Sondagem da Semana – Qual o número ideal de corridas por ano na F1?

Por a 21 Setembro 2021 16:00

O aumento do número de corridas por ano tem sido muito falado pelos responsáveis da F1. Já longe vão os tempos em que tínhamos 15 ou 16 corridas por ano e a tendência é de aumentar o número de provas, com a Liberty a querer chegar às 25 provas por época. Já as equipas torcem o nariz a essa ideia pois a exigência logística e no pessoal que viaja para os quatro cantos do mundo, sem grande descanso, torna a ideia pouco apelativa, além de ir contra a ideia de sustentabilidade e de limitação de custos.

O aumento do número de corridas levará ao aumento das chamadas “jornadas triplas” com três fins de semana seguidos de provas, algo que todas as equipas detestam, pelo impacto que tem nas pessoas que trabalham no Grande Circo. Com o cansaço das pessoas o espetáculo perde qualidade e estar a adicionar novas corridas apenas para ganhar mais dinheiro, sem garantias de um espetáculo de qualidade parece contraproducente. Mais que isso, a F1 corre o risco de perder o brilho pois o que é escasso é sempre visto com mais interesse e por isso ganha mais valor. Por outro lado, quanto mais corridas, maior exposição mediática, maior contacto com os fãs e surge a possibilidade de entrar em mercados emergentes.

A questão que deixamos aos leitores esta semana é simples. Quantas corridas deveriam ser feitas por ano? Qual o número ideal de provas? É apologista do “pouco mas bom”, ou do “quanto mais, melhor”? Prefere uma F1 com menos corridas mas com os intervenientes sempre no topo da sua forma, ou quer ver mais provas independentemente das implicações para os artistas? Diga-nos o que pensa.

Para facilitar a votação, colocamos intervalo de número de corridas, que representam o que já tivemos no passado, a situação atual e o que pretende ser feito no futuro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Pra mim quantas mais melhor, portanto se pudesse ser tipo Nascar que é quase uma por semana era o ideal!

anotheruser
2 anos atrás

Gostava de ter mais corridas, mas apenas numa lógica de aumentar a probabilidade de ter mais corridas melhores. Ora isto também aumenta o número de más corridas. E o que faz duma corrida uma má corrida? E de um circuito um mau circuito? Como se encaixa esse custo extra com tecto financeiro e com o desgaste humano? Talvez o número ideal seja 15-20 corridas em circuitos diferentes, mas purgando pistas de cortejo (que só dão pontos de interesse por motivos artificiais como Mónaco, Abu Dabi, Singapura), obrigando à entrada de 5 circuitos novos a cada 3 anos e mas mantendo… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
2 anos atrás

Eu pago à época, quanto mais corridas melhor. Há jogos de futebol todos os dias os fanáticos da bola estão sempre entretidos. Eu estou satisfeito com as corridas que tenho, nem mais nem menos. A proposta de 15-17 corridas deve ser boa para quem não vê e não paga pela F1.

letsme
2 anos atrás

52

Cágado1
2 anos atrás

Fiel à minha luta, acho importantíssimo voltar a uma temporada de testes a sério, para permitir novos pilotos de se acostumarem à F1 e manter viva a renovação e dar hipóteses às equipas de recuperarem de temporadas menos conseguidas. Alongar testes significa obviamente limitar a temporada, mas é por uma boa causa. Nessa lógica, acho que o máximo que provavelmente se conseguiria seriam 18 a 20.

Pity
Pity
2 anos atrás

20 corridas parece-me o número ideal, pelo que votei em 18 a 20.
Nós, adeptos, não podemos ser egoístas, querer tudo para nós e nada para os outros. Estou a pensar no staff das equipas, com cada vez mais corridas longe da Europa, onde as mesmas estão sediadas, menos descanso e menos tempo para as famílias eles têm. Será justo? Não me parece.

917/30
2 anos atrás

Diria 20, sendo que uma delas teria que ser em Portimão!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Escolhi entre 21-23 na tentativa de arranjar um equilíbrio entre o que os fãs e a Liberty desejam, que é muitas corridas, e o que as equipas querem, que é no máximo 20. O objetivo de 25 corridas parece-me uma loucura. Ao mesmo tempo, a F1 faz uma pausa de 3 meses durante o Inverno do hemisfério norte, o que também me parece que possa ser alvo de de alteração. Porquê tanto tempo? Faz sentido haver tantas triplas com tanta pausa de inverno? É uma questão de se organizar o cronograma.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1