Sondagem: O que deve fazer a FIA no caso Colton Herta?

Por a 13 Setembro 2022 17:00

Colton Herta tornou-se num dos protagonistas da F1 sem nunca ter feito uma corrida na categoria máxima do desporto motorizado. O piloto americano tem sido visto como potencial substituto de Pierre Gasly na Alpha Tauri, caso este se mude para a Alpine. Mas Herta tem um problema. Com 32 pontos na sua superlicença, faltam 8 pontos para chegar aos 40 necessários para poder correr na F1 e isso está a causar alguma celeuma no paddock.

De um lado, temos um grupo que defende que as regras têm de ser alteradas e que não faz sentido que pilotos de qualidade que correm na Indy ou noutras categorias, não possam dar o salto para a F1. Outros defendem que é preciso manter o sistema e que só assim se valorizam as categorias de iniciação e a entrada na F1.

“O desporto tem de respeitar as regras”, disse Stefano Domenicali. “Claro, os pilotos americanos, ou outros, são muito importantes. Se ele é elegível para vir para a F1 porque tem os pontos, é uma notícia fantástica.  Mas há uma pirâmide que tem de ser subida, há um protocolo a respeitar, e essa é a situação. Portanto, é realmente o que acredito ser correto fazer”.

Já Zak Brown, que anda muito ativo no mercado, defende mudanças:

“Mohamed (ben Sulayem) está a fazer muitas revisões de coisas que herdou”, diz ele a Racer, “e penso que todo o sistema de licenças precisa ser revisto. Percebo que as regras são regras e as regras não devem ser desrespeitadas. Mas questiono-me se só porque são regras que estão em vigor agora, se são corretas. Alguém do calibre de Colton ou do calibre de Pato [O´Ward], ou metade do pelotão aqui (na IndyCar) têm capacidade para a Fórmula 1. Mas penso que se alguém como Colton, que ganhou muitas corridas de IndyCar, não é elegível para uma superlicença, então penso que precisamos rever o sistema”.

Já foi referido recentemente que os Treinos Livres poderão dar pontos à superlicença e outras soluções poderão ser escolhidas. O que é certo é que este tema ainda vai dar que falar.

O que pretendemos é conhecer a opinião dos nossos leitores. Será que o sistema deve ficar inalterado? Será que Colton Herta merece um regime de exceção? Será que é preciso rever todo o sistema, que permite uma triagem muito maior?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Não me chateies
Não me chateies
1 ano atrás

Quando O Arthur Leclerc tem uma SL, sem sair nem fazer nada na F3, tá tudo dito. 2020 2º na FREC 20 pt 2021 10º na FIA F3 2pt num prema melhor carro e batido pelos 2 colegas de equipa 2022 1º na FR ASia 18 pt total 40pt 2022 6º lugar na FIA F3 num Prema melhor carro batido pelos 2 colegas de equipa Regras das F2 e F3 limite de idade e os campeões não podem ficar vs Indycar onde os campeões e os veteranos continuam e dificultam a vida aos jovens tornando difícil ganhar pontos. Qualquer competição… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Não me chateies
1 ano atrás

Votos negativos por dizer a verdade, devo mesmo causar ódios pessoais. É o mesmo que ser forçado a voltar à quarta classe antes de poder entrar na universidade.

Last edited 1 ano atrás by Não me chateies
Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
1 ano atrás

Não fui eu que lhe dei o voto negativo, mas ele tem uma justificação:
Ninguém sugeriu o Arthur Leclerc para a F1;
Não há limite de idade na F2 e F3, caso contrário o Mehri e o Ghioto não poderiam ter corrido;
Faltam 8 pontos e não 12 ao Herta;
O que é melhor, obter cinco vitórias e espetar-se nas outras corridas, ou ganhar uma ou duas e pontuar nas outras todas?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
1 ano atrás

Faltarão 12 em 2023 se ele pretender fazer a FR Asia porque vai perder os 4 pt de 2019. O Arthur Leclerc não foi sugerido mas tem os 40 pt e só precisou de 2 pt da F3 FIA, é claro que ninguém o quer na F1, mas fosse um paydriver no lugar dele conseguia. Estava convencido que existia um limite de idade na F2 e F3 por ser formação. Uma japonesa que andou pelo fim do pelotão das Wseries no ano passado ganhou virtualmente as FR Japão que também dão 18pt a única coisa que a vai impedir de… Ler mais »

Cágado1
Reply to  Não me chateies
1 ano atrás

Neste momento estou com saldo zero, mas tb já tive um saldo bastante negativo no meu comentário.
O que mais me chateia nos pontos negativos é não ter qq comentário de resposta. Admito perfeitamente que as pessoas não concordem com a minha opinião – tal como eu não concordo com a tua – espero é que o exprimam em argumentos, que é isso que torna o fórum interessante: a discussão de ideias.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Tens o meu voto positivo. Cumprimentos

Cágado1
1 ano atrás

As regras ou são para cumprir, ou não estão lá a fazer nada. A FIA fez esta regras, para que não apareçam pilotos apenas pelo seu interesse comercial, tem de as usar quando é isso que está em causa. Se as quiserem mudar, que mudem, mas não por um caso específico. Juro que ainda por cima não percebo porquê tanto alarido com o Colton Herta! Nem na terra dele ganhou nada de significativo, porque é que se havia de abrir um excepção para vir para a F1. Se ainda fosse o Palou, ou o O’Ward!… Se querem aumentar o interesse… Ler mais »

Last edited 1 ano atrás by Cágado1
Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Cágado1
1 ano atrás

Mas deixou muitas avenidas abertas em muitas séries inferiores e sem concorrência, que dão entre 15 e 18pt pelo 1º lugar. O único limite é o número de participantes, mas se tiveres muito dinheiro podes por lá os teu amigos e preencher a grelha. Esse problema não se colocou na FR Asia que o Leclerc mais novo ganhou, contra 18 ilustres desconhecidos. O Doohan também ganhou parte dos 40pt dessa forma, mesmo antes da F2, até a Jamie Chadwick ganhou 10pt, mais do que o Herta nos últimos 2 anos de Indycar, logo ela e o Arthur Leclerc devem ser… Ler mais »

Scb
Scb
1 ano atrás

Em primeiro boas opções levantadas pelo AS que não se limita ao “sim ou não”. Excepções existem, mas não é este o caso. Não é um Max Verstappen que está agora a despontar. Já sobre a mudança de regras, estas se calhar nunca foram testadas e esta é uma boa oportunidade para o fazer. As regras foram criadas para evitar que pilotos sem as competências necessárias pudessem chegar à F1 (comprar um lugar) e colocar a sua vida e dos seus colegas em risco. Foi para isto, não para criar um ranking de entrada na F1. E o Colton Herta… Ler mais »

Pity
Pity
1 ano atrás

No que respeita a leis, costumamos ouvir os juristas dizer que não se deve mudar uma lei, por causa de um caso específico, embora se possa discutir a sua alteração para futuro. Se aplicarmos esta máxima a este caso, eu diria que, neste momento, e para 2023, se deve manter tudo como está, mas abrir a discussão com vista a um aperfeiçoamento da tabela, Excepções, só se houver outra pandemia.

#99
#99
1 ano atrás

Sem dúvida que as leis e regulamentos têm que ser respeitados. O desporto evoluí e a sociedade também. As leis por vezes, têm que ser ajustadas perante essa evolução. Agora nunca poderá ser alterada para favorecer esta ou aquela situação assim como fez e faz o Poutine.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado