GP Bahrein F1: ‘Mosquitos por cordas’ entre Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda

Por a 3 Março 2024 10:00

Há muito é conhecido o ‘ferver em pouca água’ de Yuki Tsunoda, o ano passado já esteve um pouco mais calmo, mas no arranque de 2024 o jovem japonês “levou a peito” uma decisão da equipa de trocar a ordem dos seus dois pilotos em pista, porque Daniel Ricciardo tinha, em teoria, melhores pneus para poder ultrapassar o HAAS de Kevin Magnussen, que, diga-se de passagem, não conseguiram…

Uma troca de posições no final da corrida entre os pilotos da RB, Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo, levou a que as tensões ‘fervessem’ após a bandeira axadrezada no Grande Prémio do Bahrein – com a dupla a quase entrar em contacto na volta de arrefecimento, e se sucedesse era por culpa de Tsunoda.

Na volta 52 de 57, Tsunoda estava a lutar com o piloto da Haas, Kevin Magnussen, pela P12, quando a RB deu ordem para que Ricciardo – com pneus macios novos, em comparação com os pneus duros de Tsunoda – passasse e tentasse atacar Magnussen.

Depois de perguntar inicialmente se a equipa estava a “brincar”, Tsunoda afastou-se, com Ricciardo também a não conseguir passar o Haas antes de chegar a casa à frente de Tsunoda em P13.

No entanto, após a bandeira quadriculada, um Tsunoda frustrado fez uma tangente ao seu companheiro de equipa na Curva 8, antes de voltar à pista e quase ‘raspar’ no RB de Ricciardo – que foi direto ao rádio da equipa para o engenheiro Pierre Hamelin dizendo: “F, mas que f? Eu safei. Ele é um c de merda”.

Perguntado mais tarde no programa pós-corrida da F1 TV sobre o que ele tinha achado do incidente, Ricciardo respondeu: “Eu não sei. Falei pelo rádio e estava a tentar manter a calma. Um pouco de imaturidade? Estou a ser muito sensato neste momento, mas chamemos-lhe imaturidade.

“É óbvio que [Yuki] está frustrado com a ordem de equipa, mas sejamos realistas, isto é algo de que falamos antes da corrida. Era muito provável que eu fosse usar os macios no final da corrida, por isso ele sabia que havia uma hipótese de eu ter uma vantagem de ritmo no final e, se ele receber uma ‘chamada’, isso iria acontecer: “Ele não me deu pontos, estavamos a lutar pelo 13º lugar, por isso, pelo menos, deu-nos a melhor hipótese de ter pelo menos um carro nos pontos.”

Com Tsunoda a ter mantido a posição durante uma volta quando lhe pediram para trocar de lugar, antes de se afastar para Ricciardo – Tsunoda acrescentou um sarcástico “obrigado, pessoal, agradeço” – Ricciardo foi então questionado se achava que teria tido mais hipóteses de passar Magnussen se o seu colega de equipa se tivesse afastado mais cedo: “Acho que tivemos mais hipóteses, de certeza”, respondeu Ricciardo. “Porque também com o [pneu] macio… volta a volta ele vai se afastando lentamente de você, então você precisa usá-lo quando puder. Quanto mais tráfego tiveres, mais ele começa a desaparecer. Cada volta conta.

“No final de contas, acho que não fomos suficientemente bons para ganhar pontos hoje. Talvez pudéssemos ter apanhado o Kevin e depois talvez nos tivéssemos aproximado do Zhou [Guanyu], mas não mudou muito. As coisas são como são. É um ano longo, temos de nos certificar de que estamos todos bem, por isso vamos regressar, ter uma reunião, ser muito maduros em relação a isso e depois olhar em frente para Jeddah”.

Entretanto, questionado sobre a sua perspetiva da situação após a corrida, Tsunoda disse: “Para ser sincero, nem quero falar sobre isso: “Estávamos a lutar fora dos pontos, P13/14, e eu estava a ultrapassar o Magnussen, estava lado a lado, e depois trocamos os carros nas últimas voltas. Para ser honesto, não consigo entender. Temos de rever… No final, o [Daniel] não fez a ultrapassagem tão bem, por isso… seja como for.”

Bom, se Ricciardo revelou que Tsunoda sabia que isso poderia acontecer tendo em conta a tática prevista para cada um, não se compreende a reação do japonês, e se calhar a melhor definição é mesmo…imaturidade. Até podia ter ficado ‘lixado’, mas se olhasse para a questão, não havendo pontos em jogo, e única coisa que pode incomodar o japonês é que para história fica…Ricciardo a frente dele.

Clique no LINK – VER NO YOUTUBE – para ver o VÍDEO

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 mês atrás

Que o Tsunoda não tem maturidade, já se sabe há muito tempo, mas há dois pontos em que a equipa falhou: um é que não levaram em conta que o Magnussen é um osso muito duro de roer, no que toca a deixar-se ultrapassar, o outro é que o Ricciardo teve de forçar o andamento para se aproximar do colega, pelo que quando a equipa deu ordem para trocarem de posição, o pico dos pneus já tinha passado.

dannyricfanclub
dannyricfanclub
1 mês atrás

É péssimo para um piloto ser o mais rápido e, a poucas voltas do fim, receber ordem para deixar passar o colega de equipa, mas a reacção do Tsunami foi, de facto, imatura. Compreensível, mas imatura.

#99
#99
1 mês atrás

Eu penso que estas situações sejam abordadas e acordadas no briefing. Os possíveis cenários são analisados e as decisões tomadas na altura. Na pista os pilotos têm que cumprir.

Patucho10
Patucho10
1 mês atrás

O Tsunoda até pode ter perdido a razão como reagiu, mas ele tem razão de ficar insatisfeito porque não se tratava de ganhar pontos, o Riccardo nunca chegava aos pontos, era totalmente desnecessário ordens de equipa no momento final da corrida.
Um bom inicio de campeonato nesta equipa, isto promete!

Pity
Pity
Reply to  Patucho10
1 mês atrás

Não é só uma questão de pontos, mas de posição no campeonato. Entre duas equipas sem pontos, o desempate é feito pelas posições nas corridas. Ou seja, se o Ricciardo tivesse passado o Magnussen, a equipa ficaria na frente da Haas no campeonato, assim ficou atrás. A questão é que ainda era só a primeira corrida e, de qualquer forma, a posição deveria ter sido devolvida, como acontece noutras equipas,

MC
MC
Reply to  Pity
1 mês atrás

É verdade Pity, mas o Ricciardo deveria ter deixado passar o Tsunoda antes de cortar a meta…

Pity
Pity
Reply to  MC
1 mês atrás

Sim, eu disse isso noutro comentário, salvo erro no comentário à corrida.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado