Yusuke Hasegawa: “Tudo o que aconteceu não foi visto no dyno”

Por a 12 Março 2017 09:46

A McLaren-Honda fez na passada semana muitas manchetes durante os oito dias de testes, mas todas elas por maus motivos. A equipa teve de lutar contra várias falhas as unidades motrizes, e com MCL32 demasiado lento quando comparado com os restantes.

O chefe da Honda para a F1, Yusuke Hasegawa, quando questionado se esperavam tantos problemas foi perentório: “Obviamente que não. Sabíamos o nosso nível, mas não sabíamos como estavam as outras equipas, e nesse particular estamos um pouco assustados com a situação. Será demasiado otimista para nós esperar um bom resultado em Melbourne, mas por outro ponto de vista não estávamos à espera de tantos e tão variados problemas. Tudo o que aconteceu não foi visto no dyno; especialmente o problema do dia dois da primeira semana e o do primeiro dia desta semana. É muito desapontante mas talvez consigamos resolver isto antes da Austrália. Claro que isto foi péssimo para os testes e para o nosso tempo em pista”.

Hasegawa insiste que a versão atual do motor Honda é melhor que o anterior, mas acredita que os rivais também melhoraram os seus durante o inverno: “Claro que também melhorámos o nosso motor, no entanto parece que os melhoramentos dos outros são melhores que o nosso; podemos ter até ficado mais atrasados e isto é muito desapontante. A partir das configurações ou de um ponto de configuração podem existir algumas coisas que consigamos fazer nestas duas semanas, e vamos tentar encontrar maneiras de ajustar o motor porque ele pode ter um melhor desempenho, isso tenho a certeza”, terminou Hasegawa.

Rodrigo Fernandes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Mas srs da Honda, é assim tão difícil construir um motor competitivo na F1?
Não é grande publicidade um gigante como a Honda fazer figuras destas! E repetidamente.
Qualquer marca de automóveis pode fazer um motor competitivo desde que faça um investimento a todos os níveis condizente como objectivo a atingir. Claro que isto é um negócio desportivo em que há cartas e jogadas baixas pelo meio como toda a gente sabe. Mas mesmo assim,caramba.
Estamos a falar de automóveis,não de aviões ou de industria militar!

PABT
PABT
7 anos atrás

Desconfio que este motor em vez de ser totalmente novo foi construído em cima da base do anterior e herdou os seus defeitos

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  PABT
7 anos atrás

Ao seja, é como mandar uma casa velha abaixo e construir uma nova com os mesmos alicerces.

kanSan27
kanSan27
7 anos atrás

Mas o que se passa com esta Honda..nitidamente numa pessima Onda! Num construtor cujo markering incide sobre as novas tecnologias limpas e amigas do ambiente, a imagem que transparece através da F1 faz pensar 22 X na aquisição de um veículo Honda “amigo do ambie” 😃

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  kanSan27
7 anos atrás

O Nando bem queria surfar a onda mas vai ter que se contentar a apanhar sol na areia.

MVM
MVM
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Ou na cadeira de praia.
comment image

kmsdigitais
kmsdigitais
7 anos atrás

Já que a noticia não coloca entre parêntesis essa informação adicional, alguém com conhecimento, sabe explicar isso de…”não ter sido visto no dyno.”??

abarth69
abarth69
Reply to  kmsdigitais
7 anos atrás

para mim, parece-me que quis dizer ” no banco de ensaios”!!!!!!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  kmsdigitais
7 anos atrás

Caso não saiba (que acho que sabe, mas meto para quem tiver curiosidade), o dyno (e sim concordo, o Autosport PT deveria explicar melhor o que isso é) é o banco de ensaios, basicamente uma sala fechada com um vidro à prova de bala onde eles puxam pelo motor estando este a ser monitorizado por computador para perceber a sua performance e possíveis problemas que tenha.

Este vídeo mostra bem o que é um “dyno”: https://youtu.be/_z217xjY6vY

MVM
MVM
Reply to  kmsdigitais
7 anos atrás

“Dyno” é abreviatura (coloquial) de “dynamometer”. É um dinamómetro, ou, como alguns colegas referem, “banco de ensaios”.

malhaxuxas
malhaxuxas
Reply to  kmsdigitais
7 anos atrás

Quis dizer que são jurássicos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Ok, isto só prova que não trabalharam como deve ser… Fizeram testes ao motor de uma maneira muito controlada, porque se no Dyno não tiveram estes problemas, então foi mesmo isso que acotneceu. Por exemplo aquele primeiro problema do tubo do óleo que se partia ou desconectava devido à trepidação é de levar as mãos à cabeça… Significa que o Dyno estava muito quietinho quando testaram o motor. A Honda devia já ter previsto estes problemas e testado o motor sempre em condições limite, seja em trepidação, inclinação do motor, potência máxima a ver o que se parte e depois… Ler mais »

belc_hris
belc_hris
7 anos atrás

Mas não podem meter este motor num NSX ou noutra lata qualquer para fazer testes mais realistas?

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  belc_hris
7 anos atrás

Em 2015 creio que chegaram a meter o motor num Super Formula (uma formula open-wheel japonesa).

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado