Morreu Gérard Ducarouge

Por a 25 Fevereiro 2015 10:02

Com apenas 73 anos, morreu Gérard Ducarouge, um dos mais prestigiados engenheiros de sempre, da história da Fórmula 1, que desenhou alguns dos mais belos carros de competição dos anos de ouro do desporto automóvel mundial, por exemplo o Lotus 97-T, monolugar que ‘deu’ deu a primeira vitória a Ayrton Senna, no Estoril, em 1985. Gérard Ducarouge deixou a sua marca na F1 pelo seu trabalho como projectista e engenheiro, primeiro na Ligier e depois na Lotus, onde trabalhou com Ayrton Senna

Formado na Escola Nacional Técnica de Aeronáutica, Gérard Ducarouge entrou para o desporto automóvel em 1966, com 25 anos de idade. Empregado pela Matra, foi membro da equipa de desenvolvimento dos chassis usados pela marca francesa nas corridas de resistência e na Fórmula 1, onde trabalhou em conjunto com Bernard Boyer. Quando a Matra fechou as portas do seu departamento de competição, o engenheiro francês foi ‘embrulhado’ no pacote que incluía as instalações da marca, compradas por Guy Ligier, que resolveu entrar para a F1 como construtor a partir da época de 1976. Ducarouge continuou a colaborar com a Ligier até 1981, mudando-se depois para a Alfa Romeo.

O ‘Duque’, como era conhecido, ficou apenas um ano com os italianos, mudando-se de armas e bagagens para Norfolk, onde passou a trabalhar para uma Lotus sem o génio do então recém-desaparecido Colin Chapman. Foi na Lotus que construiu a sua melhor parceria com um piloto, ao levar Ayrton Senna à sua primeira vitória, no GP de Portugal de 1985. Foi aí que Ducarouge teve uma demonstração do talento brasileiro, quando lhe mostrou uma placa a dizer para abrandar devido às competições da pista e Senna respondeu via rádio que sabia o que estava a fazer. Na Lotus, Ducarouge conseguiu encontrar soluções inovadoras, como a suspensão activa, controlado electronicamente, montada no Lotus 99T-Honda, mas quando Senna saiu para a McLaren perdeu o seu grande motivador, inclusive escrevendo-lhe uma carta a pedir desculpas por nunca fazer um monolugar à altura do talento do piloto.

Quando deixou a Lotus, Gérard Ducarouge nunca mais conseguiu construir um carro vencedor na Fórmula 1. Trabalhou na Larrousse e ainda regressou à Ligier, onde fez alguns resultados milagrosos com poucos recursos, mas abandonou a F1 em 1994, quando Flavio Briattore comprou a Ligier.

UM CHÁ À FRANCESA

Quando a Matra fechou o departamento de competição, Ducarouge foi levado para a Ligier, juntamente com a fábrica, os motores V12 e o patrocínio da Gitanes. Na F1 já tinha ajudado a desenhar o Matra MS80 que foi Campeão do Mundo em 1969, mas o seu primeiro carro neste regresso à F1, o JS5, recebeu a alcunha de ‘chaleira’ devido à entrada de ar do motor. Mesmo assim, rapidamente refinou o seu estilo para criar carros vencedores. Se a Ligier lutou pelas vitórias na F1 até 1981, muito o deve ao designer. O investimento da Talbot na equipa azedou as relações com Guy Ligier, mas não de modo permanente. 10 anos depois, Ducarouge aceitou o convite para regressar, mas não pôde reeditar o sucesso anterior.

DUQUE TÉCNICO

Gérard Ducarouge é mais conhecido pelo seu trabalho na Lotus, mas antes de ir para a equipa britânica já estava habituado ao sucesso. Assinou os protótipos Matra que venceram Le Mans três vezes e os Ligier nos seus primeiros anos na F1. Depois de deixar a F1, passou a trabalhar em projectos mais engraçados, nomeadamente o Renault Espace F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado