GP Arábia Saudita, F1: Max Verstappen penalizado por incidente com Lewis Hamilton

Por a 5 Dezembro 2021 23:02

O toque de Lewis Hamilton na traseira do carro de Max Verstappen durante a corrida do GP da Arábia Saudita, no episódio em que o neerlandês foi instruído pela equipa para deixar passar o adversário, foi revisto pelos comissários e como resultado o piloto da Red Bull foi penalizado com um acréscimo de 10 segundos ao seu tempo final e dois pontos de penalização (no total o piloto tem 7 num espaço de 12 meses).

Os comissários determinaram que Verstappen foi “predominantemente culpado” do incidente, mas deixaram claro que os dois pilotos não queriam assumir a liderança antes de passarem na zona de deteção do DRS. O “ponto-chave” para os comissários atribuírem a penalização a Verstappen foi determinada pela travagem “errática” do piloto.

Os 10 segundos, “penalização padrão” para o comissários para este tipo de incidente, não mudam na prática o resultado final da corrida, já que Verstappen atravessou a meta pela última vez com mais de 15 segundos de vantagem para Valtteri Bottas, o terceiro classificado. 

A decisão na íntegra:

“Os comissários ouviram o condutor do carro 33 (Max Verstappen), o condutor do carro 44 (Lewis Hamilton) e representante da equipa, reviram o vídeo e a telemetria da prova e determinaram que o piloto do carro 33 foi predominantemente culpado.

Na curva 21, o condutor do carro 33 recebeu a instrução para devolver uma posição ao carro 44 e foi-lhe dito pela equipa que o fizesse “estrategicamente”.  O carro 33 abrandou significativamente na curva 26.  No entanto, foi óbvio que nenhum dos pilotos queria assumir a liderança antes da linha de deteção 3 do DRS.  

O piloto do carro 33 declarou que se questionou porque é que o carro 44 não o tinha ultrapassado e o piloto do carro 44 declarou que, não tendo tido conhecimento, nessa fase, de que o carro 33 tinha a intenção de devolver a posição, não estava ciente da razão pelo qual o carro 33 estava a abrandar. Ao decidir penalizar o condutor do carro 33, o ponto-chave para os comissários foi que o piloto do carro 33 travou de repente (69 bar) e significativamente, resultando numa desaceleração de 2,4g. Embora aceitando que o piloto do Carro 44 poderia ter ultrapassado o Carro 33 quando esse carro abrandou, compreendemos porque é que ele (e o piloto do carro 33) não queria ser o primeiro a atravessar o DRS. No entanto, a travagem brusca do piloto do carro 33 foi determinada pelos comissários, como sendo errática e, portanto, a causa predominante da colisão e, portanto, é imposta uma penalização padrão de 10 segundos para este tipo de incidente.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
43 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
afmota
afmota
2 anos atrás

Verstappen quis fazer um brilharete tipo Senna ou Schumacher… Resolver o titulo na corrida de ontem da que maneira tivesse que ser. Na segunda partida devia ter tido um stop and go de 10” no mínimo. Defendeu-se na travagem fora da pista (como de costume) e logo de seguida em vez de tomar a trajetória da pista alargou tudo para a esquerda tentando o toque deliberado com Hamilton. Na situação em que faz o break test, no meu entender, não ficaria chocado se esta tivesse dado desclassificação. Para mim foi um atitude deplorável pois foi claramente premeditada. Neste caso sem… Ler mais »

alexis
alexis
Reply to  afmota
2 anos atrás

Já por aqui escrevi varias que o Max é o piloto mais sujo que alguma vez vi correr e continua a comportar-se como se ainda estivesse nos karting. A culpa não é dele, a culpa é de quem o deixou chegar a este ponto, ao permitirem todo o tipo de manobras perigosas sem repreensões, como tal ele mentalizou-se que estava acima da lei e que a ele tudo era permitido, o que não deixa de ser verdade pelo que se tem visto até aqui. Espero é que ele não venha a provocar um acidente grave, porque ele não olha a… Ler mais »

917/30
Reply to  alexis
2 anos atrás

Acidente grave? Assim como este?comment image

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
afmota
afmota
Reply to  917/30
2 anos atrás

É verdade que a culpa não é dele e é verdade que foi Hamilton o pôs fora, agora caro colega, só um inconsciente como o Verstappen é que se põe do lado de fora numa curva como a de Silverstone numa primeira volta ao lado do Hamilton. Devia saber perfeitamente que ser-se inocente com um carro destruído contra um muro não traz pontos. Se tivesse parado para pensar, e em vez de ir cego para a hipotética vitória, tivesse levantado o pé, hoje teria mais 18 pontos que Lewis. Se Hamilton pensasse da mesma maneira que Verstappen teria ficado pelo… Ler mais »

917/30
Reply to  afmota
2 anos atrás

LH nem ao apex foi, o problema está aí. Max sabia que LH não estava em posição de ultrapassar, não contou foi LH falhasse o apex e lhe fosse bater.

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
afmota
afmota
Reply to  917/30
2 anos atrás

oh chefe, eu estou-lhe a dar de barato que o Lewis é culpado. o ponto de vista é outro. um conduz com a cabeça e outro com as mãos e normalmente quem ganha não é quem faz, é quem pensa.

917/30
Reply to  afmota
2 anos atrás

oh chefe…não me está a dar nada de barto porque são factos! Normalmente quem ganha é porque nasceu com o rabinho virado para a lua…

afmota
afmota
Reply to  917/30
2 anos atrás

vc é um saloio com uma visão de toupeira em dia nublado.

917/30
Reply to  afmota
2 anos atrás

Desculpe…eu ofendi-o? Acaba de me chamar de saloio com visão de toupeira? Ou é sua a veia de palhaço a falar mais alto?

alexis
alexis
Reply to  917/30
2 anos atrás

Se isto foi um acidente grave, então nunca viu um acidente grave e depois adoram colocar fotos com a fibra partida para parecer mais do aquilo que na realidade é. Já agora escreva também que o coitadinho foi para o hospital, que é o que todos os Maxetes escrevem quando falam do acidente de Silverstone, fazendo de conta que não conhecem os procedimentos deste tipo de acidentes e aproveitam para dramatizar e não é que nem uma unha partida tinha!!! É que este acidente só aconteceu porque mais uma vez o Max pensou que estava sozinho em pista e curvou… Ler mais »

917/30
Reply to  alexis
2 anos atrás

O “entendido” que há dentro de si tinha que falar mais alto…51g de impacto em silverstone, coisa pouca para si, pimenta no cú dos outros para mim é refresco não é? Brake test a 315km/h???? Você tem a mínima noção do que disse??? a 315???? Aprenda a não dizer baboseiras…315 a sério? E chamou-me faccioso…simplesmente patético…

#99
#99
Reply to  917/30
2 anos atrás

É a síntese da sua falta de experiência, saída de pista perfeitamente evitável, vidé o seu principal adversário, quantas saídas deste tipo já evitou este ano?

letsme
2 anos atrás

Há poucos meses, Max orgulhava-se de não ter pontos de penalização… Já vai com 7.

Pascassio
Pascassio
2 anos atrás

O que ninguém fala, é da forma como ele posiciona o carro, próximo do centro da pista!

Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Isto são penalizações da treta pois não mudam nada na classificação.
Gostava de saber o que é que os ditos “comissários” (serão mesmo???) teriam feito se o LH tivesse desistido ou ficado com o carro arruinado…
Quando não se tomam as ações devidas no tempo certo como aconteceu no último GP do Brasil acaba sempre por acontecer borrada!

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

A questão de ceder passagem a um piloto, é deixar o piloto da frente ir à frente porque o merece pelas regras do regulamento. O que o Verstappen faz é ceder porque é obrigado para ter vantagem logo a seguir, isto é não ceder. Ele não compreende porque tem que ceder, nunca vê o lado do outro. É uma coisa quase autista. Fez isso todo o ano, e já noutros anos. É um rapaz habituado a fazer tudo o que quer, sem respeitar regras. E a FIA também não está disposta a fazer-lhe ver que quem não cumpre as regras… Ler mais »

filano
filano
Reply to  Daniel Sousa
2 anos atrás

A FIA deixou a RBR falar da forma que quiseram , ameaçar abandonar, meteu pressão e Max faz o que quer e a FIA dá pequenas penalizações porque tem medo de atuar… Max pelo que fez este ano já deveria ter sido severamente punido e o bate boca deveria ter penalizado os intervenientes… A competição tem de ser saudável e com regras esta é a essência do desporto quem viola deve ser punido seja quem for…

917/30
2 anos atrás

Falam no Max ceder a posição de modo a poder ganhar vantagem a seguir…onde estavam quando em SPA 2008 LH fez o mesmo ao Kimi????

#99
#99
Reply to  917/30
2 anos atrás

Foi penalizado a posteriori.

917/30
Reply to  #99
2 anos atrás

Sim sei disso, o Max também foi penalizado. Mas Hamilton tentou ou não fazer a marosca? quem tem telhados de vidro não atira pedras!

NSimao
NSimao
2 anos atrás

Verstappen porco, Verstappen traicoeiro, Verstappen sujo, etc etc. Entao o melhor de todos os tempos (para mim Senna) conduzia como? Modo cavalheiro? Senna disse assim, tal e qual: “Nao sei dirigir de outra maneira que nao seja arriscada” O Hamilton ganhou o que ganhou (antes do dominio absoluto da Mercedes) como? Foi a ser meigo? A ser um anjo na pista? O que se passa na F1 hoje e reflexo da actual decada dos extremos e das Virgens Ofendidas. Tudo que nao seja milimetricamente dito/feito/pensado, etc. e logo um coro de assobios. Ninguem e razoavel, ou 8 ou 80, sem… Ler mais »

pintinha
pintinha
2 anos atrás

Mais uma aberração de da FIA … mexer na “porcaria” mas sem deitar cheiro.
10Seg..?! … Penalização é quando ha consequencias … 10 lugares na proxima grelha sim, seria penalizaçao …e pedagogia acima de tudo.
Isto só passa a mensagem que pode continuar a fazer o mesmo e não há consequencias…
seja Max ou outro piloto qualqeur …a melhro defesa na F1 passará a ser um braktest.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado