GP Itália F1, TL3: Max Verstappen deixou Charles Leclerc a 0.3s

Por a 10 Setembro 2022 13:05

Max Verstappen foi o piloto mais rápido do treino livre 3 do Grande Prémio de Itália, com o tempo de 1:21.252s, menos 0.347s do que Charles Leclerc precisou para completar a sua volta rápida. Sergio Pérez fechou os três primeiros da tabela de tempos, a 0596s do seu companheiro de equipa, mas com um tempo mais rápido do que Carlos Sainz e Fernando Alonso, que terminou com o quinto tempo da sessão.

A terceira sessão de treinos livres arrancou com poucos carros em pista. Após os primeiros dez minutos apenas três pilotos rodavam no Autódromo de Monza. Com tantas penalizações, algumas já confirmadas e outras ainda por confirmar, que irão alterar o desenho final da grelha de partida, as equipas colocaram o foco no trabalho de simulação de corrida no derradeiro treino do fim de semana e por isso, apenas no final da sessão se fez alguma simulação de qualificação, contando já com a presença de Mick Schumacher que esteve parado durante grande parte da sessão, com os mecânicos da Haas a resolverem um problema no seu monolugar.

As equipas preferiram focar-se nas soluções para a corrida de amanhã. A Ferrari parece estar mais à vontade com o ritmo de corrida do que realmente em qualificação, mas podem estar mais à vontade, com Charles Leclerc à cabeça, para conseguirem o primeiro lugar da grelha de partida, já que Max Verstappen terá de cumprir uma penalização e Sergio Pérez não parece ser capaz de bater o tempo de volta rápida do piloto monegasco da Scuderia. Os pilotos da equipa italiana sentiram dificuldades em algumas zonas do traçado, mas no geral têm um melhor carro do que o resto da concorrência, à exceção de Verstappen. A Mercedes parece muito longe de Red Bull e Ferrari e não deverão ser ameaça.

Tendo-se focado muito no trabalho de corrida, George Russell foi o piloto mais rápido da dupla da equipa de Brackley, mas foi batido na tabela de tempos por Fernando Alonso e Lando Norris. Podemos assistir a mais uma boa qualificação do piloto espanhol da Alpine, que beneficiando das penalizações pode vir a sair bem da frente da grelha.

Apesar do aumento da temperatura na sessão de treinos, um fator que não beneficia o McLaren MCL36, Norris conseguiu rodar numa volta rápida num tempo muito perto daquilo que fez Alonso. Uma boa luta entre estes dois pilotos.

Em dificuldades parecem estar os pilotos da Aston Martin e da Haas, que viram Nicholas Latifi e o substituto de Alexander Albon, Nyck de Vries a completarem voltas mais rápidas do que os seus tempos. com a ressalva de Schumacher ter completado apenas 8 voltas ao traçado italiano.

Nyck de Vries vai fazer a sua estreia em corrida na Fórmula 1, substituindo Alexander Albon aos comandos do Williams FW44, que sofre de apendicite. De Vries guiou ontem o Aston Martin AMR22 de Sebastian Vettel no treino livre 1 e agora, no restante do fim de semana, será companheiro de equipa de Nicholas Latifi.

Sergio Pérez foi o primeiro piloto a sair para a pista para a terceira e derradeira sessão de treinos livres do Grande Prémio de Itália, com pneus médios montados no RB18. O piloto mexicano saltou para a liderança da tabela de tempos, mas a maioria dos pilotos ainda estavam parados na box sem terem saído para a pista.

Depois de uma primeira volta abortada por ter encontrado George Russell na entrada da reta interior, Max Verstappen subiu à liderança da tabela de tempos com o tempo 1:21.872s, efetuado com pneus médios.

Com a maioria dos pilotos a experimentarem os pneus médios, Valtteri Bottas teve de travar forte no final da reta da meta para não bater no Ferrari de Carlos Sainz que estava a rodar muito mais devagar na trajetória para a curva. Este episódio será investigado pelo colégio de comissários. Ainda Sainz, teve de parar na box com a equipa a informá-lo que teria um problema no seu monolugar, talvez uma questão no sistema de alimentação do F1-75.

Enquanto isso, Charles Leclerc rodou numa volta rápida e ficou a 0.072s do melhor tempo de Max Verstappen.

Nyck de Vries entrou em pista com cerca de 37 minutos para o final da sessão de treinos, quando não havia ainda sinais de Mick Schumacher, que tinha os mecânicos da Haas a trabalharem no carro e a tentar resolver um problema de embraiagem. O piloto neerlandês aos comandos do Williams saiu largo na Lesmo 1 e foi ainda à gravilha, conseguindo regressar à pista e continuar o programa de treino.

Passados os primeiros 30 minutos da sessão, a maioria dos pilotos tinham estado em programas de simulação de corrida. Max Verstappen liderava a tabela de tempos, com poucas mexidas, com o tempo 1:21.872s, tendo Charles Leclerc a 0.072s e Sergio Pérez no terceiro lugar a 0.276s. Carlos Sainz e Fernando Alonso fechavam o top 5. Seguiam-se Pierre Gasly, Lewis Hamilton, Lando Norris, Esteban Ocon e Yuki Tsunoda.

A grande maioria dos pilotos mudou para pneus macios para a fase final, preparando-se para a qualificação e por isso houve pouca ação em pista nos instantes anteriores da sessão.

Carlos Sainz ensaiou pela primeira vez uma volta rápida, mas com pneus macios ficou a 0.025s do tempo anterior de Max Verstappen com pneus médios. Charles Leclerc teve um pequeno percalço na segunda chicane e queimou a travagem. Lando Norris conseguiu melhorar o seu tempo e subiu ao sexto posto.

O líder do campeonato na sua primeira tentativa com pneus macios, obviamente, melhorou o seu tempo anterior com pneus médios, estabelecendo o tempo de 1:21.252s, enquanto Leclerc ficou a 0.353s. Fernando Alonso também concluiu uma volta rápida e passou para o quinto lugar da tabela de tempos, a 1.054s de Verstappen, passando a ter à sua frente Sainz, que tinha sido batido pelo tempo de Sergio Pérez.

Mais atrás, Nicholas Latifi passou para o 12º lugar, a 1.524s do melhor tempo, tendo atrás de si o seu companheiro de equipa para a prova de Monza, Nyck de Vries, a 1.617s de Verstappen.

Nos últimos minutos da sessão, Mick Schumacher saiu para a pista, montando pneus macios no Haas.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado