GP Arábia Saudita F1: Lewis Hamilton vence corrida caótica

Por a 5 Dezembro 2021 19:42

Se esta época nos tem dado corridas loucas, esta terá sido a mais louca de todas. Lewis Hamilton venceu mas a história é complicada de contar. Depois de vários incidentes, interrupções e toques em pista. o #44 da Mercedes venceu, levando a melhor sobre Max Verstappen que liderou várias voltas. Inevitavelmente vimos toques entre Verstappen e Hamilton que vão dar ainda muito que falar, numa noite onde o fair play foi esquecido. Na última posição do pódio ficou Valtteri Bottas que assegurou o último lugar do pódio na reta da meta, nesta louca noite em Jidá. A luta pelo título está ao rubro.

O filme da corrida

O arranque decorreu de forma ordeira, mas Sergio Pérez quase batia no carro do seu colega de equipa Max Verstappen na travagem para a curva 1, no que terá sido um grande susto para o mexicano. Os McLaren e os Alpine foram as equipas que mais lucraram  no arranque, ganhando várias posições, tal como Carlos Sainz que começava a sua recuperação. Já os carros da Williams tiveram um mau arranque (George Russell com um ligeiro toque em Lance Stroll) e ambos perderam posições na primeira volta, tal como Yuki Tsunoda (Toque em Esteban Ocon) e Pierre Gasly que perderam lugares nas primeiras curvas da corrida.

As lutas em pista eram poucas nas primeiras voltas, numa fase mais calma da prova e apenas na volta sete vimos alguma ação, com Fernando Alonso a ser passado por Antonio Giovinazzi, com o espanhol perdendo o décimo lugar e com Carlos Sainz por perto, para passar  o Alpine do seu compatriota. Daniel Ricciardo começava a pressionar Pierre Gasly pelo oitavo posto, conseguindo passar o francês, ao mesmo tempo que Sainz despachava Alonso, que caía para 12º (ele que tinha largado de 13º). 

Na frente, tudo se mantinha calmo, com a Mercedes a controlar o ritmo e com Max Verstappen a manter a pressão no duo da frente. Leclerc já estava a cinco segundos de Verstappen e Perez estava a quase 3 segundos do piloto da Ferrari.  A corrida estava prestes a ficar virada do avesso.

Na volta dez o “sossego” terminou e Mick Schumacher teve uma saída violenta de pista, o que motivou a entrada do Safety Car. Lewis Hamilton entrou para colocar os pneus duros, enquanto Max Verstappen ficou em pista, assumindo a liderança da prova. Lando Norris também entrou e viu-se livre dos pneus macios que estavam já a prejudicar o andamento do jovem britânico. Max Verstappen queixou-se que foi atrasado por Valtteri Bottas para permitir a Mercedes fazer a paragem de Lewis Hamilton sem perder muito tempo para o #33 da Red Bull. Depois das paragens nas boxes tínhamos Verstappen, Hamilton, Bottas, Ocon, Ricciardo, Leclerc, Gasly, Pérez, Sainz e Giovinazzi no top 10. Deste grupo, apenas os Mercedes, Leclerc e Pérez tinham parado para trocar de pneus. 

No entanto, a direção de corrida suspendeu a prova com bandeiras vermelhas (para reparar as barreiras de proteção), o que beneficiava a Red Bull, pois Verstappen podia trocar de pneus com a prova parada, dando vantagem ao piloto neerlandês, com a Mercedes a ficar a perder. Lando Norris foi também dos mais prejudicados, caindo de 6º para 14º posto. A corrida seria recomeçada com uma nova largada estacionária, o que daria mais um momento de alta tensão à corrida. 

O recomeço foi caótico e apesar de Lewis Hamilton ter largado bem, Verstappen defendeu-se agressivamente, mas foi para fora de pista na curva 1, deixando que Esteban Ocon se aproximasse e que passasse para o segundo lugar, com Hamilton em terceiro, Ricciardo em quarto e Bottas em quinto. Os receios de um choque em cadeia foram justificados e um pequeno toque de Leclerc atirou Pérez num pião que levou a um choque de Nikita Mazepin na traseira de George Ryssell. De fora da corrida ficavam Nikita Mazepin, George Russell e Sergio Pérez. O incidente foi a realização de todos os receios para este fim de semana o que motivou nova interrupção da corrida.

Mas a grande dúvida era se Verstappen teria de devolver o lugar ou se iria manter o lugar e arriscar uma penalização. O diretor de equipa ofereceu a hipótese de Verstappen ir para o terceiro lugar, com Ocon a ficar com a pole, seguido de  Hamilton, uma oferta que foi aceite pelas equipas. O recomeço seria feito novamente com uma largada estacionária. A ordem de largada era Ocon, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Bottas, Gasly, Leclerc, Giovinazzi, Sainz e Vettel, o top 10 com 16 carros em pista.

A terceira largada da noite foi novamente atribulada, mas desta vez Hamilton não largou bem e deixou-se passar por Verstappen (excelente largada) que conseguiu agarrar a liderança da corrida, passando também Ocon, com Hamilton em terceiro. Na volta seguinte, Hamilton passou Ocon e subiu para o segundo posto. Os dois pilotos da Ferrari tiveram uma má largada e caíram para 10º (Leclerc) e 11º (Sainz). 

Verstappen liderava, com pneus médios no seu monolugar, com Lewis Hamilton a pressionar, numa altura em que o neerlandês se queixava de falta de potência (problema temporário), estávamos na volta 20.

Na volta 23, Yuki Tsunoda (que seria penalizado pela manobra) embrulhou-se com Sebastian Vettel na curva 1, perdendo a asa dianteira, conseguindo no entanto regressar à pista. Ficamos sob Virtual Safety Car para que a asa do Alpha Tauri fosse removida. 

Mais uma vez, Verstappen e Hamilton estavam numa corrida à parte, tendo deixado Ocon a 10 seg. da liderança, quando chegámos a meio da corrida. O top 7 manteve-se inalterado, enquanto os homens da Ferrari tentavam subir na tabela. Fernando Alonso perdeu o controlo do carro na volta 26, sem consequências de maior para o #14 da Alpine. Sebastian Vettel também tinha problemas no seu carro, motivados por outro toque, desta vez com Kimi Raikkonen, que motivou um novo VSC para retirar pedaços de carbono que se foram soltando do Aston Martin de Vettel. Com mais pedaços de carbono em pista, a direção de corrida colocou novamente o VSC em pista para limpar os detritos. As voltas sob VSC sucediam-se e o top 10 era composto por Verstappen, Hamilton, Ocon, Ricciardo, Bottas, Gasly, Giovinazzi, Sainz, Leclerc e Stroll. 

A corrida recomeçou e o duo da frente continuava com um andamento impressionante, deixando Ocon a 20 segundos, com o francês a começar a ser pressionado por Ricciardo, que por sua vez tinha Bottas por perto. Infelizmente um novo pedaço de carbono apareceu na pista que obrigou a um novo VSC desta vez com uma duração muito mais reduzida. Hamilton aproveitou para se aproximar de Verstappen e tentou a ultrapassagem na curva 1, com o neerlandês a defender-se de forma agressiva, atirando ambos os carros para fora de pista, mas a corrida continuava para estes dois pilotos que davam um espetáculo  impressionante. 

Devido à manobra de defesa na curva 1, Verstappen recebeu ordem da sua equipa para deixar passar Hamilton, e o #33 levantou o pé, mas Hamilton não percebeu a intenção do seu adversário (que também não facilitou a manobra) e bateu contra a traseira do Red Bull. A confusão estava instalada e enquanto Hamilton acusava Verstappen de “Brake Test”, Verstappen mantinha-se na frente da corrida. A confusão manteve-se,  pois Verstappen levantou o pé para deixar passar Hamilton, o que aconteceu brevemente, pois o piloto Red Bull escolheu bem o local para devolver a ultrapassagem e voltou a passar o seu adversário, no mesmo tempo em que recebia uma penalização de cinco segundos.

A luta na pista continuava quente e na volta 44, Hamilton voltou a passar Verstappen, numa manobra que adensou ainda mais a confusão instalada nesta corrida. A partir desse momento, o andamento de Verstappen baixou drasticamente pois os pneus traseiros estavam no limite. Hamilton, estava na frente com 4 seg. de vantagem, a 4 voltas para o fim, enquanto Ocon estava em terceiro, com Bottas em quarto, tendo já passado por Ricciardo.

Hamilton seguiu em direção à 103ª vitória sem problemas, enquanto Verstappen se limitou a concluir a corrida sem pneus para mais. Mas ainda havia mais história para contar e Valtteri Bottas conseguiu passar Esteban Ocon na reta final, conquistando um muito importante pódio para o título de equipas. O final desta louca corrida finalmente chegou e no final ficou a grande confusão que esta noite nos deu. As lutas foram muitas vezes para lá dos limites e a direção de corrida não teve a vida facilitada e algumas das decisões motivaram ainda mais confusão. Não faltou emoção a esta corrida e no final de 20 jornadas, Hamilton e Verstappen vão em igualdade pontual para a última do ano. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
71 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
total wrc
total wrc
2 anos atrás

Corrida imprópria para cardíacos

anotheruser
2 anos atrás

Hoje o jantar no paddock é leitão com laranja.

Pity
Pity
Reply to  anotheruser
2 anos atrás

Errado, naquelas paragens não há leitões

anotheruser
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não há?!
Hoje vi um a tentar conduzir um RedBull.

(claro que não há porco num país muçulmano).

Osmane
Osmane
2 anos atrás

Lewis Hamilton the best!!! Max Verstapen o merdinha!!!

kkk698
kkk698
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Vai pra casa criancinha

Jayss
Jayss
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Sou fã do Hamilton, e ele fez uma corrida espetacular, apesar dos choradinhos a tentar “cozinhar” uma penalização ao Max no início da corrida.
Não acho que o Max tenha sido uma merdinha… a direção de corrida sim! Desde a forma de decisão da 3a grelha, que aparentemente é negociável, até à comunicação, ou não, da cedência de posição ao LH…
Foi 1 GP tão empolgante como estranho.
Espero honestamente que o último seja empolgante e menos estranho/polémico…

Mas temos que concordar, que esta temporada está ao rubro!!!

garantia4
garantia4
2 anos atrás

E prontos, rapaziada. Para quem obsessivamente  martelava que o MB era inferior ao RB,  como aquele tipo que jura que Jesus Cristo morreu de frio, aqui ficou a resposta. Nem com pit stops gratuitos  que puseram o Max à frente ,  bandeiras amarelas e vermelhas ( não propriamente dos adeptos da Roma) , inferioridade de pneus,  e asa danificada, o Max conseguiu fugir do HAM (1º cenário), ou manter-se atrás dele no início do GP ( 2º cenário) .   Com os brancos o MB voou.   P.S.  Seria impagável  ver a cara do Vettel quando visualizar  a reacção do HAM… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Coisa rara e pouco vista, você fez-me rir. Merece um pontinho… positivo.

Osmane
Osmane
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Você está diante da maior lenda da Formula 1 aproveitando cada detalhe de seu equipamento!!!

Nitrox32
Nitrox32
Reply to  Osmane
2 anos atrás

Ele tem um poster do Senna na frente?

kkk698
kkk698
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Voce é uma nodoa como espectador de F1

JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

Mais uma vergonha para a FIA, e o seu Michael Masi e sus comissários.
Cabeças a rolar, a começar por um Presidente da FIA que nunca pensou desporto, mas totalmente no dinheiro.
Vergonha!

Pity
Pity
2 anos atrás

Amigos: sejam adeptos do Max ou do Hamilton, ou de nenhum deles, desfrutem! Estes dois estão numa classe à parte, com as suas virtudes e defeitos. Vejam a que distância está o 3° classificado.
O meu comentário à corrida virá mais tarde.

Pascassio
Pascassio
Reply to  Pity
2 anos atrás

Pity, podes agradecer ao piloto que tem evitado o contacto forçado.
Isto nunca foi tão frequente na história da F1.
Uma vergonha, que deixa a gente séria envergonhada.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

E difícil desfrutar com um director como o Masi!

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Esqueça o Masi e foque-se nos pilotos, eles é que importam, eles é que ficam para a Historia.

kkk698
kkk698
Reply to  Pity
2 anos atrás

Não Não, com as decisões do Masi, vai se dazer um campeão da treta

Pity
Pity
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Não, vença quem vencer vai ser um campeão justo. Ambos estão muito acima de todos os outros, independentemente de manobras e penalizações.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  Pity
2 anos atrás

Mas que argumento! Eu não tenho palas. Consigo olhar em várias direcções. O Masi é uma desgraça e está a estragar o desporto. Desporto esse que não é só constituído por pilotos! Isto não é Nascar e a boa aplicação das regras é essencial.

Pity
Pity
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Sim, também concordo que o Masi é uma nódoa, mas foram os pilotos que deram show.

jo22101626
jo22101626
2 anos atrás

Corrida verdadeiramente caótica. O campeonato vai para Abu Dhabi, mas Verstappen tem que receber penalizações sérias, apenas hoje teve dois momentos em que se Hamilton não tem cuidado, ficavam mais uma vez os dois numa curva. E agora venha Abu Dhabi e que o campeonato não acabe nas primeiras curvas.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

Ganhou a corrida da vergonha, a corrida que nos diz que o marketing vale mais que o desporto. Força Hamilton. Ganha para dignificar esta fórmula 1 perdida.

inoferreira
2 anos atrás

Só mais uma como está Lewis, tens é que te manter longe do kamikaze pois está mais que visto que com esse “SUJO” vale tudo e o resto são tretas, o Masi que não ganhe “bolas” para ter uma conversa de homem com esse “artista” que ainda se vai arrepender, eu nunca vi um diretor de corrida a negociar castigos com uma equipa, tem de os ter no sítio. Mas se calhar a coisa só lá vai com uns valentes safanões

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  inoferreira
2 anos atrás

Infelizmente o Masi continua a dar tiros nos pés. A FIA tem um regulamento, mas na hora da verdade, fazem negociatas rápidas pela rádio para não deixar ninguém triste. Além disso apoiam o bullying em pista. A política e o marketing são mais influentes que a verdade desportiva. Já chegava SPA.

MLS
MLS
2 anos atrás

Que confusão!!!
Nem sei o que dizer….
Max foi penalizado por nao devolver a posição, foi isso? Nao percebi
Mas ele tentou devolver, Lewis mete-se na traseira, depois volta a devolver é penalizado 5 seg… nao percebi
E bater em carros agora nao dá penalização? Foi por nao ter danos? E essa a regra? Ou se Max tivesse furado ou ficado lá?

RedDevil
RedDevil
Reply to  MLS
2 anos atrás

Também não percebi os 5s… devia era ter visto a bandeirinha preta… se o Masi fosse uma pessoa decente…

Peter Parker
Peter Parker
Reply to  MLS
2 anos atrás

Meu caro, tire a venda dos olhos e o algodão dos ouvidos e, veja as coisas com imparcialidade! Desde quando é que um piloto reduz as marchas quase até à primeira mudança para ceder a posição e não se desvia declaradamente para um dos lados? Volto a reforçar que o fabuloso talento do Max não merece que o próprio manche o seu nome com certo tipo de manobras que temos vindo a assistir regularmente, e é uma pena que o comecem a rotular de Dick! Para o ano, com os carros mais próximos como se prevê, vai dar treta, muita… Ler mais »

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  MLS
2 anos atrás

15″ não 5, foram 15 os segundos de penalização que o Verstappen levou, 10 por provocar a colisão do Hamilton e 5 por sair em frente na chicane e ganhar vantagem com a manobra. Na minha opinião só lhos deram porque não fazia nenhuma diferença no resultado final, tivesse o Max terminado à frente e haveria uma lavagem das penalizações, seria tudo legal, como no Brasil.

ZeCambota
ZeCambota
Reply to  MLS
2 anos atrás

ups… o comentário saiu em duplicado.

Last edited 2 anos atrás by ZeCambota
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado