Uma história de Mika Hakkinen…

Por a 7 Maio 2014 14:44

Mika Hakkinen iniciou o Mundial de 2001 como grande candidato ao título, depois de ter ganho os campeonatos de 1998 e 1999 e de ter perdido para Schumacher, a duas corridas do final, o Mundial de 2000. Mas o finlandês ainda estava no auge da sua carreira, tendo protagonizado em Spa-Francorchamps uma ultrapassagem ‘do arco da velha’ ao alemão e era considerado, à época, o único verdadeiro rival de Schumacher.

Só que o McLaren MP4/15 teve um parto difícil, Hakkinen não conseguiu grandes resultados nas primeiras corridas do ano e chegou a Barcelona longe do seu rival e a necessitar desesperadamente de recuperar pontos. Numa pista onde sempre se deu bem, Hakkinen embalou para uma corrida ao seu estilo, dominando desde o arranque, para ir ganhando uma vantagem apreciável, até porque Coulthard, o único que tinha material para o incomodar, se atrasou.

Na entrada da última volta o nórdico comandava com 40 segundos de vantagem sobre Schumacher e estava a dobrar Montoya, que era o terceiro classificado (!) quando, mesmo em frente às boxes, a embraiagem do seu McLaren explodiu. Algumas peças da transmissão caíram mesmo para a pista no final da reta e, se Hakkinen ainda tentou completar a volta que faltava, a verdade é que o MP4/15 parou mesmo na Curva Nove, condenando-o ao abandono.

O finlandês voltou às boxes à boleia, foi cumprimentar Schumacher pelo seu triunfo, manteve a compostura até ao final do dia, mas acabou por nos confessar, anos mais tarde, que tudo mudara naquele domingo: “Deveria estar furioso, porque tinha perdido dez pontos e oferecido mais quatro ao Michael, mas não estava. Fiz a preparação para o GP do Mónaco de forma mecânica, sem motivação, e depois do primeiro dia de treinos livres fui ter com o Ron Dennis e disse-lhe que queria deixar de correr de imediato. Ele ficou chocado, pediu-me para reconsiderar e, pelo menos, terminar a temporada para não deixar a equipa em situação complicada. Aceitei o seu pedido, porque devia tudo ao Ron e à equipa. Felizmente, consegui vencer em Silverstone e Indianápolis, duas pistas onde nunca tinha ganho, mas a paixão pela F1 tinha mesmo desaparecido.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado