GP Mónaco F1: O dia seguinte de ‘Kimi o Sebastian é mais rápido do que tu’
A cara de Kimi Raikkonen no pódio do Grande Prémio do Mónaco dizia tudo. O finlandês não estava nada contente com a segunda posição, depois de ter largado da ‘pole’ e ter dominado grande parte da corrida. No fundo a frustração de não ter ganho uma corrida que achava que devia ter ganho, à imagem de Daniel Ricciardo em 2016 ou de Lewis Hamilton em 2015,
Mas Raikkonen está numa posição que faz lembrar outros tempos da ‘Scuderia’. Uma forma velada de dar ordens de equipa? Desta vez não houve mensagens mas tão somente uma estratégia nas paragens das boxes a funcionar a favor de Sebastian Vettel, com o alemão a insistir que não foi propositada, e o finlandês a deixar subentender que afinal o foi. Isto apesar de ‘Ice Man’ não o dizer explicitamente, como que a dizer que percebe as intenções e o interesse da Ferrari mas que tal não lhe agrada.
Poderá Kimi culpar mais alguém de não ter ganho? Vettel fez-se valer de uma série de voltas em que se manteve em pista antes de parar e tirou o máximo partido de não ter ninguém à sua frente para imprimir um ritmo fortíssimo que lhe permitisse manter o comando após o ‘pit-stop’, ainda que isso lhe tenha custando um pneu quase ‘quadrado’. Um risco que assumiu e que talvez lhe tenha valido a vitória. Mas toda a gente sabe que chamar um piloto na altura certa para evitar o tráfego no Mónaco é vital para se ter êxito. Que o diga Daniel Ricciardo na qualificação para a corrida deste ano,
O lado positivo da exibição de Raikkonen e da sua legião de fãs é que fez ma demonstração de rapidez num traçado que é conhecido por ser desafiador para um piloto, ao mesmo tempo que demonstrou com a ‘dobradinha’ que a Ferrari tem atualmente o carro a bater na F1.Fica a questão de saber se no Canadá a equipa de Maranello dará ao finlandês a oportunidade de vencer se tal estiver ao seu alcance ou irá preferir que novamente Vettel ganhe mais vantagem no campeonato.
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Há muita choradeira por terem visto o Vettel a vencer e a distanciar-se no campeonato. O facto, é que este ano, quer queiram, quer não, tanto a Mercedes como a Ferrari, irão beneficiam os Pilotos com melhores pontuações. Claro que os fãs não gostas como é lógico, mas neste campeonato, qualquer ponto extra poderá ser importante no final. Não se esqueçam que a fiabilidade poderá baralhar o jogo rapidamente.
Um artigo com um título mentiroso e tendencioso. Como se isto tivesse alguma comparação com o que se passou com o Alonso e o Massa em Hockenheim 2010.
Questão prévia, ordens de equipa sempre houve e haverá e a Ferrari não é exceção. Lendo o ultimo parágrafo, uma pergunta: fosse este um circuito que permitisse ultrapassagens, o Kimi teria ganho ? Como se explica que em 33 voltas nunca tenha aberto uma diferença de 4/5 seg para o 2ª? — O Bottas fez o pit stop na 33ª, quando devido ao Kimi perder tempo a ultrapassar o Button e Wehrlein ( e via-se no onboard destes a luzinha azul) , estava a 4 seg. dos Ferrari que perderam tempo atrás desses 2. Devia ou não um Ferrari ir… Ler mais »
Já agora, e aqui critico o Kimi: Se foi vítima de estratégias da Ferrari, porque em vez de perder 14 seg em 12 voltas para o colega, não fez questão de rodar e terminar a corrida sempre colado aos escapes do outro Ferrari, mostrando a todos o que se se passou? O Ronnie Peterson fazia isso com o Andretti em 78, o Gilles Villeneuve com o Scheckter em 79, ano em que aceitou ser o piloto nº2 deste para ganhar o campeonato ( e poderia ter sido ele o campeão, algo que hoje poucos se lembram), e tantos, tantos outros
Este ano não há margem para erro. Dificilmente assistiremos a intensas lutas de posição entre colegas de equipa, da Ferrari e Mercedes, como se assistiu o ano passado com o Hamilton e Rosberg. Num circuito “normal”, penso que o Vettel conseguiria ter ultrapassado o Kimi, mas com o mesmo a dar-lhe luta pela vitória. Duvido que o Bottas desse luta ao Hamilton em condições semelhantes.
De admirar seria se a Ferrari não lixasse o Kimi. Já o lixou muitas vezes, e é verdade que o Massa foi bastante prejudicado nos tempos do Schumacher, mas também Barrichelo e até Irvine, embora este não se ralasse muito com isso. Já no tempo de Scheckter era mais que evidente que Villeneuve não tinha autorização para andar à frente do “chefe”, e o mesmo se passou com Regazzoni nos tempos de Lauda.
A tradição é o que sempre foi.
Sendo que o Villeneuve aceitou sem resistência esse papel secundário em 1979, a seguir chegaria a vez dele ganhar o campeonato ( o que, infelizmente…).
E o Massa não se pôs de lado em Interlagos para deixar passar o Kimi e este se sagrar campeão? Há tantos exemplos
É verdade que Villeneuve não fez ondas, e Massa pôr-se de lado no fim do campeonato, compreendo mesmo em casa. O que me custa aceitar é estas escolhas serem feitas com tanta antecedência no campeonato, mesmo com uma diferença de 50 pontos entre os dois, ou mesmo escolher quem vai ser campeão, sendo certo que o título fica em casa, como em 2016 fez a Mercedes. Acho que os dois pilotos devem ser livres pelo menos até meio do campeonato, só sendo tomadas decisões se for necessário, e se já houver uma notória diferença entre os dois. Muitas equipas tomam… Ler mais »
Título estúpido e faccioso, tal como o resto do artigo. Este NBC, além de ser duvidoso que tenha habilitações escolares suficientes para escrever num website, só mostra que o AS nada mudou desde os tempos em que um pateta chamado Bernardo Matias vinha para aqui escrever textos sobre como o Vettel estava a fazer cair as audiências, ou que este último não era um produto genuíno da Red Bull, mas uma colaboração de RB com a BMW. Enfim, ‘haters gonna hate’. Os comentários do RodríguezBRM são mil vezes mais bem escritos, objectivos, eruditos e inteligentes que os artigos que o… Ler mais »
Ainda achas que tal acontece? Meu caro…isto é como no mundo da literatura e televisão…quem tem cunhas é que se safa.
Não, na verdade estava só a ser retórico. Está no sangue do AS ser assim. Já ando nisto há uns anitos e o AS foi sempre tendencioso e faccioso. No ano em que comecei a ler o AS (1980), o Piquet era um deus e o Alan Jones um filho-da-mãe de um pulha. Depois veio o Senna, e o Prost passou a ser o filho-da-mãe, tal como o Schumacher era o diabo a quatro e o Hill e o Häkkinen os anjos do bem. Agora o f. d. p. oficial é o Vettel. Há que retirar-lhe todo o mérito, mesmo… Ler mais »
Curioso que 3 desses “mafarricos” que o AS diaboliza ou diabolizou (AP, MS e SV), representam “só” 15 títulos mundiais. É obra do anti-Cristo!
Agradeço, MVM, teria que contratar um corretor de textos, fora o resto que é tanto lol Nas bancadas é que se está bem, dá para dizer tudo, até asneiras. — Ainda sobre o Mónaco: caso o Vettel tivesse parado logo a seguir ao Kimi (como muitos achavam o correcto), e lembrando que o Ricciardo continuou sem parar, imagine-se que entrava o SC. Alguém acredita que não era o RB a ganhar a corrida? Portanto, certa a Ferrari a diversificar as estratégias. E porquê o Kimi o 1º a parar? Se era ele que rodava em dificuldades a 1:17 altos, havia… Ler mais »
rodríguezbrm alguém que entenda o que se passou em corrida…já agora tenta explicar isso ao frenando_afondo, ernie e asfalto…que parece que ainda não entenderam patavina do que se passou em corrida, e parecem sofrer de clubite aguda.
O JLA é outro que tal, só que não diz mal da Ferrari.
Sinceramente isto é um “não assunto”, se fosse num outro circuito em que se pudesse ultrapassar em pista iriam dizer que tinham desligado um piston ao kimi.
Foi-me evidente que a Ferrari optou pelo piloto que está à frente no campeonato. o Kimi manteve sempre uma distância consirável do Vettel e estava a controlar perfeitamente a corrida. Da parte do Vettel estava à espera de mais honestidade. E um mau dia par a F1. Roubaram a vitória ao piloto que dominou o fim de semana…
Que eu me lembre, o Vettel liderou as FP2 + FP3 e venceu a corrida, enquanto o Raikkonen fez apenas a pole position. Mas “dominou o fim de semana”. Muito bom!
Mas não é claro para alguém que o Vettel é o primeiro piloto? Sendo fan do Kimi não gosto da situação, mas também não tenho duvidas que o Alemão é neste momento da carreira dos dois pilotos mais completo e consistente que o finlandês. O que interessa à Ferrari é o Vettel campeão do mundo, uma personalidade mais ou menos simpática e com queda para os eventos que a equipa precisa. Já o Kimi sempre detestou essa parte da vida da equipa, e apesar de ter uma legião de fans (provavelmente a maior do paddock), só ri quando lhe apetece… Ler mais »
Na minha opiniāo a Ferrari adoptou a estratégia correcta e a que levanta menos suspeitas no que toca a ordens de equipa se é que as houve; agora se o Kimi não está satisfeito tem uma solução que é deixar a Ferrari….quem não está bem muda-se.
Cumps
Artigo com um título acertadíssimo. Uma vergonha o que a Ferrari faz. Por aqui andaram a chorar por causa da Mercedes e agora revelam a verdadeira cara, quando acontece na Mercedes é uma vergonha isto e aquilo. Agora que foi na Ferrari já está tudo bem e o Kimi era mais lento e o vettel era super rápido. Curiosamente o mesmo aconteceu em barcelona, o Bottas não tinha ritmo e a equipa pediu para não bloquear Hamilton, nessa altura houve muito personagem que se indignou por aqui com esse facto, curioso… Agora a Ferrari fez o mesmo e já não… Ler mais »
Você precisa de deixar de ver F1 por uns tempos. Está a perder o discernimento à custa dos fracassos do HAM. Siga o meu conselho, senão daqui a pouco nem um psiquiatra clínico o safa.
MVM tem de dar um desconto…o gajo sofre de clubite aguda. Até parece que vie mais isto que o Hamilton. Se houver outra vitória do Vettel, cá estará ele com mais teorias conspiratórias.
Oh, eu até dava um desconto, mas ele parece um louco varrido com os comentários que tem feito ultimamente. Ainda por cima trata pessoas que nunca viu na vida por tu, manda ‘bocas’ sobre pálas nos olhos, e agora vem com esta dos hipócritas. Não, RogerM, não sou obrigado a ter paciência para gente desta.
Quando o Hamilton is faster than Bottas ninguém cria artigos, pois não?
Mas isto realmente é uma vergonha, mas na Mercedes é a mesma palhaçada e ninguém diz nada.
Nisso, o Autosport não é “filho único”. Dê uma olhadela por outros sites e verá que até dissecam tudo o que respeita a números e por jornalistas muito conceituados nos seus países.