GP dell’Emilia-Romagna – 5 histórias que prometiam passar pelo paddock

Por a 17 Maio 2023 12:10

A Fórmula 1 deveria regressar no próximo fim-de-semana com o Grande Prémio dell’Emilia-Romagna e seriam muitos os temas que alimentarão as conversas no paddock, muito embora, por agora, o grande assunto seja o tempo.

Um novo caminho para a Mercedes?

A Mercedes estreará em Imola um novo pacote aerodinâmico, com o qual espera dar um passo em frente no que diz respeito à performance do W14, e, mais importante, garantir uma nova plataforma que garanta um caminho de desenvolvimento com mais potencial para o futuro, o que implicará um afastamento da actual filosofia do carro da marca de Estugarda.

Segundo a própria equipa, na pista italiana será experimentada novos flancos, suspensão dianteira e fundo com canais venturi.

O objectivo da Mercedes com este pacote desenvolvimento, criado ainda sob a batuta de Mike Elliot, que, entretanto, foi substituído por James Allison, será melhorar a plataforma mecânica de modo a poder rodar com o W14 com uma distância ao solo menor, o que criará mais apoio aerodinâmico.

Espera-se que o carro de Brackley se afaste do conceito ‘zero-sidepod’, no entanto, não se acredita que passe a partilhar grande semelhanças com o Red Bull RB19 Honda, dado que isso exigiria uma completa reformulação do projecto, o que presentemente é difícil de fazer durante a temporada devido aos constrangimentos criados pelo Tecto Orçamental.

Contudo, as prestações de Lewis Hamilton e George Russell serão seguidas com interesse com o intuito de perceber se existe uma evolução competitiva da parte da Mercedes.

Nyck de Vries sob pressão

A situação de Nyck de Vries é de momento extremamente débil – o holandês tem vindo a ser dominado completamente por Yuki Tsunoda, tanto em qualificação como em corrida, e, para além disso, tem vindo a cometer alguns erros que condicionaram os seus resultados.

Como é do conhecimento de todos, Helmut Marko não é das pessoas mais pacientes e correm rumores de que o neerlandês poderá ser substituído após o Grande Prémio de Espanha.

Estes boatos tiveram início em Itália após a prova de Miami, quando Daniel Ricciardo se deslocou a Faenza para realizar o seu banco, uma vez que, para além de piloto de testes da Red Bull, cumpre também a mesma função na AlphaTauri.

O australiano é dado como possível no lugar de de Vries, ainda que a sua viagem à sede da equipa transalpina já estivesse planeada há bastante tempo, mas começam a surgir outros nomes.

Um deles é Liam Lawson, piloto da Red Bull Academy, que está a disputar a Super Formula, no Japão, tendo vindo a impressionar, e outro é Mick Schumacher, o que já foi negado por Dr. Marko.

Seja como for, de Vries está a sob pressão para mostrar serviço e em Imola será confrontado com os boatos de que tem sido alvo nos últimos dias.

Szafnauer já tem potenciais substitutos

Esta é uma história que teve o seu início ainda antes do Grande Prémio de Miami, com capítulos durante o fim-de-semana, mas que deverá continuar na ordem do dia em Imola.

Laurent Rossi não teve pejo em fazer críticas à equipa da marca que dirige, a Alpine, que caíram que nem bombas no seio da formação sediada em Enstone.

As chamadas de atenção visavam diversas áreas da estrutura da Alpine, sendo personificaas por Otmar Szafnauer.

Rossi chegou mesmo a admitir que poderia fazer alterações na equipa no decorrer da temporada, caso a situação não melhorasse, o que imediatamente criou uma lista de nomes que poderiam ocupar o lugar do americano, que foi contratado pelo francês no início do ano passado.

Éric Boullier, que já passou pela equipa e pela McLaren, está livre desde que o Grande Prémio de França deixou de fazer parte da temporada, era o director da empresa que organizava o evento, tendo sido o primeiro apontado ao lugar de Szafnauer.

Mas agora surge um novo nome para assumir a posição do americano, o de Mattia Binotto.

O italiano deixou a Ferrari no final do ano passado, para ceder a liderança da ‘Scuderia’ a Frédéric Vasseur, estando presentemente em ‘período de nojo’, mas deverá ficar livre até ao final do ano.

O tempo deixa haver Grande Prémio?

As condições climatéricas são já um tema de conversa, com a chuva a obrigar que o paddock fosse evacuado na terça-feira, quando eram realizados trabalhos de montagem em Imola, mantendo-se o circuito fechado durante a quarta-feira, havendo registos de inundações, pelo menos, no paddock dois, onde deverão ficar as equipas de Fórmula 2 e Fórmula 3.

A zona da Emília Romana está sob alerta vermelho devido ao risco de cheias e derrocadas, isto depois de já ter havido inundações há poucas semanas que ceifaram a vida a duas pessoas.

O Grande Prémio deverá seguir em frente, mas poderá haver algumas questões que se poderão intrometer no normal decorrer do evento, sendo esperado ainda chuva para o fim-de-semana, apesar de em quantidades dentro da normalidade, sobretudo na qualificação, o que permitirá à Pirelli estrear em competição os seus novos pneus para piso molhado.

Qualificação

No Grande Prémio dell’Emilia-Romagna será testado uma qualificação com uma ligeira alteração que, no entanto, poderá ter algum impacto na corrida, se o tempo seco se fizer sentir ao longo de todo o fim-de-semana, o que presentemente parece ser quase impossível.

Na prova transalpina cada piloto terá direito a apenas onze jogos de pneus de seco – contra os treze habituais – três duros, quatro médios e outros tantos macios.

Para além disso, cada piloto terá de usar cada um dos compostos na qualificação, começando na mistura mais dura para terminar na Q3 com a macia.

Com menos pneus disponíveis e obrigatoriedade de usar todos os tipos durante a sessão que define a grelha de partida as equipas e pilotos poderão ser empurradas para estratégias de duas paragens nas corridas.

Em Imola, com a chuva prevista para a hora da qualificação, a confirmar-se, o formato não será testado, ficando ainda os pilotos com pneus suficientes para realizar a estratégia durante a corrida de domingo, caso a pista esteja seca.

Foto: Mark Thompson/Getty Images/Red Bull Content Pool

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado