GP França F1: O filme do Treino Livre 1

Por a 22 Julho 2022 14:10

A primeira parte do treino ficou marcada pelos primeiros testes às muitas atualizações que as equipas introduziram para este fim de semana. Muitas novidades em todas as equipas, também para preparar a entrada em cena das novas regras que serão implementadas em Spa (controlo de flexão dos fundos). Nyck de Vries (no lugar de Lewis Hamilton) e Robert Kubica (no lugar de Valtteri Bottas) assumiram os monolugares da Mercedes e Alfa Romeo, respetivamente.

Pierre Gasly começou mal o fim de semana com um problema na unidade motriz do seu Alpha Tauri, mas foi um problema de fácil resolução, regressando à pista pouco depois. Max Verstappen e Sergio Pérez instalaram-se no topo da tabela, nos primeiros 15 minutos do treino, tempo feito com pneus macios, seguido de Charles Leclerc (macios). Seguiam-se De Vries e Daniel Ricciardo com os pneus médios. Kubica, Zhou Guanyu e Esteban Ocon não tinham ainda tempos em seu nome.

Sérgio Pérez falhou uma travagem e danificou um conjunto de pneus macios ainda na primeira metade do treino. Carlos Sainz estava no fundo da tabela, ambientando-se ao que deverá a sua posição na largada de domingo, pois o espanhol já usou uma centralina nova (10 lugares de penalização) no carro e o mais provável é trocar mais elementos.

À passagem da meia hora, Verstappen continuava na frente, seguido de Pérez, Leclerc, George Russell e Sainz, sendo que destes cinco, apenas Russell fizera o tempo com pneus médios. Mas Sainz tratou de passar para a frente da tabela. De Vries também se colocou no top 5 pouco depois, com Leclerc em sétimo, atrás de Alex Albon, já todos com pneus macios. Verstappen regressou ao topo pouco depois, seguido de Leclerc e Sainz, com Gasly a chegar ao quarto tempo, sendo destronado por Russell. Os tempos começaram a cair nos últimos minutos (já havia alguma preparação de qualificação) e Leclerc passou para a frente da tabela, numa fase em que todos os pilotos estavam com as borrachas mais macias.

O treino terminou pouco depois e Leclerc ficou com o melhor tempo (1:33.930), seguido de Verstappen e Sainz a completar o top 3.

Para já, mantém-se a ordem vigente na corrida anterior, com Ferrari e Red Bull separadas por quase nada, com a Mercedes por perto e com a Alpha Tauri a mostrar algo mais, assim como a Williams, com a Alpine mais discreta, tal como a Aston Martin. Mas foi apenas o primeiro treino, em que as equipas validaram as novidades introduzidas. O segundo treino está agendado para as 16 horas. 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado