GP Grã-Bretanha F1, Max Verstappen: “Tomámos a decisão certa, falar depois é fácil…”

Por a 2 Agosto 2020 21:07

Um furo na roda dianteira esquerda do Mercedes de Lewis Hamilton, na última volta do Grande Prémio da Grã-Bretanha quase dava a vitória a Max Verstappen. Muitos pensaram de imediato que se a Red Bull não tivesse mandado o holandês às boxes para que este pudesse ir buscar a volta mais rápida, mas a verdade é que a Red bull não adivinhava o que se ia passar e que isso lhes iria custar a oportunidade da vitória.

Christian Horner admite que o seu piloto poderia ter sofrido o mesmo destino de Hamilton e Bottas, revelando que o pneu dianteiro-esquerdo do monolugar do holandês tinha uma “ranhura profunda”. Verstappen já tinha beneficiado de um furo no Mercedes de Valtteri Bottas na volta 50 das 52 da corrida, permitindo que o holandês subisse para o segundo lugar. Mas a Red Bull também ficou preocupada que Verstappen pudesse estar também em risco de furar e também por isso equipa trouxe-o às boxes aproveitando para tentar também a possibilidade do ponto bónus da volta mais rápida.

Mas quando Hamilton sofreu o seu próprio furo na última volta, Verstappen aproximou-se e cruzou a linha apenas a 5.856s de Hamilton. Se houvesse mais uma volta, o inglês seria facilmente passado. Será que foi uma má decisão da Red Bull? “O Max estava a ficar preocupado com as vibrações”, explicou Horner sobre a decisão de trocar pneus no carro de Verstappen. “Vimos o furo do Bottas e pudemos ver que tínhamos também uma grande ranhura no nosso pneu, por isso, optámos por fazer aproveitar a margem e tentámos ainda obter o ponto para a volta [mais rápida] também. E o pneu que saiu do carro do Max tem na verdade uma ranhura profunda e muitas lacerações também, pelo que não havia garantias de que teria chegado ao fim da corrida”.

Verstappen mostrou-se frustrado via rádio, após a bandeira de xadrez, mas pouco depois foi mais ‘político’: “Podia ganhar, mas também podia furar e depois perdia muito mais. Aí é que está, é fácil dizer depois que se deveria ter continuado, mas quem imaginava que ia suceder o mesmo ao Lewis? Com que frequência é que isto acontece? Por isso, não me arrependo de nada, penso que tomámos a decisão certa. Mas como disse, depois é fácil falar. Na altura, sentimos que essa era a decisão certa e continuo a pensar que foi a decisão certa. Não estou chateado ou desapontado por ter sido segundo, pois em condições normais teria sido terceiro”, concluiu.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
McFamba
McFamba
3 anos atrás

Quando vi o carro do Hamilton com o furo, a minha reação foi de que a Red Bull tinha perdido uma boa oportunidade de ter ganho a corrida. Opinião a quente lá está, mas mais tarde ocorreu-me que o Verstappen também podia ter tido um furo e ter perdido o segundo lugar. Pois, falar a quente nem sempre é aconselhável. Mais vale um pássaro na mão..

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Para quem defende que o verstappen fez bem em ir a box e que assim evitou um possível furo…. Devem se esquecer que houve 3 carros com furos e não dez ou quinze.

Para mim e já há muito que o digo. Ir a boxe para ter o ponto da melhor volta é ridículo.

Sempre achei que o ponto da best lap deveria voltar mas assim como tem sido é uma estupidez.

Metade das best laps teem sido pilotos que foram a box buscar o pontinho.

Próximo regulamento criar regra que box nos últimos 10% da corrida impede o pontinho.

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  Scuderia Fast Turtle
3 anos atrás

Foram 4 carros com furos e não 3

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  mariojscosta
3 anos atrás

Quais 4?

O kvyat que nada teve a ver com o caso Mercedes ou o Raikkonen que foi por ter partido a asa?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Tanto Mercedes como RB erraram nas últimas voltas. Após o furo de Bottas, a RB deveria ter continuado em pista, para impedir que a Mercedes ficasse com um pit-stop “grátis”. Mas depois não se percebe como a Mercedes com 30 segundos de espaço para evitar problemas no carro de Hamilton, não o chamam à box. Em suma, tiveram sorte que no carro de Hamilton foi na última volta ou teria não só perdido o primeiro lugar, como poderia ter perdido o segundo lugar. Com Bottas foi azar, puro e duro, quando aconteceu e onde aconteceu, não havia grande coisa que… Ler mais »

RogerM
RogerM
3 anos atrás

E se a Mercedes tivesse perdido o que interessa? No próximo GP fazem dobradinha se for preciso.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado