Yuji Ide: Superlicença cassada ao 4º Grande Prémio

Por a 18 Dezembro 2022 19:40

Yuji Ide foi um míssil que passou pela Fórmula 1 tal a velocidade com que chegou… e se foi embora. Foi rápido, mas não em pista. Lembra-se dele? Não, é claro, nem nós, antes de iniciarmos um trabalho com os pilotos de ocasião na F1. Depois de uma carreira sem um único título, chegou à F1 em 2006, graças ao seu compatriota Aguri Suzuki, que o contratou para essa temporada. Ide fez o que pode: a sua melhor qualificação foi o 21º lugar, em 22 pilotos, no GP do Bahrein.

Chegou ao fim apenas no da Austrália, em que foi 13º e último, a três voltas de Fernando Alonso. Então, no GP de San Marino, a sua carreira chegou ao fim: na corrida, ‘atropelou’ o Midland MF1 de Christijan Albers logo na largada, provocando uma série espetacular de perigosos capotanços deste, que terminaram de rodas para o ar e a FIA, alarmada, decidiu cancelar de imediato a sua super licença, não fosse suceder algo de mais grave. Recordamos o que o AutoSport escreveu na altura: “Yuji Ide não voltará a competir neste Mundial de Fórmula 1, depois da Federação Internacional ter suspendido a sua super-licença até ao final do ano. Uma medida sem precedentes e que surpreendeu quase toda a gente, pois no passado diversos pilotos mostraram-se mais lentos e potencialmente perigosos que o japonês – Inoue, Tuero e Deletraz, só para dar três exemplos – e até Channock Nissany teve superlicença para ser terceiro piloto da Minardi no GP da Hungria de 2005, quando andava sete a oito segundos por volta (!!!) mais lento que os seus companheiros de equipa.

Mas a FIA decidiu ser extremamente rigorosa com Ide, deixando-o numa situação muito complicada para continuar a correr, pois a sua imagem ficou claramente denegrida com esta decisão e até no Japão poderá ser complicado encontrar uma equipa de F. Nippon ou Super GT que o queira. O bem de outros O mal de uns é o bem de outros e Franck Montagny teve, assim, a oportunidade de fazer mais Grande Prémios com a Super Aguri. Feliz, o francês admitiu que “a minha vida mudou por completo em pouco mais de uma semana, pois passei do sofá lá de casa para o habitáculo dum F1.” Quanto ao futuro, Montagny sabe que cederá o seu lugar ao piloto que aparecer com a mala de dólares mais pesada, para competir a partir da Grã-Bretanha…

Yuji Ide fez quatro Grandes Prémios na F1, mas Franck Montagny não fez muitos mais, sete para sermos precisos…

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1 Comentário
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jo16061702
jo16061702
3 anos atrás

Jesus Como é possível ser tão mau jornalista e saber tão pouco de F1 para dizer “a sua melhor classificação foi um 21º lugar no gp de Abu Dhabi”…. Deve ter sido aquele GP de Abu Dhabi especial em 2006 …para exprimentar a pista para 2009….

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