GP do Bahrein F1, Sondagem: Quem tem razão no caso Max Verstappen?

Por a 28 Março 2021 19:55

O caso irá fazer correr muita tinta. Max Verstappen passou Lewis Hamilton mas foi obrigado devolver a posição por ter feito a manobra fora do limite de pista, numa zona onde outros pilotos também ultrapassaram os limites de pista. Terá sido esta exigência da FIA justa após vários pilotos incluindo Hamilton terem ultrapassado os limites na mesma curva onde foi ultrapassado?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

20 comentários

  1. jose melo

    28 Março, 2021 at 20:21

    Pelos vistos vai correr tinta, porque alguém precisa de escrever sobre o assunto. Se a RB e o Max (até foi muito desportivo nas declarações) não colocaram em causa a decisão, vão ser os leigos a discutir regras?

    • Speedway

      29 Março, 2021 at 1:46

      Do jeito que a F1 anda , dos “we race as one etc, etc”, o Hamilton tem ” um estatuto muito especial”, só para ele. Como adepto que sempre admirou o Hamilton, acho este proteccionismo e uma certa cobardia de todos, uma Vergonha com letra grande.
      Mas foi uma Grande corrida.

  2. MLS_OLD

    28 Março, 2021 at 20:37

    Verstappen alargou assim tanto porque perdei um pouco o carro.
    Mas onde Verstappen tem o carro nessa foto, foi onde Hamilton passou metade da corrida.

    • jose melo

      28 Março, 2021 at 21:13

      Há algumas regras que já têm muitos anos na F1. Quando pilotos excedem os limites da pista, normalmente são advertidos pela Direção. Neste caso, a Direção pelos vistos entendeu não o fazer, e quando se aperceberam disso, praticamente todos os pilotos o fizeram. Sendo certo que alguns o descobriram primeiro, e também é certo que e porque a TV dá mais uns que outros, uns parecem que fizeram mais vezes que outros. E pelo que foi visível o LH e a Mercedes, parecem ter descoberto primeiro que a RB. Supostamente (até porque o faziam) seria uma vantagem. Mas lendo as declarações do responsável técnico da Mercedes, onde este diz que o Max quando o fez a ultrapassar perdeu temperatura nos pneus que o impediram de retornar rapidamente à traseira do LH, como ao tentar fazê-lo “arrumaram” os pneus.
      Mas também há uma coisa que julgo que sempre houve: é que ultrapassar os limites para ganhar posição é proibido em todo o lado. E foi o que aconteceu. De outro modo, não faltam chicanes em muitas pistas que permitem ganhar posição se não forem feitas.
      O que mais releva, é que tanto a RB como o Max não discutiram a Decisão. Porque é que outros o fazem?

  3. dematos-armindogmail-com

    28 Março, 2021 at 20:40

    Naquela zona onde MV foi penalizado, contei pelo menos 7 infracções do LH, apos a box da RB ter dito a MV que devia aproveitar da mesma forma a Direção da Corrida, duz que esta atenta a essas manobras e por fim todos vimos a vergonha da decisão, lamentável…… da a sensação que so pode ganhar a Mercedes e o LH, ja parecem as decisões inexplicáveis da Liga Portuguesa de Futebol.

    • NVG

      28 Março, 2021 at 21:17

      Fiquei com a impressão que os pilotos estavam livres para abusar da curva 4, até precisamente a RB se queixar.
      Mas uma coisa foi clara, antes umas voltas da ultrapassagem do Max, já o Ham estava “proibido” de ultrapassar os limites.
      Por isso, não acho justo a alegação que a direção de corrida favoreceu a Mercedes ou o Ham..

  4. Robin Hood

    28 Março, 2021 at 21:04

    Até os comentadores da eleven sports 3, estavam contentíssimos, com a vitória do hamilton. Um deles é um falta de ar. Esta vitória era do Max.

  5. Fast Turtle

    28 Março, 2021 at 21:38

    O Hamilton abusou na mesma curva mais de 20 vezes. Repito mais de 20 vezes. Já há vídeos no Twitter disso.

    Não atirem as culpas a fia mas sim. Ao director de corrida e companhia que adoram o Hamilton. Já o adoram a uns anos e assim continua.

    • inoferreira

      28 Março, 2021 at 22:00

      Mas diga-me por favor uma coisa das 20 vezes que o Hamilton o fez quantos carros passou???

      • dematos-armindogmail-com

        28 Março, 2021 at 22:20

        Quanto tempo ganhou ou nao perdeu?

      • Fast Turtle

        28 Março, 2021 at 23:31

        Tem toda a razão.

        Comtabalizado o tempo se calhar dava uns dez segundos mas o que importa é se ultrapassa alguém ou não.

        E quem diz que o max fez o mesmo que veja mas é a corrida com olhos de ver e não se ponham a adorar o Deus hamilton.

        Não gosto nem de um nem de outro mas sei reconhecer a verdade desportiva e não a que me convém.

        • inoferreira

          29 Março, 2021 at 0:14

          Claro que não sabe reconhecer, isso é grande tanga, se soubesse reconhecer sabia que passar os limites da pista quando se está sozinho não é a mesma coisa que passar os limites da pista para conseguir ultrapassar um adversário, isso é o seu subconsciente a falar, e este momento nem sequer era falado se o Max tivesse tido cabeça, o resto são tudo tretas, acho que o próximo propósito da organização Mundial de saúde é tentar arranjar uma vacina anti-lewis tal é a depressão que ele causa em algumas pessoas, mas para azar de muitos parece que é uma doença que está para durar.

    • NVG

      28 Março, 2021 at 22:12

      Contou as vezes que o Max abusou na mesma curva?

    • Frenando_Afondo™

      29 Março, 2021 at 2:10

      Eich tanto choro. Mas o Max também abusou, quanto tempo é que ele ganhou tendo em conta que o RB na parte central da pista ganhava em média 0.3s aos Mercedes?

      Mas pá, se queres penalizações, força, mas Max também leva e o resultado fica exactamente na mesma.

      E não vos entendo, andaram a chorar durante anos que querem lutas em pista, agora queixam-se que Max não pode ganhar usando uma manobra ilegal. Decidam-se.

  6. aguia25

    29 Março, 2021 at 0:13

    Nem a cmtv perguntava melhor!🤦‍♂️

  7. Frenando_Afondo™

    29 Março, 2021 at 2:15

    Ganhou uma posição de maneira ilegal. Ele fala nos tais “5 segundos” mas esses 5 segundos são para manobras não intencionais e que não envolvem ficar com uma vitória. Porque se a direção de corrida advertiu que deveria ceder a posição, então ele ao não obedecer está a por-se a jeito para uma penalização maior, porque está consciente que ficou com a posição de maneira ilegal.

    A questão que agora falam sobre os limites de pista (mais uma vez usando isso como desculpa para desculpar uma manobra que continuar a ser ilegal, independentemente de como queiram desviar a atenção). Foi algo decidido pela direção de corrida, que até o Autosport fez um artigo sobre isso. Os limites de pista durante a qualificação eram mais que rígidos, foi por fora – volta apagada.
    Na corrida já tinham anunciado que ia ser diferente, que iam dar algum espaço, mas sem abusos, assim que todos os pilotos na frente usaram a saída da curva 4, Hamilton e Max incluídos. Foram avisados após um terço da corrida e a partir daí respeitaram os limites. Assim que não sei bem o que os “fãs” esperam que seja feito, querem que a FIa dê penalidades? Ok, mas o Max não vai ganhar a corrida na mesma, se é isso que estão a tentar forçar, afinal ele abusou dessa saída igualmente.

  8. NOTEAM

    29 Março, 2021 at 10:15

    O Max é bem penalizado, isso é indiscutível. A questão é perceber se havia uma directiva clara para todos. Se era permitido exceder os limites da pista, porque deixou de ser? Se deixou de ser, qual é o motivo? Só os pilotos Mercedes estavam a ir para além dos limites ou estavam todos? Quem ultrapassou fora dos limites da pista e não foi penalizado?

  9. Speedway

    29 Março, 2021 at 10:33

    Numa época como a que vivemos em que as verdades passam por mentiras e vice versa, uma gestão de corrida habilidosa pode manipular o resultado…sob capa de defender a legalidade.
    O Vestappen levou vantagem indevida ao passar o Lewis fora da pista ?Verdade. Mas igualmente o Lewis a passar por 29 vezes fora de pista também ganhou vantagem indevida. E a partir daí todo está viciado. Tudo seria diferente. É malicioso e devemos estar atentos a estas “habilidades” em que te vendem gato por lebre. Mal vai a F1 se vamos por aí.

  10. tnfsfcpgmail-com

    30 Março, 2021 at 11:56

    29 vezes!? Ainda perguntam…

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado