F1: Martin Brundle quer soluções mais simples para as penalizações

Por a 13 Setembro 2022 17:30

A formação da grelha de partida para o GP de Itália foi envolta em polémica, pois com sete pilotos penalizados, a organização da grelha definitiva demorou muito tempo, de tal forma que nem pilotos ou equipas sabiam qual seria a posição de largada no dia seguinte. Martin Brundle apresentou soluções.

Um desporto não pode ser demasiado complexo, pois quem está em casa não quer estar de calculadora na mão para entender o que se passa. Se os conceitos não forem simples, corre se o risco de aborrecer quem vê. O que aconteceu em Monza foi um exemplo do que não deve acontecer. Uma grelha que apenas horas depois da qualificação foi oficializada, depois de muitas contas. Martin Brundle questionou o sucedido e apresentou algumas soluções que poderia ser usada ao invés de lugares de penalização:

“Com sete carros a escolherem, ou na sua maioria forçados, a sofrerem penalizações por uso de novos componentes das unidades motrizes, pela segunda vez em três corridas a grelha não representou remotamente a ordem de qualificação”, escreveu Brundle na sua coluna para a Sky F1. “Esta é uma situação inaceitável porque quando os fãs aparecem na pista ou ligam os seus aparelhos de televisão para assistir à qualificação, devem esperar razoavelmente que estejam a ver a grelha da corrida a ser formada. Em vez disso, esperámos durante várias horas pelo tortuoso e complexo processo de como as penalizações foram aplicadas”.

“Precisamos de soluções aqui porque isto é mau para a F1”, disse Brundle. “As opções podem incluir simplesmente dar a cada piloto mais unidades motrizes por temporada, aplicar uma penalização na corrida, tal como um drive-through a ser cumprido em algum ponto da corrida, ou dar às equipas penalizações nos pontos do campeonato, ou penalizações financeiras proporcionais, em vez de os pilotos terem de carregar o fardo sem culpa própria. Uma grelha atípica pode fazer uma corrida interessante, mas melhor ainda é quando os seis carros com uma hipótese realista de ganhar a corrida estão nos lugares corretos da grelha.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 ano atrás

Acho que a “volta longa”, como há na Moto GP, é uma boa alternativa para várias punições, independente do motivo. Ao invés de 5 segundos parado num pit stop, 1 volta longa, troca de motor e componente, 1 ou 2 volta longa.

Pity
Pity
Reply to  breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 ano atrás

Os circuitos de F1 não estão preparados para voltas longas. Por exemplo, onde é que ia pôr a volta longa no Mónaco?

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Pity
1 ano atrás

1 drive trough ou segundos adicionados ao tempo de corrida, tipo 1s por cada lugar. Melhor que começar de 35º…

Last edited 1 ano atrás by Não me chateies
Pity
Pity
Reply to  Não me chateies
1 ano atrás

1 segundo por cada lugar… gosto.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
Reply to  Pity
1 ano atrás

Mônaco e alguns circuitos de rua podem ser exceções, mas tem a opção de contornar algumas curvas pelo lado oposto do traçado ideal.

Pity
Pity
Reply to  breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 ano atrás

Esqueça… não tem lógica.

Scb
Scb
1 ano atrás

Depois de explicada a forma como são aplicadas as penalizações nem é complexa. O volume é que foi maior que o costume, juntando o normal tempo de espera dos relatórios para eventuais penalizações adicionais e os elevados choradinhos “o nosso piloto deveria partir mais à frente”.
2º lugar na grelha+5 lugares dá 7º. Só se 14 pilotos penalizarem mais que ele, é que sobe de 7º.

Pity
Pity
Reply to  Scb
1 ano atrás

O José Miguel Barros explicou muito bem como é.

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Ler o ranhoso Martin Brundle- piloto da Brabham e Tyrrel- e uma das caras do sitema inglês da F1 – Benetton do Briatore, escândalo mass damper que manteve a pontuação dos infractores em 2 anos, não desqualificação do 2º renault no crashgate de Singapura, etc.,etc., etc, a ca-ar sentenças sobre transparência e penalizações na F1, é verdadeiramente….. vou ali, já venho

Last edited 1 ano atrás by jo baue
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado