GP da Austrália F1: 10 coisas que ficámos a saber…

Por a 24 Março 2017 12:14

Decorreram esta madrugada as duas primeiras sessões de treinos livres do ano. E está tudo na mesma como a lesma… ou quase!

1 – Sendo lógico que os dois primeiros treinos livres nunca ‘dizem’ tudo, pois trata-se mais de sessões para afinar os carros, basicamente foi como no futebol: São 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha. Aqui foi semelhante, são 20 carros em pista, e ‘ganha’ a Mercedes, com Lewis Hamilton a ser o mais rápido nas duas sessões. Logo ele que tinha dito esta semana: “A Ferrari é favorita…” Viu-se…

2 – Mas Vettel diz que a Ferrari está só a “ganhar balanço”. Vá ‘Gina’, dizem alguns! O alemão ficou a 0.547s de Hamilton no segundo treino livre, que já dá uma ideia mais correta da correlação de forças: “Tivemos alguns pequenos stresses, nada de especial, demorámos um pouco mais a entrar no ritmo…”

3 – Mercedes, Red Bull e Ferrari. Tal como se esperava, são as três equipas mais fortes.

4 – Valtteri Bottas terminou as duas sessões a mais de meio segundo de Lewis Hamilton. É este o ponto de partida que o finlandês tem para o resto da temporada. Ninguém estava à espera que Bottas chegasse à Mercedes e andasse ao nível de Hamilton, pois não?

5 – McLaren ‘aflita’. Já se esperavam problemas, mas o 14º e 12º lugares de Fernando Alonso nas duas sessões e o 17º e 20º de Stoffel Vandoorne confirmam que esta vai ser uma nova longa época para a McLaren. Resta saber se depois da Honda resolver os problemas de fiabilidade, onde estará a McLaren em termos de ritmo. É que neste momento é completamente impossível saber….

6 – A ‘jogar’ em casa, ‘no way’ Daniel Ricciardo poderia permitir veleidades ao seu colega de equipa, Max Verstappen. Bateu-o em ambas as sessões, mas o mais perto que a Red Bull ficou foi a 0.6s e no segundo treino, mais ‘fidedigno’ ficou a 1.030s. Diferença significativa, para já, da Red Bull, mas mais perto da Ferrari do que se esperava…

7 – Peretenceu a Jolyon Palmer a ‘honra’ do primeiro despiste do ano. Nada de especial, o carro fugiu-lhe e bateu de traseira no muro na entrada da reta da meta. Pior foi que com isso só conseguiu dar dez voltas nas duas sessões. Um problema na caixa de velocidade do seu Renault no primeiro treino e o despiste no segundo. Fim de semana comprometido…

8 – Tudo muito equlibrado no segundo pelotão, não havendo claramente uma equipa a destacar-se. Williams, Haas, Renault e Force India muito ‘juntas’ no primeiro treino e a Toro Rosso a ‘dar’ quatro décimos a todas no segundo…

9 – Comparação de colegas de equipa. Na lista abaixo pode ver os quatro tempos de cada um dos colegas de equipa. Os dois primeiros registos são da primeira sessão, os seguintes, da segunda. Da´para ter uma boa ideia onde ‘estão’ face aos colegas…

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes 1m 24.220s

2. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes 1m 24.803s

1. Lewis Hamilton GBR Mercedes – Mercedes 1m 23.620s

3. Valtteri Bottas FIN Mercedes – Mercedes 1m 24.176s

3. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG 1m 24.886s

4. Max Verstappen NED Red Bull – TAG 1m 25.246s

5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull – TAG 1m 24.650s

6. Max Verstappen NED Red Bull – TAG 1m 25.013s

5. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari 1m 25.372s

6. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari 1m 25.464s

2. Sebastian Vettel GER Ferrari – Ferrari 1m 24.167s

4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari – Ferrari 1m 24.525s

7. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes 1m 26.142s

13. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 1m 26.734s

14. Felipe Massa BRA Williams – Mercedes 1m 26.331s

16. Lance Stroll CAN Williams – Mercedes 1m 26.525s

8. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 26.168s

17. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari 1m 27.667s

8. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari 1m 25.436s

19. Kevin Magnussen DEN Haas-Ferrari 1m 27.279s

9. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault 1m 26.183s

19. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault 1m 28.585s

9. Nico Hulkenberg GER Renault – Renault 1m 25.478s

20. Jolyon Palmer GBR Renault – Renault 1m 27.549s

10. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 26.276s

16. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes 1m 27.656s

11. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 1m 25.591s

13. Esteban Ocon FRA Force India-Mercedes 1m 26.145s

11. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault 1m 26.450s

12. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault 1m 26.514s

7. Carlos Sainz ESP Toro Rosso-Renault 1m 25.084s

10. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Renault 1m 25.493s

14. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 27.116s

20. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 1m 28.815s

12. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda 1m 26.000s

17. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda 1m 26.608s

15. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari 1m 27.348s

18. Pascal Wehrlein GER Sauber – Ferrari 1m 28.539s

15. Marcus Ericsson SWE Sauber – Ferrari 1m 26.498s

18. Pascal Wehrlein GER Sauber – Ferrari 1m 26.919s

10 – Só na qualificação vamos ter a certeza de como são os andamentos aqui em Melbourne, mas ainda assim, isso só vai ser ‘verdade’ para esta pista. Na próxima corrida, na China, já poderá ser algo diferente…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Binha
Binha
7 anos atrás

O que está acontecer até este preciso momento é…
Mais do mesmo como os pilotos previam e até agora nada especial.

Vamos esperar por sábado mas até lá Motogp vai despertar mais interesse…

sergio_junior
sergio_junior
7 anos atrás

Olhando para essa tabela de tempos, so me apatece dizer, a Red Bull escondida com o rabo de fora, de uma sessão para outra apenas melhoram 2 decimas (com os dois pilotos)??? isto é tão verdade como eu ser o papa…

can-am
can-am
7 anos atrás

O primeiro milho é para os pardais. Vale para todos. A qualificação já poderá dizer algo.
Aparentemente tudo se mantém como dantes, mas ainda é muito cedo.

MVM
MVM
7 anos atrás

É importante salientar que o tempo do Max Verstappen no 2.º treino livre foi feito com pneus supersoft, enquanto Ricciardo usou os ultrasofts.
E essa do “Vá, Gina”… Ó JLA, vamos ter um pouco de decoro, que isto aqui é um lugar púbico. Quer dizer, público.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Ai que engraçado fizeram uma piada com vagina!!! Está bonito está o ASpt…

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

Mais vale “Vá Gina!” do que “Vá(Ba) rdamerda!” como diz o outro.
Bardamerda para aqueles que não são da Ferrari!

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Bwoah! Não é preciso ser tão rude… O que é que estamos aqui a fazer? Jogar ping pong ou comentar Fórmula 1?

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Mwoah (versão bwoah do Vettel)… quem disse isso fui eu! O Kimi prefere jogar com garrafas de vodka!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado