Michael Schumacher, 10 anos

Por a 29 Dezembro 2023 09:31

Foi a 29 de dezembro de 2013, que Michael Schumacher sofreu um grave acidente de esqui que lhe mudou a vida. Dez anos depois, pouco se sabe do seu estado, mas há pelo menos uma certeza: #keepfighting Michael…

Dez anos! A exemplo do que sucede com a morte de Ayrton Senna, em 1994, ou o ataque às Torres Gémeas em Nova Iorque, a 11 de setembro de 2001, recordo-me perfeitamente onde estava no momento em que li no meu smartphone um artigo que noticiava o grave acidente de esqui de Michael Schumacher nos alpes franceses. Foi num domingo, passeava com a família, e com o site AutoSport a trabalhar 24 horas sempre que necessário, as horas seguintes foram intensas, na tentativa de recolher informação. “O Schumacher teve um grave acidente”.

Desde aí, pouco mais soubemos do que se passava com Michael Schumacher e o mais impressionante da questão é que já passaram dez anos.

Michael Schumacher completa dia 3 de janeiro próximo, 55 anos, e hoje, 29 de dezembro, dez anos desde o seu acidente quando praticava esqui em Maribel, nos Alpes franceses. Segundo foi revelado há muito, já não está acamado, nem necessita de apoio respiratório. 

Esteve, como se sabe, muito tempo em coma, foi transportado do hospital da Universidade de Grenoble Hospital – onde esteve cinco meses, e onde lhe foram feitas duas operações muito delicadas – para o Hospital da Universidade de Lausanne, na Suíça. 

Recuperou a consciência, foi transportado para a sua casa na Suíça, e desde aí pouco ou nada mais se soube do seu estado. Há sinais positivos, mas a família nada confirma, ou diz, mantendo o sigilo a que se impôs há muito.

São muito poucos os que conhecem o seu atual estado de saúde, já que o segredo é exigido pela família. Até a Rubens Barrichello foi negado um pedido para visitar o seu antigo colega de equipa, tendo-lhe sido explicado que o encontro não faria bem a nenhum dos dois. Sintomático. Já a Sébastian Vettel foi autorizado o acesso, e o alemão fez o seu papel. Nem uma palavra sobre o assunto. 

Sabe-se que Schumacher necessita de muitos cuidados médicos diários, e para lá do que o seu advogado disse em tribunal, em 2016, que Schumacher não andava, pouco mais se soube depois disso. 

O único e mais grave incidente sucedeu quando um dos elementos da equipa de transporte de Michael Schumacher, quando este foi levado de França para a Suíça, roubou documentação médica, foi preso, e foi pouco depois encontrado enforcado na sua cela. 

O dia 29 de dezembro de 2013 ficará para sempre marcado na família Schumacher, pois foi o dia em que o terrível acidente de esqui mudou por completo o dia a dia naquela casa, e uma das poucas declarações lidas por Sabine Kehm, a sua assessora de sempre, esta disse que “Estamos felizes por dizer que o Michael apresenta melhoras, mas digo isso tendo sempre em conta o contexto das graves lesões que sofreu”.

Sabe-se, no entanto que na sua casa está montado uma espécie de mini hospital, para lhe dar apoio, com a sua mulher Corinna, com quem Schumacher casou em 1995, a conseguir manter o marido fora das parangonas, na medida do possível, enquanto recupera. 

Há, como sempre nestes casos, muita especulação, mas os adeptos e o público em geral, já entenderam há muito que a vontade da família é para respeitar, e acima de tudo o importante é que Michael Schumacher possa viver condignamente o tempo que lhe resta. 

Filho na Fórmula 1

O casal Michael e Corinna Schumacher tem mais uma filha, Gina-Maria, que tem agora 21 anos, continuando a destacar-se em campeonatos de equitação.

Enquanto isso, o seu filho, Mick Schumacher, evolui na carreira nas pistas, tendo completado duas épocas na F1 com a Haas, mas perdeu o lugar, passou a piloto de reserva da Mercedes e é agora um dos elementos do projeto da Alpine na classe Hypercar no Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA que se estreará nas pistas em 2024. O jovem Mike Betsch tentava correr ‘escondido’ no Karting, com a família a tentar protegê-lo ao máximo, mas hoje em dia evolui do automobilismo. Foi Campeão Europeu de Fórmula 3, de Fórmula 2, o degrau imediatamente antes da F1, e completou 43 Grandes Prémios com a Haas, tendo conseguido como melhor resultado um 6ºlugar na Áustria em 2022.

Mick Schumacher nunca falou publicamente do estado do pai, mas contou uma história, o dia em que o pai lhe perguntou se queria correr como hobby ou profissionalmente: “Respondi-lhe que queria ser profissional. Quero comparar-me aos melhores e o meu pai é o melhor. E também o meu ídolo”, disse numa entrevista à alemã RTL.

Um dia, em 2007, Michael Schumacher disse que “Sempre acreditei que nunca se deve desistir, e devemos continuar sempre a lutar mesmo que exista somente uma pequena hipótese”. Estas palavras, deram o mote para a iniciativa ‘Keep Fighting’, definida para “continuar a espalhar entre os adeptos de Michael Schumacher a energia positiva que estes sempre lhe deram”. Quando completou meio século de vida, Sabine Kehm limitou-se a dizer que o “melhor presente para o Michael e para a família, será as pessoas lembrarem-se dele como o piloto que é, um vencedor e recordista…”

Neste longo caminho de dez anos, o piloto e o homem nunca foram esquecidos, e o sete vezes Campeão do Mundo de Fórmula 1 continua a ser lembrado, quer seja por pilotos a dedicarem-lhe feitos, como Lewis Hamilton, ou muitos adeptos a relembra-lo, aqui e ali…

#keepfighting é uma hashtag que tem de certeza motivado muita gente à volta do mundo.

[rl_gallery id=”488293″]

Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
garantia4
garantia4
2 anos atrás

Piloto de um modo geral detestado especialmente por ter sido adversário do Piquet, Senna, Alonso, etc. No entanto…. “Existem momentos, quando chove, em que não se vê nada. A nuvem de água forma-se no ar, não sabes para onde estás a ir. São estes os momentos em que deves forçar mais, dar o máximo, porque os teus adversários não o farão. Não era a altura para ter medo. A única coisa que tinha em mente er vencer” : M. Schumacher. Schumacher (M S): ” Como estão os que vêm atrás? Jean Todt: Vais bem, Michael, vais forte, agora tens que… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by jo baue
831ABO
831ABO
2 anos atrás

O tempo quase faz esquecer o piloto incrível que foi Michael Schumacher. Certo, o Senna era o «piloto do povo», mas o Schumacher igualava-o no que o brasileiro tinha de melhor e superava-o em tudo o resto. Não era exactamente o meu ídolo – havia na figura dele algo que me causava aversão, e nunca mais fui capaz de o admirar depois da infâmia de Jerez -, mas isso não me impede de o considerar o melhor de sempre.

garantia4
garantia4
Reply to  831ABO
2 anos atrás

Foi feio o que ele fez em Jerez. Ou em Macau, por exemplo. De qualquer modo, a seguir aceitou as consequências sem hipocrisia e sem fazer teatro como este HAM (lembrar, por exemplo, quando este vigarizou os comissários na Austrália sabendo que em consequência o Trulli iria ser injustamente penalizado). Mas também lembremos que Senna premeditou o que fez em Suzuka 1990, disse-o sem evasivas a um jornalista italiano seu amigo e que escreveu a sua biografia , e diferentemente de Jerez este acidente podia ter tido consequências muito graves para a integridade física dos pilotos, tal como o que… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  garantia4
2 anos atrás

O que é interessante é haver gente que guarda rancor eterno ao Schumacher por causa de Jerez, mas varre Suzuka 1990 para debaixo do tapete. Ou desculpa esta última com o erro do próprio Senna no ano anterior, atribuindo o acidente ao Prost e inventando uma lengalenga de favorecimentos por causa da nacionalidade coincidente do Prost e do Balestre, etc. Como se fosse legítimo atirar-se contra um adversário por vingança. Sinceramente, não tenho paciência para os fanáticos do Senna.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  831ABO
1 ano atrás

O Senna perde um título mundial para o Prost por ter voltado à pista, cortando uma chicane, nada de especial, está sempre a acontecer e ninguém é desclassificado por isso. Defender o corrupto do Balestre é que não faz nenhum sentido.

últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado