Erich Zakowski, fundador da Zakspeed, morreu aos 89 anos

Por a 5 Novembro 2023 08:31

Erich Zakowski, fundador da Zakspeed e também da equipa de Fórmula 1, faleceu aos 89 anos de idade. Recorde um pouco do seu percurso.

Erich Zakowski era um engenheiro alemão, que se dedicou ao desporto automóvel. Chegou a ser piloto nos anos 60 mas, a certa altura, decidiu-se por desenvolver os seus próprios carros de competição. Foi assim que nasceram “monstros” como os Ford Escort e Capri Zakspeed – pois era este o nome da sua empresa. Foi a Zakspeed a responsável pelo projeto do Ford C100 no Mundial de Resistência, nos anos 80.

Nesta década, mais exatamente em 1983, Zakowski decidiu avançar com o seu sonho: criar um monolugar de Fórmula 1. Projeto que incluía não apenas desenhar e conceber um chassis, mas também um propulsor turbo de 4 cilindros.

A estreia do primeiro Zakspeed aconteceu em 1985, com Jonathan Palmer e Christian Danner como pilotos. Nesse ano, o Zakspeed F1 disputou dez Grandes Prémios. Pesado e com uma eficácia aerodinâmica reduzida, os carros da Zakspeed tinham ainda outro problema: os motores eram pouco fiáveis e, com a regra da limitação da pressão máxima, ficaram, curiosamente, ainda mais frágeis.

Em 1989, vedados os turbo na Fórmula 1, Erich Zakowaski utilizou um motor de oito cilindros projectado pela Yamaha, acabada de entrar na F1. O fiasco foi ainda mais completo, com Aguri Suzuki a falhar em todas as sessões de qualificação, enquanto Bernd Schneider apenas conseguiu participar em duas provas.

No final desse ano, a Zakspeed deixou a F1 por uma porta ainda mais pequena que aquela por onde entrara e o engenheiro alemão voltou-se, com algum sucesso, para a preparação de carros para o DTM. Para a História e para as estatísticas, ficaram 58 Grandes Prémios disputados, com o melhor resultado a ser estabelecido, em 1987, em Imola, por Martin Brundle – o quinto lugar, recolhendo dois pontos, os únicos da Zakspeed.Opiloto que mais provas disputou com a Zakspeed foi Jonathan Palmer (24 provas).

Ao volante de um Zakspeed, estiveram, também, Huub Rothengatter (1986, 13 GP) e Piercarlo Ghinzani (1988, nove provas, sete não-qualificações). Gustav Brunner, em 1989, responsável pelo Zakspeed 891, foi o projectista de maior renome na equipa.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico