Jos Verstappen e a bomba-relógio na Red Bull: “equipa corre o risco de se desfazer”

Por a 3 Março 2024 11:05

“Há tensão na Red Bull enquanto ele permanecer no cargo” (…) “equipa corre o risco de se desfazer” (…) “Não pode continuar como está” (…) “Vai explodir” (…) está a fazer-se de vítima” (…) é ele que está a causar os problemas”!

Já se sabia que Jos Verstappen, pai de Max Verstappen e Christian Horner não ‘morrem de amores’ um pelo outro, mas isso sempre foi moderadamente escondido da opinião pública, mas agora quem tivesse dúvidas dissipou-as: Jos Verstappen disse ao Daily Mail que a Red Bull corre o risco de se “desfazer” se Christian Horner continuar como chefe de equipa.

Já parece claro a toda a gente que existe uma guerra pelo poder na Red Bull. Há duas facções em disputa, os austríacos, Oliver Mintzlaff, Mike Mateschitz, Helmut Marko e os Verstappen. Do outro lado, o tailandês Chalermo Yoovidhya, que detém 51% das ações da Red Bull e Christian Horner.

A morte de Dietrich Mateschitz deixou um vazio de poder na Red Bull, até aí ninguém duvidava de quem mandava e a morte do ‘patriarca’ deixou em aberto a questão.

Christian Horner acumula muitas funções e tem muito poder, o que não agrada nada aos austríacos. A rejeição da Porsche é uma espinha atravessada do lado austríaco e Christian Horner terá sido fundamental para convencer Yoovidhya a recusar a Porsche.

Porquê? Diz-se que com a Porsche, Horner sabia que iria perder muito do poder que tem. Agora, com o surgimento deste caso, a facção austríaca viu ali a oportunidade certa para descredibilizar Horner e tirá-lo da Red Bull.

A grande questão agora é se a facção austríaca vence a batalha e o poder é dividido, que efeitos isso terá na equipa de Fórmula 1, que pode sofrer a médio prazo com a saída de Horner.

Apesar do comunicado que veio a público, não é inocente – de forma alguma – centena e meia de jornalistas, a FIA, a F1 – terem recebido um link do Google Drive com acesso a centenas de ‘screen’s de mensagens WhatsApp, alegadamente (sim alegadamente porque pode ser falso, é facílimo fazer aqui, alguém com más intenções só precisa de imaginação e de um programa de tratamento de imagem), e quando pensava que estava minimamente descansado, Christian Horner sofreu um ataque ainda bem pior do que o que já o assolava.

A investigação terminou na quarta-feira passada com a Red Bull a rejeitar as alegações e a ilibar Horner de qualquer irregularidade, mas nem demorou 24 horas a surgirem as mensagens.

A pressão a Horner voltou ainda com mais ‘força’ e para ajudar à ‘festa’, em declarações ao Daily Mail, Jos Verstappen disse que: “há tensão na Red Bull enquanto ele permanecer no cargo. A equipa corre o risco de ser desfeita. Não pode continuar da forma que está. Vai explodir. Ele está a fazer-se de vítima, quando é ele que está a causar os problemas”.

São palavras que não deixam dúvidas a absolutamente ninguém.

Resta saber se a pressão que se voltou a intensificar vai ser suficiente para afastar Horner ou não.

Seguem-se as cenas dos próximos capítulos…

SAIBA MAIS – CLIQUE AQUI “AS NUANCES DO CASO CHRISTIAN HORNER, A GUERRA DE PODER NA RED BULL

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
4RcNg
4RcNg
1 mês atrás

RB Áustria – 5 | RB Brit – 2

Pity
Pity
Reply to  4RcNg
1 mês atrás

Não. Até ao momento, facção tailandesa-1, facção austríaco/holandesa-0, assim é que está o jogo, e ainda não chegámos ao intervalo. No final, logo se vê quem vence.

FormulaTwo+1
Reply to  4RcNg
1 mês atrás

Não é assim que funciona – controla quem tem a maioria. E quem detém 51% tem a maioria e o poder de decisão. Mal ou bem, mas é assim no mundo real.

FormulaTwo+1
1 mês atrás

A loucura completa, ou como começar a destruir uma equipa excecional!… Já não basta a guerra instalada, e Jos Verstappen, que tão bem caladinho esteve nos últimos tempos, deixando o protagonismo para o campeão Max, volta ao mesmo e vem deitar mais gasolina na fogueira. O homem, fora e dentro de casa, sempre foi um autêntico hooligan, nunca resistiu à tentação de falar anos a fio pelo filho (como se um piloto como Max não tivesse direito a opinar…), e agora resolve assumir-se como porta-voz duma das facções da Red Bull, quando não é sequer acionista de referência da empresa.… Ler mais »

Pity
Pity
1 mês atrás

Não pondo a mão no fogo pelo Horner, acredito cada vez mais numa guerra pelo poder dentro da Red Bull e sim, a equipa pode correr sérios riscos de se desintegrar.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
1 mês atrás

Sem o Horner a equipa vai implodir e em 2026 vão estar fora do top 5 com um motor de caca, e os Verstappen vão se arrepender.

iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
Reply to  F1 FOR FUN
1 mês atrás

era bom acontecer…MAx vai para a mercedes.

canam
canam
1 mês atrás

Quando se quer tranquilidade e foco vem este individuo com estas tiradas incendiárias.
Jogo duplo, ou desvio das atenções.
Os adversários querem é disto.

#99
#99
1 mês atrás

O Ron Dennis também acabou por sair, o problema é quem vem depois.

Phil1971
Phil1971
1 mês atrás

Se algum tempo pensava que esta situação tinha a ver com uma guerra sobre o poder dentro da equipa após a morte do Dietrich Mateschitz, agora não restam dúvidas. A questão é que ninguém vai sair a ganhar bem pelo contrário. E não estou a ver o Adrian Newey com perfil para aturar uma situação destas, acredito que bata com a porta. Eles até tem uma boa solução são donos de duas equipas uma facção ficava com uma e outra com outra. Não se augura bons tempos vamos aguardar para ver as implicações que terá na corrente época

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
1 mês atrás

Jos Verstappen deveria se afastar da Red Bull ou, preferencialmente, ser afastado pela Red Bull.
Qual o papel dele nessa equipe, a não ser o de ser pai de Max ?

Last edited 1 mês atrás by Breno Mascarenhas
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado