Luis Vasconcelos em Barcelona: Pilotos reagem à nova qualificação da F1

Por a 25 Fevereiro 2016 16:31

As equipas de F1 chegaram a acordo para um novo sistema de qualificação para a temporada de 2016, mas os pilotos não parecem muito seguros do mesmo. O novo esquema de morte súbita, baseado numa má posição em determinado momento da contagem descrescente de cada fase de qualificação, parece ser algo confuso para a maioria dos pilotos.

LEWIS HAMILTON

“Para ser honesto, não sei o que dizer. Tenho as minhas opiniões e vou ser reservado com elas. Não concordo com as mudanças que foram feitas ao longe dos anos, por isso tenho que aprender a viver com elas. Acho que os pilotos deviam ser consultados e não sei se estivemos mais envolvidos em decisões recentes, mas nós sabemos como o carro funciona e temos algumas ideias do que poderia ser feito para os melhorar. Parece-me que, especialmente para nós que estamos a conduzir há 10 anos ou mais, que passámos por muitas mudanças e sabemos quais funcionaram ou não funcionaram. Por essa razão, é mau. Para a qualificação, especificamente, acho que não vai mudar muito. Espero que seja uma surpresa para todos nós. O formato é quase o mesmo e obriga-nos a andar a fundo em todas as voltas, e isso pode ser bom para os espectadores.”

FELIPE MASSA

“É uma grande mudança e preciso de me sentar para pensar como vai funcionar. Acho que a qualificação vai ser um pouco caótica mas talvez seja o que eles querem. É capaz de fazer com que os carros mais rápido arranquem mais atrás na grelha. Vai ser mais caótica mas não sei se será melhor.”

NICO HULKENBERG

“Já ouvi falar, já li um pouco sobre isso, mas para ser sincero não pensei muito nisso. Vou esperar um pouco e quando chegarmos a Melbourne acho que vamos todos perceber. Mas tudo o que for novo é uma oportunidade, as equiaps de topo podem cometer erros de vez em quando e se isso misturar um pouco mais as grelhas de partida, vai ser bom para o desporto.”

DANIIL KVYAT

“Não falámos muito sobre isso. Da primeira vez que li, parecia uma grande confusão mas depois pensei que não vai mudar nada profundamente, mas é capaz de ser interessante. Espero que funcione bem. Claro, quando o sistema muda temos sempre que compreender como funciona tudo. A qualificação vai ser mais complicada porque temos que fazer a volta mais rápida no momento certo, isto vai ser mais importante. O objetivo é sempre melhorar o espetáculo e trazer mais suspense, por isso espero que cumpra essa missão. O meu esquema favorito era em 2003 ou 2004 quando só tínhamos uma volta. Era simples, saías, aceleravas, mas não era justo com as condições da pista. Por isso há pontos positivos e negativos, o esquema atual não era mau, vamos ver se este será melhor.”

CARLOS SAINZ

“Tenho que ver bem. Li um pouco sobre isso e não compreendi as regras. Por isso preciso de tempo para estudar o novo esquema com os meus engenheiros e tentar compreendê-lo melhor. Se tornar a qualificação mais espetacular, então venha ele. Só espero que os fãs menos especializados percebam o que se passa na televisão. Essa é a minha principal preocupação, portanto se eu não compreendi ontem, é capaz de ser demasiado complicado.”

MARCUS ERICSSON

“Ainda tenho que perceber como funciona, mas para uma equipa como a Sauber, pode ser algo de positivo. Vamos ter dias em que as equipas de topo vão ter problemas ou cometer erros e vamos ter que estar no melhor nível para podermos aproveitar essa situação ao máximo. Eu gostava do formato da qualificação, por isso esta mudança vai ser um pouco estranha, mas entendo que é para melhorar a competição, então vamos ver como funciona na Austrália para eu poder ter uma opinião formada.”

Luís Vasconcelos

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
LeonardoM
LeonardoM
8 anos atrás

vai é ser uma valente borrada pelo simples facto em que: – a intenção de pôr os mais lentos na frente vai falhar, pois se eles estão cá atrás por alguma razão será – a confusão vai ser maior sem ninguém saber quem é que saí e no momento em que saí e depois vão andar em passo lento até às box para não queimarem borracha – vai provavelmente originar um acidente, pois há sempre aquele est*pido que pensa que ainda está em jogo……ainda bem que o Maldonado saiu. A meu ver o ideal era tudo a molho e fé… Ler mais »

Acosta
Acosta
8 anos atrás

Deste lote de opiniões parece que só o Lewis e o Kvyat perceberam o novo sistema.O primeiro conclui o essencial, que obriga os piloros andarem a fundo nas três qualificações e penso que esse terá sido o objectivo principal dos responsáveis. O Kvyat é de opinião que poderá ser interessante, mas no fundo pouco se alterará, o que penso ser uma realidade. Quem é rápido, continuará rápido e os menos rápidos continuarão assim. Só por descuido de um dos pilotos rápidos, é que este poderá ser eliminado, como por vezes acontecia. Quanto ao Sainz e ao Massa, parece que não… Ler mais »

Kampux
Kampux
8 anos atrás

Vai ter mais interesse para que vê, mas no fundo pouco vai mudar…

As equipas em vez de utilizar o composto mais duros na Q1 vão passar usar o mais macio desde inicio e marcam um tempo rápido e depois esperam calmamente como faziam no ano passado na boxe.

Essa teoria do quem é eliminado vai rodar devagarinho até boxe e estragar as voltas dos outros não faz sentido nenhum, pq certamente vão ter um tempo limite no regresso ás boxes e não podem atrapalhar ninguém ou são penalizados.

Ayrton4Ever
Ayrton4Ever
8 anos atrás

2016?? Não era só em 2017??

Danilo
8 anos atrás

Acho meio dificil para as pessoas entender essa regra. Pelo menos para mim foi. Achei até que fosse brincadeira. Não gostei, mas pelo menos os pilotos parece que os pilotos não vão ficar dando um monte de voltas a toa. Eu nunca gostei dessa divisão em 3. Mas vamos ver no que dá. Alias já sabemos no que vai dar, nem preciso falar, hehehe 🙂

trackback
8 anos atrás

[…] Pilotos reagem à nova qualificação da F1 […]

Pedro Mercedes
Pedro Mercedes
8 anos atrás

Foram mudar uma das coisas que estava melhor,o formato da qualificação era muito bom

João
João
8 anos atrás

Como é possível não ouvirem os pilotos? ????!!!!
Palhaçada está F1.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado