GP Azerbaijão: Alguns dados estatísticos
Para terminar a análise do GP do Azerbaijão, escolhemos alguns dados estatísticos que merecem destaque:
25ª Vitória de Max Verstappen
Com mais um triunfo, Verstappen chegou às 25 vitórias, igualando Jim Clark e Niki Lauda. Verstappen é agora o 11º piloto com mais vitórias na F1.
66º pódio pela Red Bull para Max Verstappen
O neerlandês ultrapassou Sebastian Vettel e tornou-se no piloto com mais pódios pela Red Bull, com 66. Vettel é ainda o piloto com mais vitórias pela Red Bull (38), mas Verstappen não está muito longe de ultrapassar a marca do germânico.
20º pódio para Sergio Pérez
Foi a 20ª vez que Pérez subiu ao pódio, igualando neste capítulo John Watson e Giuseppe Farina.
20ª dobradinha da Red Bull
Pela 20ª vez, a Red Bull colocou dois pilotos nas duas primeiras posições finais de um GP, consolidando o seu quinto lugar, nas equipas que mais dobradinhas fizeram. O primeiro lugar pertence à Ferrari (85), seguida da Mercedes (58) e McLaren (48), com a Williams em quarto (33).
4ª pole consecutiva para Charles Leclerc
A 15ª pole do monegasco foi a quarta consecutiva esta época, o que comprova a velocidade do #16. A sorte não tem sorrido a Leclerc que nas últimas quatro corridas apenas pontuou duas vezes, não vencendo qualquer prova.
Oitava primeira linha da grelha para Leclerc
Leclerc igualou Michael Schumacher, sendo o segundo piloto Ferrari a conseguir ficar na primeira linha da grelha de partida por oito vezes consecutivas.
9100 dias desde que a Ferrari teve um duplo abandono
Não é comum ver a Ferrari a não terminar a corrida. É preciso recuar até 1997 para vermos a Scuderia a falhar com dois carros (GP da Grâ Bretanha). Foram assim 9100 entre duas duplas desistências.



O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





RedDevil
14 Junho, 2022 at 14:01
Binotto continua a “bater records”…desde 1997… lol… mas 25 anos depois, Binotto consegue repetir a “proeza”…
Bom… mas mesmo bom… era o Stroll contratar o Binotto para chefe da Aston…
Pity
14 Junho, 2022 at 21:25
Bom para quem? 😀
JoaoLima
14 Junho, 2022 at 14:11
É necessário esclarecer bem que o GP da Grã-Bretanha 1997 foi a última vez que ambos os Ferrari tiveram DNF por problemas mecânicos.
Isto porque, desde então, registaram-se mais 8 duplos DNF mas onde pelo menos um foi por colisão ou despiste (Luxemburgo 1997, Bélgica 1998, Brasil 2003, Austrália 2006, México 2015, Singapura 2017, Estíria 2020 e Itália 2020).
Na Austrália 2009 nenhum dos dois Ferrari viu a bandeira de xadrez por questões mecânicas mas um deles, Raikkonen, não foi considerado DNF por se ter classificado (15º) ao ter efectuado um mínimo de 90% da distância.
Portanto, sim, a última vez que ambos os Ferrari não se classificaram exclusivamente por problemas mecânicos foi no GP da Grã-Bretanha 1997!