GP Arábia Saudita F1: Lewis Hamilton vence corrida caótica

Por a 5 Dezembro 2021 19:42

Se esta época nos tem dado corridas loucas, esta terá sido a mais louca de todas. Lewis Hamilton venceu mas a história é complicada de contar. Depois de vários incidentes, interrupções e toques em pista. o #44 da Mercedes venceu, levando a melhor sobre Max Verstappen que liderou várias voltas. Inevitavelmente vimos toques entre Verstappen e Hamilton que vão dar ainda muito que falar, numa noite onde o fair play foi esquecido. Na última posição do pódio ficou Valtteri Bottas que assegurou o último lugar do pódio na reta da meta, nesta louca noite em Jidá. A luta pelo título está ao rubro.

O filme da corrida

O arranque decorreu de forma ordeira, mas Sergio Pérez quase batia no carro do seu colega de equipa Max Verstappen na travagem para a curva 1, no que terá sido um grande susto para o mexicano. Os McLaren e os Alpine foram as equipas que mais lucraram  no arranque, ganhando várias posições, tal como Carlos Sainz que começava a sua recuperação. Já os carros da Williams tiveram um mau arranque (George Russell com um ligeiro toque em Lance Stroll) e ambos perderam posições na primeira volta, tal como Yuki Tsunoda (Toque em Esteban Ocon) e Pierre Gasly que perderam lugares nas primeiras curvas da corrida.

As lutas em pista eram poucas nas primeiras voltas, numa fase mais calma da prova e apenas na volta sete vimos alguma ação, com Fernando Alonso a ser passado por Antonio Giovinazzi, com o espanhol perdendo o décimo lugar e com Carlos Sainz por perto, para passar  o Alpine do seu compatriota. Daniel Ricciardo começava a pressionar Pierre Gasly pelo oitavo posto, conseguindo passar o francês, ao mesmo tempo que Sainz despachava Alonso, que caía para 12º (ele que tinha largado de 13º). 

Na frente, tudo se mantinha calmo, com a Mercedes a controlar o ritmo e com Max Verstappen a manter a pressão no duo da frente. Leclerc já estava a cinco segundos de Verstappen e Perez estava a quase 3 segundos do piloto da Ferrari.  A corrida estava prestes a ficar virada do avesso.

Na volta dez o “sossego” terminou e Mick Schumacher teve uma saída violenta de pista, o que motivou a entrada do Safety Car. Lewis Hamilton entrou para colocar os pneus duros, enquanto Max Verstappen ficou em pista, assumindo a liderança da prova. Lando Norris também entrou e viu-se livre dos pneus macios que estavam já a prejudicar o andamento do jovem britânico. Max Verstappen queixou-se que foi atrasado por Valtteri Bottas para permitir a Mercedes fazer a paragem de Lewis Hamilton sem perder muito tempo para o #33 da Red Bull. Depois das paragens nas boxes tínhamos Verstappen, Hamilton, Bottas, Ocon, Ricciardo, Leclerc, Gasly, Pérez, Sainz e Giovinazzi no top 10. Deste grupo, apenas os Mercedes, Leclerc e Pérez tinham parado para trocar de pneus. 

No entanto, a direção de corrida suspendeu a prova com bandeiras vermelhas (para reparar as barreiras de proteção), o que beneficiava a Red Bull, pois Verstappen podia trocar de pneus com a prova parada, dando vantagem ao piloto neerlandês, com a Mercedes a ficar a perder. Lando Norris foi também dos mais prejudicados, caindo de 6º para 14º posto. A corrida seria recomeçada com uma nova largada estacionária, o que daria mais um momento de alta tensão à corrida. 

O recomeço foi caótico e apesar de Lewis Hamilton ter largado bem, Verstappen defendeu-se agressivamente, mas foi para fora de pista na curva 1, deixando que Esteban Ocon se aproximasse e que passasse para o segundo lugar, com Hamilton em terceiro, Ricciardo em quarto e Bottas em quinto. Os receios de um choque em cadeia foram justificados e um pequeno toque de Leclerc atirou Pérez num pião que levou a um choque de Nikita Mazepin na traseira de George Ryssell. De fora da corrida ficavam Nikita Mazepin, George Russell e Sergio Pérez. O incidente foi a realização de todos os receios para este fim de semana o que motivou nova interrupção da corrida.

Mas a grande dúvida era se Verstappen teria de devolver o lugar ou se iria manter o lugar e arriscar uma penalização. O diretor de equipa ofereceu a hipótese de Verstappen ir para o terceiro lugar, com Ocon a ficar com a pole, seguido de  Hamilton, uma oferta que foi aceite pelas equipas. O recomeço seria feito novamente com uma largada estacionária. A ordem de largada era Ocon, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Bottas, Gasly, Leclerc, Giovinazzi, Sainz e Vettel, o top 10 com 16 carros em pista.

A terceira largada da noite foi novamente atribulada, mas desta vez Hamilton não largou bem e deixou-se passar por Verstappen (excelente largada) que conseguiu agarrar a liderança da corrida, passando também Ocon, com Hamilton em terceiro. Na volta seguinte, Hamilton passou Ocon e subiu para o segundo posto. Os dois pilotos da Ferrari tiveram uma má largada e caíram para 10º (Leclerc) e 11º (Sainz). 

Verstappen liderava, com pneus médios no seu monolugar, com Lewis Hamilton a pressionar, numa altura em que o neerlandês se queixava de falta de potência (problema temporário), estávamos na volta 20.

Na volta 23, Yuki Tsunoda (que seria penalizado pela manobra) embrulhou-se com Sebastian Vettel na curva 1, perdendo a asa dianteira, conseguindo no entanto regressar à pista. Ficamos sob Virtual Safety Car para que a asa do Alpha Tauri fosse removida. 

Mais uma vez, Verstappen e Hamilton estavam numa corrida à parte, tendo deixado Ocon a 10 seg. da liderança, quando chegámos a meio da corrida. O top 7 manteve-se inalterado, enquanto os homens da Ferrari tentavam subir na tabela. Fernando Alonso perdeu o controlo do carro na volta 26, sem consequências de maior para o #14 da Alpine. Sebastian Vettel também tinha problemas no seu carro, motivados por outro toque, desta vez com Kimi Raikkonen, que motivou um novo VSC para retirar pedaços de carbono que se foram soltando do Aston Martin de Vettel. Com mais pedaços de carbono em pista, a direção de corrida colocou novamente o VSC em pista para limpar os detritos. As voltas sob VSC sucediam-se e o top 10 era composto por Verstappen, Hamilton, Ocon, Ricciardo, Bottas, Gasly, Giovinazzi, Sainz, Leclerc e Stroll. 

A corrida recomeçou e o duo da frente continuava com um andamento impressionante, deixando Ocon a 20 segundos, com o francês a começar a ser pressionado por Ricciardo, que por sua vez tinha Bottas por perto. Infelizmente um novo pedaço de carbono apareceu na pista que obrigou a um novo VSC desta vez com uma duração muito mais reduzida. Hamilton aproveitou para se aproximar de Verstappen e tentou a ultrapassagem na curva 1, com o neerlandês a defender-se de forma agressiva, atirando ambos os carros para fora de pista, mas a corrida continuava para estes dois pilotos que davam um espetáculo  impressionante. 

Devido à manobra de defesa na curva 1, Verstappen recebeu ordem da sua equipa para deixar passar Hamilton, e o #33 levantou o pé, mas Hamilton não percebeu a intenção do seu adversário (que também não facilitou a manobra) e bateu contra a traseira do Red Bull. A confusão estava instalada e enquanto Hamilton acusava Verstappen de “Brake Test”, Verstappen mantinha-se na frente da corrida. A confusão manteve-se,  pois Verstappen levantou o pé para deixar passar Hamilton, o que aconteceu brevemente, pois o piloto Red Bull escolheu bem o local para devolver a ultrapassagem e voltou a passar o seu adversário, no mesmo tempo em que recebia uma penalização de cinco segundos.

A luta na pista continuava quente e na volta 44, Hamilton voltou a passar Verstappen, numa manobra que adensou ainda mais a confusão instalada nesta corrida. A partir desse momento, o andamento de Verstappen baixou drasticamente pois os pneus traseiros estavam no limite. Hamilton, estava na frente com 4 seg. de vantagem, a 4 voltas para o fim, enquanto Ocon estava em terceiro, com Bottas em quarto, tendo já passado por Ricciardo.

Hamilton seguiu em direção à 103ª vitória sem problemas, enquanto Verstappen se limitou a concluir a corrida sem pneus para mais. Mas ainda havia mais história para contar e Valtteri Bottas conseguiu passar Esteban Ocon na reta final, conquistando um muito importante pódio para o título de equipas. O final desta louca corrida finalmente chegou e no final ficou a grande confusão que esta noite nos deu. As lutas foram muitas vezes para lá dos limites e a direção de corrida não teve a vida facilitada e algumas das decisões motivaram ainda mais confusão. Não faltou emoção a esta corrida e no final de 20 jornadas, Hamilton e Verstappen vão em igualdade pontual para a última do ano. 

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sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

O que é que eu acabei de ver? Este Masi é uma vergonha! O Max foi penalizado duas vezes? WTF! A falta de comunicação com a Mercedes que deixou o Lewis totalmente desorientado e levou ao acidente!!! WTF? Mas o que é isto? Para além de que esta pista para além de espectacular, é muito perigosa! Oh, meu Deus, esta F1, do ponto de vista regulamentar e a maneira como os mesmos regulamentos são fiscalizados e aplicados é uma vergonha. Não é uma questão de beneficiar um ou outro, é pura incompetência a juntar à inconsistência. Eles gostam muito de… Ler mais »

kkk698
kkk698
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Nem o próprio comentário de um dos comentadores da Eleven percebeu, e ate vai longe a dizer que isto não podia ter acontecido. Foi um descargo de consciência

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

E o título do “irmão metralha do ano” vai para….
Esta corrida é apenas resultado das abébias que têm dado ao Max… em Monza, Max mostrou ao que estava disposto… no Brasil, deram-lhe carta branca… e hoje deram-lhe uma bandeira vermelha para o pôr no primeiro lugar… e depois… foi um regabofe…
Nem o Max, nem a cúpula da RB (Horner e Marko) ,nem a FIA (Masi) têm a dignidade suficiente para estarem na posição que estão… não sabem “ser” nem sabem “estar”…

kkk698
kkk698
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Não deves andar a carburar bem

RedDevil
RedDevil
Reply to  kkk698
2 anos atrás

Também tens razão… no meio de tanta maluqueira, querer tentar “acertar os eixos” também é “uma maluqueira”…

Charutus GT
Charutus GT
2 anos atrás

Passados quase 50 anos seguir a F1, percebi o porquê do termo “Circo da F1” só não tinha percebido, que eram os Palhaços que dirigiam o Circo!

Nitrox32
Nitrox32
2 anos atrás

Depois de mais de um ano sem ver F1, vou voltar a “hibernar”. Isto não é a F1 que me habituei a ver. Penalizações por passar um traço na pista, tem de deixar passar o piloto que vai atrás porque “coiso”, a ABERRAÇÃO do DRC ou que raio de m… é aquela. Sem falar naquela multa ridicula por ter tocado com a mão no carro do adversário, ou da outra por tirar o cinto na volta de celebração. E a pontuação – 362.5 pontos wtf is that? A F1 é hoje uma caricatura de corridas, qualquer dia põe policias barrigudos… Ler mais »

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  Nitrox32
2 anos atrás

Concordo plenamente, nao sei se foi só com a chegada da Liberty, mas que F1 se tornou numa coisa suja e asquerosa tornou; os adeptos mais novos nunca vão ter o privilégio que nos tivemos de ver Pilotos a lutar em pista, apenas espectáculos como o de hoje.
Cumprimentos

kkk698
kkk698
Reply to  Nitrox32
2 anos atrás

Estou consigo, não é o unico, penso que a maioria que ve F1 a muitos anos, e não a meia duzia, estão cansados disto

Lagaffe
Lagaffe
2 anos atrás

Corrida caótica com acções pouco desportivas. O Max é um grande piloto e não precisa de manobras de segunda categoría para ser Campeão. Foi simplesmente um porco.
É tempo da FIA ponderar se uma sequência de bandeiras brancas e negras devem ter consequência.
O Masi não deveria ter intervido. Já tem uma posição um pouco frágil e deveria ter deixado o trabalho sujo para os comissários.
Grandes corridas do Occon e do Ricciardo.
Nota zero para toda a equipa Red Bull.

V8_scars
V8_scars
2 anos atrás

Bem, claramente o respeito entre os líderes do campeonato foi pela janela fora, se é que ainda havia algum. Manobras e confusões à parte, tivemos uma amostra da diferença entre os dois pontas de lança e os restantes pilotos este ano. Penso que a aposta em médios pela RB não compensou pois os pneus acabaram demasiado cedo devido à defesa contínua a que foi obrigado. Ocon a ver o pódio a fugir à metros do final, com Bottas a praticamente carimbar o campeonato de construtores para a marca germânica. Ricciardo a conseguir um bom resultado final mostrando que a aposta… Ler mais »

kkk698
kkk698
2 anos atrás

O sonso trapaceiro beneficiado outra vez. Este anjo negro, pensa que engana alguem, bem os comissários são comidos, ou fazem de propósito. Queriam levar a luta do campeonato artificialmente para o final, ja conseguiram. Mas tb alguem pode morrer na praia. Sonso, trapaceiro, tem vergonho sr. Inglês que de etiqueta não tens nada e podes bater todos os recordes, que não chegas ao pe do Shumi , nunca

ricfil
ricfil
Reply to  kkk698
2 anos atrás

De facto o Max está mais perto de chegar ao “nível” do alemão. Até já o chamam de Dick Vigarista e tudo. Está a trabalhar bem para isso.

Tenha um bom dia.

Peter Parker
Peter Parker
2 anos atrás

Aos trancos e barrancos, e com asa dianteira quase às costas, lá o LH conseguiu adiar a decisão para a última prova, desviando-se de várias armadilhas!

Tomara que não vejamos o melhor campeonato dos últimos anos decidido à lá Prost ou Schumacher, e não cito o Ayrton porque em 1990 limitou-se a servir o mesmo prato ao francês!

Charutus GT
Charutus GT
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Não gostei da última parte, 2 pesos e duas medidas, em quaquer dos casos o “crime” compensou.

starfish1977
starfish1977
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Hahahahaha. Fazes mal. Pagou na mesma moeda? Pagou. Mas o Senna foi tão nojento quanto o Schumacher ou o Prost. Todos a mesma m****!!!
Q nenhum destes dois se junte a esse trio mas parece me q o Max anda lá mais perto….

danicardoso
danicardoso
2 anos atrás

Hoje foi o dia em que deixei de ver F1. Tenho pena, ao fim de tantos anos, mas estas politiquices não são para mim! Vou ver WRC ou o Festa é festa…

skbarca
skbarca
2 anos atrás

Clara falha de comunicação entre a Mercedes e Ham. Este entra pela traseira de Max, e o Max é que é chamado a responder aos comissários??? F1 definitivamente a dar as ultimas—–

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