VÍDEO: Outro ponto de vista para a polémica do GP do México

Por a 3 Novembro 2016 09:18

Os Comissários Desportivos do GP do México de Fórmula 1 trataram de forma diferente duas situações de corrida que à partida pareceram iguais. A justificação para a não penalização de Hamilton foi que tirou o pé e permitiu que o pelotão se juntasse. Veja as imagens doutra perspetiva.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

19 comentários

  1. Génesis

    3 Novembro, 2016 at 9:31

    Só gostava de saber porque é que não se fala no Rosberg??? Estava atrás do Ricciardo e ultrapassou-o fora da pista e ninguém diz nada ?????

    • acpinto

      3 Novembro, 2016 at 9:48

      Sim, a questão nem é o Max, que obviamente o empurra para fora de pista, mas todos os outros que ali estão.

      Em defesa do Rosberg ali ele não tinha espaço para entrar em pista sem colidir com alguém

    • VarioR

      3 Novembro, 2016 at 10:03

      Para mim a manobra do Rosberg é a mais grave de todas, ganha uma posição cortando a chicane. Tanto na imagem aérea como nesta foto do Autosport é evidente que Rosberg já foi ultrapassado pelo Red Bull.

      Não havia espaço? Se fosse simplesmente um curva à direita (sem chicane) o que faria o Rosberg? Iria pela escapatória?

      Estes “chega para lá” são comuns na competição motorizada, assim de repente lembro-me do arranque do GP dos Estados Unidos o ano passado em que o Hamilton força o Rosberg a ir largo, aí não havia chicane e o Rosberg teve de voltar normalmente no ponto em que ficou “afastado”

      Por isso é que acho que devia ter sido penalizado ou no mínimo ceder a posição ao Red Bull depois de cortar a chicane

    • [email protected]

      3 Novembro, 2016 at 10:47

      Concordo plenamente. Aliás, as penalizações a serem justas seriam para o Rosberg, Hamilton e Verstappen. Rosberg, porque vê-se claramente que nem tenta fazer a chicane, Hamilton e Max porque falham a primeira curva e deveriam ceder a posição. Fosse gravilha ficavam lá os 3, ou pelo menos já não repetiam a gracinha. E depois falam da mafia da Ferrari na F1.

  2. NOTEAM

    3 Novembro, 2016 at 9:35

    É um ponto de vista interessante que só vem reforçar o que já pensava, ao penalizar um seria obrigatório penalizar o outro, ou então não se penalizava ninguém. Bem vistas as coisas até é o Max que ganhou menor vantagem ao cortar a chicane, pois o Vettel sai colado ao holandês, o mesmo não se pode dizer do Hamilton que ganhou uma vantagem brutal!

    • acpinto

      3 Novembro, 2016 at 9:50

      A unica coisa em que a do Hamilton é menos escandalosa é que me dá a impressão, nestas imagens, que o Hamilton falha totalmente a travagem e nunca teve hipótese de tentar fazer o S, enquanto que Max tem hipóteses de voltar para a pista, mas decide cortar caminho para ficar na frente!

  3. [email protected]

    3 Novembro, 2016 at 10:43

    E no meio disto tudo, o mais prejudicado é o Ferrari porque o piloto disse umas verdades inconvenientes. Politiquices da treta! Não mudem os velhos do restelo e acaba-se a F1.

    • Iceman07

      3 Novembro, 2016 at 17:13

      E depois vejo papagaios a dizerem que a FIA protege a Ferrari desde 1950… palhaçada do cara….

  4. jgama25

    3 Novembro, 2016 at 13:16

    vÊ.se que há um force india que falha a travagem e em vez de ir pela relva corrige a trajectória e vai pelo asfalto, todos os outros a cortaram, deveriam ser penalizados…

  5. STP

    3 Novembro, 2016 at 14:13

    Uma das causa plausíveis para a não penalização do Lewis, tem em muito a ver com dados recolhidos, pois este já antes do arranque tinha os travões “gelados” e na travagem para curva 1 a diferença de temperatura entre FE e FD eram de cerca de 300° para além do pneu ter ficado “quadrado”, houve uma desaceleração nítida e a coluna não acompanhou porque também sofreu um ligeiro atraso uma vez que o outro Mercedes (não terá feito de chicane móvel?) serviu de tampão involuntário, pensa-se, por força da confusão gerada.

    • acpinto

      3 Novembro, 2016 at 14:26

      Em minha opinião o que invocas como causa plausível para a não penalização, é na verdade, e apenas, uma causa plausível para o que aconteceu que nunca deveria servir de justificação para não penalizar.

      Não concordo que a coluna tenha desacelerado assim tanto, mas isso não adianta discutir porque serão pontos de vista de observação e não pontos de vista de opinião.

  6. PedroSenna73

    3 Novembro, 2016 at 15:01

    Porque a penalização ao Hamilton ? Ele não ganhou nenhuma posição, manteve a que tinha antes da escapatória. Agora imaginem que ia com 20 seg de avanço, falhava a escapatória e ia em frente tinha de ceder a posição ? Claro que não, deve ser penalizado quem com essa manobra ganhe uma posição isso sim .

    • Iceman07

      3 Novembro, 2016 at 17:14

      Não ganhou nenhuma posição, mas olha bem o avanço que ganhou ao cortar a relva!

      • VarioR

        4 Novembro, 2016 at 9:38

        Ele abrandou depois de cortar a chicane e o pelotão ficou compacto para além que depois entrou o safety car …

  7. Iceman07

    3 Novembro, 2016 at 17:12

    Isto parece corta relva… vergonhoso! Eu estou indignado… estes gajos cortam a relva e não levam penalização?
    Ó Charlie se faz favor, vai apanhar no c………………..u!

  8. Frenando_Afondo™

    3 Novembro, 2016 at 18:15

    Sim, vamos penalizar o Hamilton! Em 5 segundos certo? Afinal vocês querem penalizar igual que o Verstappen. Ah olha… Ganha a corrida na mesma.

    Ai espera… A vantagem que ele teve foi anulada pelo safety car logo a seguir. Não interessa, penalizamos em 5 segundos! Ai espera, se o fizessem durante a corrida, a equipa avisaria-o e ele manteria o ritmo um pouco mais elevado para ficar a mais de 5 segundos do segundo classificado, que foi basicamente o que aconteceu… Visto que ele ficou a 7 segundos do Rosberg (porque acham que Rosberg não amuou no final da corrida? Ele podia perfeitamente ter feito pressão nesse sentido para amealhar mais uns pontos, mas não o vi sequer amuado ou chateado como noutras corridas).

    Aonde é que está a polémica mesmo?

  9. [email protected]

    4 Novembro, 2016 at 9:55

    Para mim o Hamilton ganha um avanço maior do que tinha. O Rosberg mantêm a posição que tinha perdido (se não perdesse mais…). O Max mantêm a posição que provavelmente perderia. Todos ganharam mas não de forma igual. Deveria a penalização ser igual para todos? Não me parece.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1