GP do Mónaco: Vitória dominante de Max Verstappen

Por a 23 Maio 2021 15:42

Max Verstappen venceu de forma clara o GP do Mónaco. O piloto da Red Bull liderou praticamente toda a corrida e consegue pela primeira vez terminar no pódio no Principado. Mais que isso, Verstappen sai líder do campeonato, depois de uma tarde para esquecer para a Mercedes. Carlos Sainz teve um prémio de compensação e terminou na segunda posição, primeiro pódio pela Ferrari, depois de uma corrida sólida e Lando Norris conseguiu aguentar a pressão de Sergio Pérez e terminou em terceiro lugar.

Max Verstappen não teve um bom arranque mas tratou de tapar logo Valtteri Bottas o que lhe permitiu manter o lugar, com Carlos Sainz e Lando Norris atrás.

Lance Stroll passou Kimi Raikkonen no gancho do Grand Hotel, tal como  Mick Schumacher fez a Nikita Mazepin, sendo as manobras mais vistosas da primeira volta. Fernando Alonso também teve um bom arranque e ganhou três posições.

Lance Stroll e Yuki Tsunoda começaram a prova com pneus duros numa tentativa de estratégia alternativa para os dois pilotos.

Max Verstappen tratou de tentar colocar alguma distância para Bottas mas o piloto da Mercedes não estava com vontade de deixar escapar o Red Bull. 

Dez voltas depois da luz verde, as posições mantinham-se, mas o grupo da frente já tinha mais de 23 segundos de vantagem para Lance Stroll, piloto que iria parar mais tarde e por isso a evitar para os pilotos na frente. Lando Norris estava a forçar o andamento e era o mais rápido nesta fase.

Na volta 15, os homens da frente começaram a mostrar mais andamento e os tempos por volta começaram a cair, com Verstappen e Bottas a acelerar um pouco mais. 

Lando Norris viu a bandeira preta e branca por ultrapassar os limites de pista, algo estranho pois não estava a ser pressionado.

Na volta 24 Sainz aproximava-se de Bottas e pressionava o finlandês que se queixava da aderência dos seus pneus. 

 Na volta 30 Lewis Hamilton foi o primeiro a entrar nas boxes e calçou os pneus duros para tentar passar Gasly. Valtteri Bottas entrou nas boxes para trocar de pneus, mas a roda dianteira direita resolveu colar e não sair, obrigando à desistência do #77.

A tarde piorou para a Mercedes pois a estratégia não resultou e Hamilton perdeu duas posições depois de Gasly e Vettel terem feito o overcut ao piloto britânico. 

Max Verstappen parou na volta 35 com a liderança garantida apesar de sair atrás de Sergio Pérez, que parou uma volta depois, subindo à quarta posição passando três carros na paragem, numa excelente operação da Red Bull.

Verstappen começou a gerir o andamento, com Carlos Sainz a aproximar-se. Norris estava a alguma distância mas não muito longe, com Pérez também a aproximar-se do McLaren. 

Na volta 55, Verstappen queixava-se do funcionamento do seu sistema híbrido, enquanto Carlos Sainz começava a pressionar mais Verstappen na tentativa de agitar as águas. Norris dizia que o carro estava horrível de guiar, com Pérez a tentar aproximar-se do McLaren. 

Na volta 63 Pérez  começou a apertar ainda mais Norris, tentando forçar um erro do jovem britânico. Na volta 65 Pérez já tinha visão privilegiada da traseira do McLaren #4. 

Norris conseguiu passar pelos retardatários sem muitos problemas e manteve Pérez a alguma distância, mas esta era a luta mais interessante a par da luta entre Antonio Giovinazzi e Esteban Ocon.

Max Verstappen manteve-se na frente sem ser incomodado até ao fim e venceu a corrida de forma incontestável, com a companhia de Sainz em segundo e Norris em terceiro. Pérez ficou em quarto depois de uma excelente corrida e Vettel fechou o top 5 depois de uma grande tarde para o alemão. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
56 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
aguia25
aguia25
2 anos atrás

Excelente corrida. Bem disputada, muitas lutas em pista, muitas ultrapassagens, incerteza no resultado constante. Esta pista é mesmo assim. Proporciona emoção até ao fim. Já não se fazem tampões destes. É disto que o meu povo gosta, mas só quando o Hamilton não ganha. Assim vale a pena. Se for ao contrário já é uma valente seca. RIP Mónaco!
Venha Baku para ver se me desfaço destas caixas de rennie!

Last edited 2 anos atrás by aguia25
no-team
2 anos atrás

Como se esperava, Mónaco foi mesmo território RB. Claro que é preciso passar da teoria para a prática, era preciso provar isso na pista, e é aí que aparece Max, mais uma vez a demonstrar que está preparadíssimo para uma luta taco a taco seja com quem for. O piloto da RB teve um fim de semana imaculado, em crescendo e nunca deixou sequer que os rivais sonhassem com a vitória após ter herdado a pole position. Nota 10 para Sainz Jr. Acredito que para a Ferrai ter um piloto como Sainz do seu lado seja um alívio. O piloto… Ler mais »

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Parabéns ao Verstappen pela vitória!
Grande Prémio do Mónaco = Grande soneca

zedasrodas
2 anos atrás

Agora com os ânimos mais calmos e depois da ressaca de uma corrida «espetacular» resta mais uma vez sonhar que esta pista seja banida do campeonato da F1, isto mais parece uma corrida de comboios engatados nos trilhos.
Com o inicio da época a dar algum entusiasmo extra, eis que se voltou ao marasmo e o mais engraçado é que muitos dos que reclamam ultrapassagens, incertezas do vencedor e outras surpresas se sintam felizes com este tipo de corridas que se definem no dia anterior com a qualificação.
Venham corridas a sério porque desfiles de passerelle dispensa-se da F1.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado