António Rodrigues, Edgar Fortes, Araújo Pereira, António Barros e Alcides Petiz.
Por fim, referir que a moldura humana foi a maior de sempre, mesmo com a possibilidade de seguir todo o evento em direto em live streaming, tal como sucedeu. Mais um enorme sucesso.

FOTOS Oficiais/Pedro Torres e António Almeida

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas MAIS MOTORES
últimas Autosport