NICO ROSBERG ANUNCIA RETIRADA DA F1

Por a 2 Dezembro 2016 17:39

Numa decisão inesperada, o novo campeão em título Nico Rosberg anunciou a sua retirada da Fórmula 1.

A notícia provocou o choque dos adeptos, incrédulos com o que Nico Rosberg acaba de decidir: retirar-se da Fórmula 1 com o primeiro título mundial no bolso, no auge de carreira, depois de realizar o seu sonho de criança. Foi o concretizar de um objetivo e de uma paixão alimentada desde os seis anos de idade, mas nem por isso sem sobressaltos. Percebe-se agora que a pressão e a intensidade que rodearam a batalha travada contra Lewis Hamilton em 2016 foram demasiado elevadas para que o alemão queira suportar tudo novamente no próximo ano. Mas também que Nico, pai de família, não quis obrigar a esposa, Vivian, e a filha que nasceu este ano, a passarem pelo mesmo, revelou, num longo texto publicado na sua página de facebook:

“Ao longo dos últimos 25 anos nas corridas sempre foi o meu sonho, o meu único grande objetivo, tornar-me Campeão do Mundo de Fórmula 1. Tive que sacrificar muito para isso, mas apesar de todo esse trabalho duro, toda a dor, esse sempre foi o meu propósito. E agora que está cumprido, que escalei a montanha, cheguei no topo, sinto-me bem. Sinto uma profunda gratidão por todos os que me apoiaram no caminho para este título e, dessa forma, o tornaram possível. Posso dizer que esta temporada foi muito dura. Após a grande deceção dos últimos dois anos, dei tudo como um louco, não ficou pedra sobre pedra; as deceções levaram-me a outro nível que ainda não tinha alcançado. E, claro, isso também teve impacto sobre a minha família, que eu amo muito. Foi um esforço enorme para todos nós. Deixámos de fazer muitas coisas com esse objetivo em mente, tudo ficou subordinado a isso. Eu não posso agradecer o suficiente à minha esposa Vivian. Ela foi incrível. Ela entendeu que este ano era a nossa grande hipótese de sermos campeões. Ela deu todo o espaço que precisei para relaxar entre as corridas e assumiu todas as noites a tarefa de cuidar da nossa jovem filha. Não tive que me levantar nenhuma noite porque ela tratou disso por mim. O Mundial de Fórmula 1 esteve em primeiro lugar na minha vida e quando ganhei a corrida em Suzuka, o título ficou a partir desse momento nas minhas mãos. A pressão aumentou e eu comecei a pensar em desistir se fosse campeão do mundo. Na manhã de domingo, em Abu Dhabi, eu sabia que poderia ser a minha última corrida. E isso retirou-me pressão naquele momento. Eu queria aproveitar cada segundo desta experiência, sabendo que podia ser a última vez… e quando as luzes se desligaram tive as 55 voltas mais intensas da minha carreira. Tomei a decisão na noite de segunda-feira. Depois de refletir durante um dia, as primeiras pessoas a quem comuniquei a novidade foi a Vivian e o Georg [Nolte, da equipa que gere a sua carreira], e depois o Toto”.

O alemão acrescentou: “A única coisa que torna esta decisão difícil para mim é o facto de estar a colocar a minha família nas corridas numa situação complicada. Mas o Toto compreendeu. Ele percebeu imediatamente que eu estava completamente convencido e certo, e isso tranquilizou-me. A conquista de maior orgulho da minha carreira nas corridas será sempre ter vencido o campeonato do mundo com esta equipa de pessoas incrível, os ‘Flechas Prateadas’. Agora estou aqui apenas para desfrutar do momento. Tenho tempo para o saborear ao longo das próximas semanas, refletir sobre a temporada e aproveitar todas as experiências que surgiram no meu caminho. Depois disso, irei virar a página na minha vida e ver o que há à espera para mim…”, disse Rosberg, que acabou por confessar não estar preparado para voltar a dar tanto de si para alcançar novamente o objetivo de ser Campeão: “Alcancei este sonho do criança, e não estou disposto a ter novamente o mesmo nível de comprometimento por mais um ano. Não estou interessado em ser quarto ou qualquer outra coisa parecida. Sou um lutador, quero vencer, e por isso não estou interessado a fazê-lo novamente. Portanto, decidi seguir o coração e o coração disse-me para parar…”

MERCEDES APANHADA DE SURPRESA

Toto Wolff, diretor desportivo da Mercedes, admitiu que tanto ele como a sua equipa foram apanhados completamente de surpresa pelo anúncio de Nico Rosberg: “Apanhou-me completamente de surpresa e vi como outros membros da administração e o Niki Lauda ficaram igualmente surpreendidos. É algo que nunca teríamos imaginado, mas ao mesmo tempo algo que me deixa fascinado. Ele sabe exatamente o que está a fazer. Desde o primeiro momento em que me transmitiu a sua decisão que o Nico disse não existir qualquer dúvida acerca desta escolha. Esta é uma decisão corajosa do Nico e uma prova da força do seu carácter. Ele escolheu sair do desporto no topo da sua carreira, como campeão do mundo, depois de concretizar o seu sonho de criança. A clareza com que ele tomou esta decisão fez com que eu a aceitasse imediatamente assim que ele a comunicou”.

O líder da Mercedes tentou depois caracterizar o seu piloto: “É impossível capturar a essência de uma pessoa em poucas palavras. Mas o Nico tem uma combinação especial de talento natural e de um espírito de luta que o levaram até à situação em que se encontra hoje. Ao longo da sua carreira, algumas pessoas pensaram que ele estava num caminho de ouro para ser bem-sucedido, apenas porque o seu pai tinha sido campeão do mundo. Na verdade, em alguns aspetos esse facto apenas tornou maior o desafio, e fez com que ele tivesse que lutar ainda mais, com o peso das expetativas em cima dos ombros”.

Wolff deixou ainda palavras de elogio para Nico Rosberg, que faz parte do projeto Mercedes desde que a marca regressou oficialmente enquanto construtora de chassis e motores, em 2010, depois de passar as primeiras quatro temporadas da sua carreira com a Wiliams. Desde então, o piloto venceu 23 Grandes Prémios com a equipa e celebrou 30 pole-positions: “Com a Mercedes, o Nico foi sempre um grande competidor, dando a volta a momentos menos bons de uma forma inspiradora. Ele ganhou o respeito de todos os que estão envolvidos com este desporto com a sua tenacidade, espírito de combate e postura debaixo de pressão. Queremos apenas dizer-lhe ‘obrigado’ pelo incrível contributo que ele teve no nosso sucesso, em conjunto com outros grandes nomes do desporto, Michael Schumacher e Lewis Hamilton”.

Curiosamente, Rosberg admitiu que teve de telefonar a Toto Wolff para lhe dizer que tinha decidido retirar-se da Fórmula 1, reconhecendo que não foi capaz de lhe transmitir essa escolha pessoalmente. “Foi incrivelmente difícil. Não consegui dizer-lhe pessoalmente. Tive que lhe ligar. Foi muito intenso, em particular depois de apenas três horas de sono”, disse Rosberg, que também já tinha comunicado a Lewis Hamilton a sua decisão de se retirar antes do anúncio público realizado hoje na conferência de imprensa da FIA. “Informei o Lewis antes disto, é a maneira correta de o fazer”, disse o alemão: “Tivemos tantas batalhas e tantos momentos, que achei correto que ele ficasse a saber da minha decisão, em particular depois das palavras que ele me dirigiu ontem, e que representam um gesto muito simpático da parte dele. Talvez possamos conversar sobre o assunto hoje à noite. A prioridade era que a equipa soubesse o mais rápido possível. Acabei por não ter tempo para avisar todos, por isso enviei uma mensagem ao Lewis.”

MERCEDES ESCOLHE SUCESSOR

Toto Wolff revelou que a Mercedes irá levar o tempo necessário para encontrar um substituto para o atual campeão do mundo Nico Rosberg. O piloto de 31 anos tinha assinado um contrato em julho, que iria mantê-lo na família Mercedes até ao fim de 2018, mas a luta pela conquista do título acabou por falar mais alto. Pascal Wehrlein acaba de completar a sua primeira temporada da Fórmula 1 com a Manor, surge como potencial candidato, sendo membro da Mercedes Junior Team, até porque Esteban Ocon já foi ‘apanhado’ pela Force India. Mas Wolff insiste que não irá decidir nada à pressa: “Esta é uma situação inesperada para a equipa, mas também algo entusiasmante. Vamos entrar numa nova era de regulamentos técnicos e existe um cockpit livre na Mercedes para as próximas temporadas. Iremos levar o tempo necessário para avaliar as nossas opções e encontrar o caminho certo para o futuro”.

O diretor desportivo da Mercedes garantiu que “o primeiro passo na agenda” após a inesperada decisão da retirada de Nico Rosberg era dar ao piloto alemão “uma oportunidade para dizer a todos que vai parar”. “Não queríamos que esta notícia se soubesse antecipadamente, portanto mantivemo-la num círculo muito pequeno. E agora temos que considerar todas as opções, o que será duro. Iremos começar a olhar para isto na próxima segunda-feira”, adiantou Toto Wolff, que depois descreveu o processo: “Será um processo muito racional e muito estruturado. Iremos sentar-nos e discutir o assunto. Tanto eu como o Niki [Lauda] já iniciámos estas discussões nos últimos dois dias e na próxima segunda-feira estaremos de regresso a Brackley para discutir com os engenheiros de modo a encontrar, espero, alguém que consiga preencher este vazio muito grande”, concluiu.

Nos 67 anos de história da Fórmula 1 nunca nada parecido sucedeu, pois apesar de já vários Campeões do Mundo terem saído da F1 depois de terem sido Campeões, em todos eles a situação já era esperada. Nico Rosberg, desta feita, abriu uma nova página na história da Fórmula 1…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

9 comentários

1. V8_scars

2 Dezembro, 2016 at 17:57

Afinal a silly season só agora vai começar! Que grande surpresa!

• rudicaraciola

3 Dezembro, 2016 at 21:41

Sim e esperemos que a silly season dure muito tempo para nos irmos entretendo. Vai ser um longo jejum até termos F1 de novo…

2. Sr. Dr. HHister

2 Dezembro, 2016 at 18:33

Estou contente como homem e compreendo. Como adepto fico triste. Gostava de o ver lutar com Hamilton, ambos com estatuto de campeão. Paciência e boa sorte.

3. Speedway

2 Dezembro, 2016 at 19:02

É de facto uma decisão corajosa e muito pouco vulgar.Só o Stewart em 73 e o Prost em 93 foram campeões…e saíram ! E é também uma lição para aquelas velhas múmias que se arrastam anos a fio não se sabe bem à espera de quê – tipo Massa, Barrichelo ou Button. Uma grande lição deu o Rosberg e estes senhores.
    E agora ? Os telefones devem estar em polvorosa, porque isto apanhou toda a gente ( Mercedes incluída) de surpresa.
    Parece-me que a Mercedes, se quer manter o nível e ter garantias de resultados, terá de apostar num piloto de top .E são só 4: Alonso, Vettell, Vestappen ou Ricciardo.
    Apostar num jovem será sempre uma cartada de risco até porque da nova fornada que por aí anda não se vê nenhum talento fora do vulgar.
    Nestas alturas os contratos valem pouca coisa. Agora resta saber quanto é que a Mercedes está disposta a pagar. Para o Hamilton seria vantajoso ter ao lado um jovem que não lhe causasse grandes problemas. Vamos a ver .

4. Pedro Correa Mendes

2 Dezembro, 2016 at 19:15

A F1 não é para todos! Há os bons que lá chegam e depois há aqueles, poucos mas mesmo extraordinários que marcam as suas épocas e fazem historia. O Rosberg é bom, mas o Hamilton é dos outros, os muito muito bons mesmo, aqueles que nascem com um dom especial, imbatível. O Rosberg trabalhou muito para bater o Hamilton e beneficiou e bem dos seus azares e baixas de forma, pois ele é irregular. Aproveitou tão bem e prescindiu de ganhar uma única das 4 ultimas corridas para ser campeão, coisa que uma vez atingida nunca mais lhe será retirada. Rosberg foi trabalhador, paciente e inteligente, e com isso conseguiu o impossível – bater o Hamilton. Está feito agora acabou pois ele sabe que nunca mais se repetirão as mesmas circunstancias. E o Hamilton também aprendeu, nunca mais vai brincar ás corridas… Gosto do Rosberg mas acho que não acrescentaria nada mais daqui para a frente…que venha agora outro melhor para bater os melhores…

5. Iceman07

2 Dezembro, 2016 at 19:49

O Nico Rosberg é esperto. Vai aproveitar para sair no topo, e enquanto a Mercedes está no topo.
    Na próxima época e com os novos regulamentos a Mercedes pode não ter este domínio dos últimos anos, e imaginemos que a Ferrari, a McLaren ou a Red Bull luta de igual para igual com a Mercedes. O Rosberg não ia ter pedalada para Vettel, Alonso ou Verstappen com “armas” semelhantes. E também parece-me que ia ser difícil bater novamente o Hamilton… é uma coisa que acontece 1 vez em 10 tentativas.

6. Francisco Brazão

2 Dezembro, 2016 at 19:49

O pai Rosberg foi campeão em 82 ao substituir o Alan Jones que foi campeão em 80 e resolveu sair a meio da época de 81 da Williams.

7. asfalto

2 Dezembro, 2016 at 21:59

Vá-se lá saber o que motivou esta decisão. Acho que até podia pesar a família, mas já o teria anunciado antes, independentemente de ser campeão ou não. É que se este ano não fosse campeão, e já ansiava parar para dar tempo à família, como ia na próxima época conseguir motivação para lutar pelo titulo achando que devia estar com a família. Até pode ser apenas isso, mas não me convence.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1