GP da Hungria de F1: Os erros que prejudicaram Hamilton e Verstappen

Por a 2 Agosto 2021 17:08

Lewis Hamilton e Max Verstappen chegavam ao Grande Prémio da Hungria depois do seu polémico incidente de Silverstone e a tensão era elevada, após quase duas semanas de troca de palavras mais ou menos acesas. O holandês esperava poder retificar o abandono britânico com um triunfo, mas cedo a situação ficou mais difícil que o esperado e na primeira curva as suas expectativas desapareceram, ao passo que o inglês foi obrigado a uma recuperação que o levou ao pódio.

Hungaroring era visto como um circuito da Red Bull, mas desde cedo o Mercedes mostrou estar mais à-vontade no sinuoso traçado magiar e a qualificação confirmou as primeiras indicações com Hamilton a conquistar a pole-position, a 101ª da sua carreira, seguido do seu colega de equipa.

Verstappen não ia além de terceiro, com Sérgio Pérez no seu encalço, nunca parecendo ser capaz de criar uma verdadeira oposição aos homens dos carros negros. Para além disso, o holandês, tal como o seu colega de equipa, passaram à Q3 com pneus macios, que todos queriam evitar na corrida, apesar de numa primeira volta lançada ter realizado uma marca com médios capaz de lhe garantir uma posição no derradeiro segmento da qualificação.

Apesar das ameaças de chuva, Hungaroring estava sob um intenso calor, a pista ultrapassou diversas vezes os 60ºC de temperatura, e o Red Bull mostrava-se mais sensível à temperatura que o Mercedes.

Foi, portanto, com regozijo que a chuva foi acolhida pelos homens da Milton Keynes, uma vez que, com todos os pilotos a recorrerem aos pneus intermédios para lidarem com o asfalto molhado, a incerteza era maior, dando maiores possibilidades a Verstappen de lutar pela vitória.

Do lado da Mercedes, a chuva era vista como uma contrariedade, dado terem o carro mais eficaz na pista seca da Hungria.

No entanto, rapidamente estas considerações passaram para um plano académico, com Valtteri Bottas a espoletar um incidente (ler em separado) que acabaria com seu abandono e o de Pérez, danificando ainda seriamente o monolugar de Verstappen, que perdeu bastante apoio aerodinâmico devido aos estragos em todo o lado direito do seu carro.

A corrida seria interrompida com bandeiras vermelhas para limpar a pista – Lance Stroll provocara outro acidente na mesma curva – e Hamilton estava numa liderança confortável, com o seu rival apenas em décimo segundo e com um carro bastante danificado, sem que a Red Bull pudesse recuperar minimamente. 

Com o Sol a irromper a chuva a não voltar, a pista secava rapidamente, obrigando as equipas a tomar decisões sobre que pneus montar nos seus carros para a restante corrida, que tinha ainda sessenta e sete voltas por disputar.

Ninguém apostou em slicks e este terá sido o grande erro da Red Bull.

Sem nada a perder, com um carro com o qual nem sequer sabia ser capaz de alcançar a meta, a formação de Milton Keynes, normalmente muito ágil nas suas decisões estratégicas, não teve o rasgo de montar pneus médios no monolugar de Verstappen, o que o poderia guindar ao comando ao cabo de uma volta.

Dificilmente conseguiria manter a liderança e vencer o Grande Prémio da Hungria, mas seguramente que poderia terminar mais bem classificado que no desapontante décimo lugar – nono com a desclassificação de Sebastian Vettel, que ainda não foi homologada – minimizando os estragos e, até talvez, conseguindo manter Hamilton atrás de si…

Se a Red Bull não tinha muito a perder, a Mercedes, com o inglês no comando, não tinha o luxo de tomar decisões arrojadas e, tal como o restante pelotão saiu para a pista com intermédios.

Porém, enquanto todos os outros rumaram às boxes para montar médios no final da segunda volta de aquecimento, o inglês continuou solitariamente para a grelha de partida, assistindo-se à estranha imagem de ver apenas um carro perante os semáforos.

Quando se está no comando, arriscar é sempre mais difícil, e tendo a primeira boxe do “pit-lane”, como é o caso da Mercedes, numa romagem às boxes massificada, como se verificou, perde-se muito tempo, com a equipa ser obrigada a deixar passar a totalidade do pelotão que está ainda compacto.

Ainda assim, se os estrategas da formação tivessem decidido trocar os intermédios pelos slicks ao mesmo tempo que os restantes, poderia deixar o seu piloto numa situação mais favorável, dado que não cairia para último, como aconteceu, depois de entrar nas boxes no final da primeira volta após o recomeço.

Ainda assim, e com uma estratégia agressiva de duas trocas de pneus, Hamilton recuperou até segundo – com a desclassificação de Vettel – e se não tivesse apanhado Alonso pelo meio, poderia até ir mais além.

Num dia em que nem Red Bull ou Mercedes estiveram perfeitas estrategicamente, o inglês reassumiu a liderança do Campeonato de Pilotos, beneficiando dos problemas de Verstappen, criados por Bottas.

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