Carlos Sainz (Williams), Alexander Albon (Williams), Sergio Perez (Cadillac), Valtteri Bottas (Cadillac), Fernando Alonso (Aston Martin) eLance Stroll (Aston Martin) foram os eliminados da Q1.
Kimi Antonelli impôs a sua lei numa primeira fase de qualificação frenética em Spielberg, ditando o ritmo ao carimbar a melhor marca com 1m07,083s. Numa sessão marcada pelo desespero da Williams, da Cadillac e da Aston Martin.
Franco Colapinto vestiu a capa de herói ao assinar uma recuperação tardia para garantir a nona posição, enquanto Carlos Sainz viveu um pesadelo ao ser eliminado, condenado a um amargo 17.º lugar após uma enorme escorregadela na última curva.
O asfalto começou cedo a ganhar vida, os primeiros tempos viram Hülkenberg esmagar a concorrência direta ao colocar a Audi no topo, mas a resposta dos favoritos foi avassaladora: Lando Norris destronou Russell com a marca de 1m07,259s, ladeado por Lewis Hamilton e Max Verstappen. Contudo, a verdadeira obra-prima pertenceu a Kimi Antonelli que, com uma precisão cirúrgica no primeiro contra-ataque, pulverizou os cronómetros.
Na cauda do pelotão, o pânico instalou-se em algumas boxes, tal a proximidade da eliminação, mas no final tudo foi lógico: Sainz, Pérez e Alonso afundados na zona de eliminação antes de Gabriel Bortoleto saltar provisoriamente da armadilha. Nos minutos finais, Colapinto espremeu cada milímetro da pista para subir a nono. Ocon garantiu a sobrevivência em 13º, mas Sainz, lutando contra a falta de tração, viu a traseira do seu Williams fugir na derradeira curva, caindo num desolador 17.º posto, à frente de Albon, Pérez, Bottas, Alonso e Stroll, todos derrotados pelo implacável cronómetro austríaco. Dois pilotos da Williams, Cadillac e Aston Martin…









