GP França F1, TL1: Charles Leclerc e Ferrari começam na frente

Por a 22 Julho 2022 14:17

Faltavam cerca de 15 minutos para o final da sessão quando Charles Leclerc colocou o seu Ferrari F1-75 no topo da tabela de tempo, registo que se manteve até ao final da sessão. Bateu Max Verstappen (Red Bull RB18) por 0.091s, com Carlos Sainz (Ferrari F1-75) em terceiro a 0.338s.

George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) foi quarto a 0,951s, o primeiro com pneus médios, ao contrário dos quatro primeiros que fizeram o seu tempo com pneus macios. O inglês ficou na frente de Pierre Gasly que aparentemente tem agora um AlphaTauri AT03/Red Bull mais competitivo fruto das evoluções trazidas pelos homens de Faenza para França.

Sexto posto para Sergio Perez (Red Bull RB18), na frente do melhor dos McLaren, o de Lando Norris (McLaren MCL36/Mercedes). Os upgrades no McLaren só estiveram montados no monolugar de Daniel Ricciardo, de modo a que a equipa comparasse os registos. Daniel Ricciardo foi décimo. Quatro décimos mais lento que Norris.

Boa prestação de Alexander Albon, que colocou o seu Williams FW44/Mercedes na oitava posição.

Se estranha não ver Lewis Hamilton na lista, e que este fim de semana completa o seu 300º Grande Prémio fique a saber que foi aqui substituído por Nick de Vries (Mercedes F1 W13/Mercedes), que foi nono.

Zhou Guanyu foi o melhor piloto da Alfa Romeo, no 11º lugar, à frente de Lance Stroll (Aston Martin) e do piloto mais rápido da Alpine, Esteban Ocon. O piloto reserva Alfa Romeo, Robert Kubica fez a sua segunda aparição nos treinos livres este ano, foi 19º.

Já se ficou a saber que Carlos Sainz vai ter uma penalização (para já) de 10 posições na grelha devido a um motor de combustão (ICE).

A sessão ficou marcada por alguns incidentes, nada de grande monta.

Só já bem para lá do meio da sessão os tempos começaram verdadeiramente a cair, a 15 minutos do fim, Max Verstappen rodava na frente de Charles Leclerc, com o monegasco a ir para a frente para não mais de lá sair.

Todos os três compostos de pneus foram usados na sessão de 60 minutos, já que as equipas têm de avaliar como as borrachas da Pirelli lidam com a onda de calor que atravessava a Europa neste momento. As temperaturas da pista atingiram nesta sessão os 58 graus Celsius. Isto significa cerca de mais, pelo menos 20º nos asfalto.

Filme da sessão

A primeira parte do treino ficou marcada pelos primeiros testes às muitas atualizações que as equipas introduziram para este fim de semana. Muitas novidades em todas as equipas, também para preparar a entrada em cena das novas regras que serão implementadas em Spa (controlo de flexão dos fundos). Nyck de Vries (no lugar de Lewis Hamilton) e Robert Kubica (no lugar de Valtteri Bottas) assumiram os monolugares da Mercedes e Alfa Romeo, respetivamente.

Pierre Gasly começou mal o fim de semana com um problema na unidade motriz do seu Alpha Tauri, mas foi um problema de fácil resolução, regressando à pista pouco depois. Max Verstappen e Sergio Pérez instalaram-se no topo da tabela, nos primeiros 15 minutos do treino, tempo feito com pneus macios, seguido de Charles Leclerc (macios). Seguiam-se De Vries e Daniel Ricciardo com os pneus médios. Kubica, Zhou Guanyu e Esteban Ocon não tinham ainda tempos em seu nome.

Sérgio Pérez falhou uma travagem e danificou um conjunto de pneus macios ainda na primeira metade do treino. Carlos Sainz estava no fundo da tabela, ambientando-se ao que deverá a sua posição na largada de domingo, pois o espanhol já usou uma centralina nova (10 lugares de penalização) no carro e o mais provável é trocar mais elementos.

À passagem da meia hora, Verstappen continuava na frente, seguido de Pérez, Leclerc, George Russell e Sainz, sendo que destes cinco, apenas Russell fizera o tempo com pneus médios. Mas Sainz tratou de passar para a frente da tabela. De Vries também se colocou no top 5 pouco depois, com Leclerc em sétimo, atrás de Alex Albon, já todos com pneus macios. Verstappen regressou ao topo pouco depois, seguido de Leclerc e Sainz, com Gasly a chegar ao quarto tempo, sendo destronado por Russell. Os tempos começaram a cair nos últimos minutos (já havia alguma preparação de qualificação) e Leclerc passou para a frente da tabela, numa fase em que todos os pilotos estavam com as borrachas mais macias.

O treino terminou pouco depois e Leclerc ficou com o melhor tempo (1:33.930), seguido de Verstappen e Sainz a completar o top 3.

Para já, mantém-se a ordem vigente na corrida anterior, com Ferrari e Red Bull separadas por quase nada, com a Mercedes por perto e com a Alpha Tauri a mostrar algo mais, assim como a Williams, com a Alpine mais discreta, tal como a Aston Martin. Mas foi apenas o primeiro treino, em que as equipas validaram as novidades introduzidas. O segundo treino está agendado para as 16 horas.

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