GP Rússia F1, Sebastian Vettel: “Fiquei em pista para abrandar os Renault…”

Por a 28 Setembro 2020 14:31

Sebastian Vettel acredita que no Grande Prémio da Rússia ficou mais tempo em pista, parando duas voltas depois de Charles Leclerc, para ajudar o seu colega de equipa na luta com os Renault, assim sendo, não conseguiu alcançar nenhum ponto, terminando na 13º posição.

Ao motorsport-magazin.com Vettel afirmou: “Penso que foi claro que fiquei para poder abrandar os Renault. Claro que isso não ajudou a minha corrida porque acho que podíamos ter conseguido um ponto”.

“Na primeira volta não arranquei bem e fiquei preso no tráfego. Não consegui beneficiar dos acidentes e das colisões dos outros”, finalizou Vettel.

Nos últimos quatro Grandes Prémios Vettel tem apenas um ponto conquistado, comparado com Leclerc que tem 12. Assim, Vettel é 13º classificado com 17 pontos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
18 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
no-team
3 anos atrás

A Ferrari foi inteligente ao aproveitar-se do Vettel para prejudicar os Renault, isso foi um elemento chave para que o Leclerc conseguisse terminar em 6º. Mas tendo em conta que o giovinazzi terminou em 11º, assumindo que o Vettel conseguia liberta-se do italiano após a paragem nas boxes, duvido que conseguisse segurar atrás de si gente como o Albon e os Alpha Tauri, pelo que terminar nos pontos nunca esteve no ritmo demonstrado pelo Vettel, teve fim de semana muito abaixo do que se espera de um tetracampeão mundial. Fica também um aviso ao Sainz, para não cair na armadilha… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
3 anos atrás

O Vettel está à espera de milagres! Já que não serve para dar pontos à equipa, pelo menos dá um bom tampão.
Não é culpa da Ferrari que passe mais tempo a olhar para trás do que para a frente.

*RPMS*™
3 anos atrás

Vettel ao não conseguir andar mais na frente perto de Leclerc, sujeita-se a estas estratégias por parte da equipa…

Cumprimentos

asfalto
asfalto
3 anos atrás

Quando era o Kimi a fazer esse papel nunca te manifetaste.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Mais claro só àgua mesmo. Foi claramente prejudicado pela equipa. Vai ser giro se Leclerc estiver na mesma situação, se usam a mesma estratégia ou só o fazem quando é o piloto que já não lhes interessa…

roq
roq
3 anos atrás

Digam lá quando é que o Kimi foi atrasado deliberadamente para o Vetel ganhar lugares, que eu não me recordo, nem ele se prestaria a tal papel. Papel baixo e humilhante a que estão a sujeitar o Vetel, para provocar a rescisão forçada, só pode.
A Ferrari caíu no fundo definitivamente e vale tudo para tentarem salvar a face de quem tem tomado as decisões medonhas que afundaram e continuarão a afundar a equipa.
Para mim, a bem da verdade desportiva, que já não existe há muito, deveriam ser desclassificados os dois pilotos.

no-team
Reply to  roq
3 anos atrás

Antes de mais, devo dizer que sempre considerei que o Vettel estava num nível superior ao Kimi, como tal nunca fiquei chocado com o facto da Ferrari optar por entregar as melhores estratégias ao Vettel. Porque das duas uma, ou vive no país das maravilhas, ou não viu F1 entre 2015 a 2019, porque a Ferrari fez com que o Kimi queimasse muito pneu em pista. Se só agora está a acordar para esta realidade, talvez seja conveniente dar um passeio pela história da modalidade, porque se acha que isto é a Ferrari a bater no fundo, é pouco conhecedor… Ler mais »

rogermartins0009gmail-com
rogermartins0009gmail-com
Reply to  roq
3 anos atrás

Assim de cabeça estou-me a lembrar de 1GP da China, 2017 ou 2018, em que o Kimi fica em pista até o bottas o apanhar para fazer o Vettel aproximar-se, o Kimi ficou umas 30 voltas em pista para nada porque a Mercedes ganhou a corrida e foi rapidamente ultrapassado

no-team
Reply to  rogermartins0009gmail-com
3 anos atrás

No GP do Mónaco de 2017 o Kimi tinha a vitória no bolso e foi-lhe retirada por causa de uma decisão estratégica que beneficiou o Vettel, aqui nem sequer estamos a falar de abrandar outros pilotos, mas sim de retirar vitórias de forma bem clara e directa. Embora não goste deste tipo de decisões, apesar de naquele fim de semana em concreto o Kimi ter sido mais forte na qualificação, a verdade é que normalmente não tinha a capacidade para fazer frente ao Vettel, e um piloto vive da consistência. A Ferrari é especialista em colocar pilotos a queimar pneu… Ler mais »

roq
roq
Reply to  no-team
3 anos atrás

Convém não confundir erros da equipa com estratégias intencionais para prejudicar ou beneficiar este ou aquele. Sobre o GP de Monaco 2017: “Na volta 34, o líder Räikkönen enfim foi aos boxes para efetuar a troca de pneus. A Ferrari perdeu um pouco de tempo na troca da roda traseira esquerda, em um pit stop de 3s4. Com a pista livre, Vettel passou a voar baixo na tentativa de abrir uma distância suficiente para conseguir parar, e depois voltar na frente de Räikkönen. Deu certo. O alemão entrou nos boxes na volta 39, colocou pneus supermacios, e conseguiu voltar ainda… Ler mais »

no-team
Reply to  roq
3 anos atrás

Se o grande objectivo da Ferrari passasse por proteger o piloto que ficou na pole, simplesmente fazia com que o Vettel parasse na volta seguinte à paragem do Kimi, evitando assim que o Vettel tivesse pista limpa para fazer a diferença. Se fosse o Vettel na pole, existiam duas opções. Uma era fazer com que o Kimi parasse primeiro, a outra seria fazer com que o Kimi parasse na volta seguinte, tão simples quanto isto. Volto a dizer que percebo este jogo de equipa, normalmente a equipa beneficia o seu piloto mais rápido, eu nunca tive dúvidas que ao longo… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  no-team
3 anos atrás

Eu não sei se o vettel era mais rápido que o Kimi, em 2018. Apartir do GP Itália até ao fim do campeonato o Kimi fez muito mais pontos, inclusive ganhou no GP EUA. Acredito que a Ferrari desacreditou no Vettel e deixou de fazer estratégias ao Kimi a pensar na corrida do Vettel, e os resultados foram muito diferentes.

no-team
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Percebo o que diz, eu julgo que a grande diferença entre ambos estava mesmo na consistência. O Kimi passou “acordou” quando soube que ia ser despedido, se o seu foco fosse outro, como foi no início da carreira, podia perfeitamente ter outros resultados ao longo da sua carreira.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  roq
3 anos atrás

Desclassificados os dois pilotos? LOL! Nem no spygate os pilotos foram desclassificados. Não delire.
E quem me lê sabe que eu não gosto da Ferrari mas neste caso defendo-a. O Vettel não rende por isso sujeita-se a ser usado como tampão. Ao menos ainda tem algum uso.
Quanto ao Kimi, era mais as vezes que tinha uma má estratégia do que uma em condições e não estava nem de perto nem de longe a uma distância tão grande como a de Leclerc a Vettel este ano.

Last edited 3 anos atrás by Sr. Dr. HHister
JP INAU
JP INAU
3 anos atrás

Um já antigo 4 vezes campeão que hoje em dia o melhor que consegue comparado com o seu jovem colega de equipa, é abrandar os outros.
Ainda bem que na estrada ainda são os Renault que abrandam os Ferrari. Eheh.

Celso
Celso
3 anos atrás

O Vettel continua a ser um grande piloto. Com um bom carro repartiria as vitórias com o Leclerc.
O problema está no castigo da FIA uma vez que seria impensável uma equipa com o orçamento da Ferrari, similar ao da Mercedes e muito longe dos outros ser a única equipa que não melhorou nem melhora os tempos do ano passado.

roq
roq
3 anos atrás

O Vetel tem falhado, mas a equipa abusa. Estratégias de paragem sempre erradas quando se encontra em posição de lutar pela classificação,ou de superar o companherio. Falhas técnicas inacreditáveis, tais como um pedal despertado, etc. Tudo do melhor para desmoralizar qualquer um por mais frio e confiante que seja, ou então, para ancorar o piloto atrás e, assim justificar à administração as opções tomadas relativas ao estatuto dos pilotos que, pese embora a rapidez do Leclerc, tiveram um efeito retrógado quanto a resultados que as questões de delimitação técnica por si só não justificam.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado