GP Arábia Saudita F1: Lewis Hamilton vence corrida caótica

Por a 5 Dezembro 2021 19:42

Se esta época nos tem dado corridas loucas, esta terá sido a mais louca de todas. Lewis Hamilton venceu mas a história é complicada de contar. Depois de vários incidentes, interrupções e toques em pista. o #44 da Mercedes venceu, levando a melhor sobre Max Verstappen que liderou várias voltas. Inevitavelmente vimos toques entre Verstappen e Hamilton que vão dar ainda muito que falar, numa noite onde o fair play foi esquecido. Na última posição do pódio ficou Valtteri Bottas que assegurou o último lugar do pódio na reta da meta, nesta louca noite em Jidá. A luta pelo título está ao rubro.

O filme da corrida

O arranque decorreu de forma ordeira, mas Sergio Pérez quase batia no carro do seu colega de equipa Max Verstappen na travagem para a curva 1, no que terá sido um grande susto para o mexicano. Os McLaren e os Alpine foram as equipas que mais lucraram  no arranque, ganhando várias posições, tal como Carlos Sainz que começava a sua recuperação. Já os carros da Williams tiveram um mau arranque (George Russell com um ligeiro toque em Lance Stroll) e ambos perderam posições na primeira volta, tal como Yuki Tsunoda (Toque em Esteban Ocon) e Pierre Gasly que perderam lugares nas primeiras curvas da corrida.

As lutas em pista eram poucas nas primeiras voltas, numa fase mais calma da prova e apenas na volta sete vimos alguma ação, com Fernando Alonso a ser passado por Antonio Giovinazzi, com o espanhol perdendo o décimo lugar e com Carlos Sainz por perto, para passar  o Alpine do seu compatriota. Daniel Ricciardo começava a pressionar Pierre Gasly pelo oitavo posto, conseguindo passar o francês, ao mesmo tempo que Sainz despachava Alonso, que caía para 12º (ele que tinha largado de 13º). 

Na frente, tudo se mantinha calmo, com a Mercedes a controlar o ritmo e com Max Verstappen a manter a pressão no duo da frente. Leclerc já estava a cinco segundos de Verstappen e Perez estava a quase 3 segundos do piloto da Ferrari.  A corrida estava prestes a ficar virada do avesso.

Na volta dez o “sossego” terminou e Mick Schumacher teve uma saída violenta de pista, o que motivou a entrada do Safety Car. Lewis Hamilton entrou para colocar os pneus duros, enquanto Max Verstappen ficou em pista, assumindo a liderança da prova. Lando Norris também entrou e viu-se livre dos pneus macios que estavam já a prejudicar o andamento do jovem britânico. Max Verstappen queixou-se que foi atrasado por Valtteri Bottas para permitir a Mercedes fazer a paragem de Lewis Hamilton sem perder muito tempo para o #33 da Red Bull. Depois das paragens nas boxes tínhamos Verstappen, Hamilton, Bottas, Ocon, Ricciardo, Leclerc, Gasly, Pérez, Sainz e Giovinazzi no top 10. Deste grupo, apenas os Mercedes, Leclerc e Pérez tinham parado para trocar de pneus. 

No entanto, a direção de corrida suspendeu a prova com bandeiras vermelhas (para reparar as barreiras de proteção), o que beneficiava a Red Bull, pois Verstappen podia trocar de pneus com a prova parada, dando vantagem ao piloto neerlandês, com a Mercedes a ficar a perder. Lando Norris foi também dos mais prejudicados, caindo de 6º para 14º posto. A corrida seria recomeçada com uma nova largada estacionária, o que daria mais um momento de alta tensão à corrida. 

O recomeço foi caótico e apesar de Lewis Hamilton ter largado bem, Verstappen defendeu-se agressivamente, mas foi para fora de pista na curva 1, deixando que Esteban Ocon se aproximasse e que passasse para o segundo lugar, com Hamilton em terceiro, Ricciardo em quarto e Bottas em quinto. Os receios de um choque em cadeia foram justificados e um pequeno toque de Leclerc atirou Pérez num pião que levou a um choque de Nikita Mazepin na traseira de George Ryssell. De fora da corrida ficavam Nikita Mazepin, George Russell e Sergio Pérez. O incidente foi a realização de todos os receios para este fim de semana o que motivou nova interrupção da corrida.

Mas a grande dúvida era se Verstappen teria de devolver o lugar ou se iria manter o lugar e arriscar uma penalização. O diretor de equipa ofereceu a hipótese de Verstappen ir para o terceiro lugar, com Ocon a ficar com a pole, seguido de  Hamilton, uma oferta que foi aceite pelas equipas. O recomeço seria feito novamente com uma largada estacionária. A ordem de largada era Ocon, Hamilton, Verstappen, Ricciardo, Bottas, Gasly, Leclerc, Giovinazzi, Sainz e Vettel, o top 10 com 16 carros em pista.

A terceira largada da noite foi novamente atribulada, mas desta vez Hamilton não largou bem e deixou-se passar por Verstappen (excelente largada) que conseguiu agarrar a liderança da corrida, passando também Ocon, com Hamilton em terceiro. Na volta seguinte, Hamilton passou Ocon e subiu para o segundo posto. Os dois pilotos da Ferrari tiveram uma má largada e caíram para 10º (Leclerc) e 11º (Sainz). 

Verstappen liderava, com pneus médios no seu monolugar, com Lewis Hamilton a pressionar, numa altura em que o neerlandês se queixava de falta de potência (problema temporário), estávamos na volta 20.

Na volta 23, Yuki Tsunoda (que seria penalizado pela manobra) embrulhou-se com Sebastian Vettel na curva 1, perdendo a asa dianteira, conseguindo no entanto regressar à pista. Ficamos sob Virtual Safety Car para que a asa do Alpha Tauri fosse removida. 

Mais uma vez, Verstappen e Hamilton estavam numa corrida à parte, tendo deixado Ocon a 10 seg. da liderança, quando chegámos a meio da corrida. O top 7 manteve-se inalterado, enquanto os homens da Ferrari tentavam subir na tabela. Fernando Alonso perdeu o controlo do carro na volta 26, sem consequências de maior para o #14 da Alpine. Sebastian Vettel também tinha problemas no seu carro, motivados por outro toque, desta vez com Kimi Raikkonen, que motivou um novo VSC para retirar pedaços de carbono que se foram soltando do Aston Martin de Vettel. Com mais pedaços de carbono em pista, a direção de corrida colocou novamente o VSC em pista para limpar os detritos. As voltas sob VSC sucediam-se e o top 10 era composto por Verstappen, Hamilton, Ocon, Ricciardo, Bottas, Gasly, Giovinazzi, Sainz, Leclerc e Stroll. 

A corrida recomeçou e o duo da frente continuava com um andamento impressionante, deixando Ocon a 20 segundos, com o francês a começar a ser pressionado por Ricciardo, que por sua vez tinha Bottas por perto. Infelizmente um novo pedaço de carbono apareceu na pista que obrigou a um novo VSC desta vez com uma duração muito mais reduzida. Hamilton aproveitou para se aproximar de Verstappen e tentou a ultrapassagem na curva 1, com o neerlandês a defender-se de forma agressiva, atirando ambos os carros para fora de pista, mas a corrida continuava para estes dois pilotos que davam um espetáculo  impressionante. 

Devido à manobra de defesa na curva 1, Verstappen recebeu ordem da sua equipa para deixar passar Hamilton, e o #33 levantou o pé, mas Hamilton não percebeu a intenção do seu adversário (que também não facilitou a manobra) e bateu contra a traseira do Red Bull. A confusão estava instalada e enquanto Hamilton acusava Verstappen de “Brake Test”, Verstappen mantinha-se na frente da corrida. A confusão manteve-se,  pois Verstappen levantou o pé para deixar passar Hamilton, o que aconteceu brevemente, pois o piloto Red Bull escolheu bem o local para devolver a ultrapassagem e voltou a passar o seu adversário, no mesmo tempo em que recebia uma penalização de cinco segundos.

A luta na pista continuava quente e na volta 44, Hamilton voltou a passar Verstappen, numa manobra que adensou ainda mais a confusão instalada nesta corrida. A partir desse momento, o andamento de Verstappen baixou drasticamente pois os pneus traseiros estavam no limite. Hamilton, estava na frente com 4 seg. de vantagem, a 4 voltas para o fim, enquanto Ocon estava em terceiro, com Bottas em quarto, tendo já passado por Ricciardo.

Hamilton seguiu em direção à 103ª vitória sem problemas, enquanto Verstappen se limitou a concluir a corrida sem pneus para mais. Mas ainda havia mais história para contar e Valtteri Bottas conseguiu passar Esteban Ocon na reta final, conquistando um muito importante pódio para o título de equipas. O final desta louca corrida finalmente chegou e no final ficou a grande confusão que esta noite nos deu. As lutas foram muitas vezes para lá dos limites e a direção de corrida não teve a vida facilitada e algumas das decisões motivaram ainda mais confusão. Não faltou emoção a esta corrida e no final de 20 jornadas, Hamilton e Verstappen vão em igualdade pontual para a última do ano. 

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Pity
Pity
2 anos atrás

Ora bem… vamos lá comentar a corrida. Foi uma corrida caótica, com resultado imprevisível nas primeiras 45 voltas, com uma batalha, nem sempre jogada da forma mais correcta, entre as duas estrelas deste ano. Felizmente nenhum teve de abandonar. O Max só sabe jogar duro, demasiado duro por vezes, é uma pena, porque não precisa disso, com o talento que tem, mas o facto é que animou a corrida. Penso que ele cometeu um erro (ele ou a equipa) aquando da 2ª bandeira vermelha, ao montar médios, eram demasiadas voltas para pneus médios em modo ataque, embora tenham ajudado a… Ler mais »

filano
filano
Reply to  Pity
2 anos atrás

Concordo com o teu comentário , uma pequena retificação jogar duro dentro das regras ´é uma coisa jogar `”porco” é outro… Ele não é o meu favorito mas se fosse mudava porque não tem caracter é Ética , pra ele vale tudo pra além de ser um “bronco”… Enfim a FIA deveria ter punido severamente Max em pista e fora dela…

Pity
Pity
Reply to  filano
2 anos atrás

É por isso que eu não torço por ele, embora lhe reconheça o talento. O mal dele, é não ter sido punido nas primeiras vezes que tomou atitudes destas. Não falo deste ano, mas desde o início da carreira.

Elfo
Elfo
Reply to  Pity
2 anos atrás

Correctíssimo. Ele devia a andar a conduzir carrinhos de mão. É um indivíduo muitíssimo incorrecto em todos os sentidos.

Elfo
Elfo
Reply to  filano
2 anos atrás

Absolutamente de acordo.

FormulaTwo+1
Reply to  Pity
2 anos atrás

Concordo com a observação que lhe fez o Filano. Jogar duro é uma coisa. Jogar sistematicamente à revelia das regras, recorrendo a condução antidesportiva é outra. É o que faz Max deliberadamente (neste GP deixei de ter ilusões). E isso é falta de carácter! Ponto. O seu comentário vai de encontro à sua habitual atitude neste forum: quer estar de bem simultaneamente com Deus e com o Diabo! Não quer ficar de mal com ninguém. E assim garantir por aqui o seu reconhecimento social (como se isso valesse alguma coisa)… É também uma questão de caráter… Mas olhe que na… Ler mais »

pintinha
pintinha
2 anos atrás

Caro sr director de Corrida M.MAsi
Esta epoca já leva duas vergonhas das vergonhas …
SPA com uma NÃO corrida .. que foi afinal contou como corrida.
Arabia Saudita …com o negocio da feira da ladra/marroquina (é ali ao lado, aprendeu depressa ) …de quem sais a frente de quem …

gtman
gtman
2 anos atrás

A arbitragem a condicionar o resultado. Primeiro com uma bandeira vermelha absolutamente fantasista (…nem a barreira estava comprometida nem havia ninguém na faixa de rodagem) para “apimentar a corrida”. Segundo; após a 3ª tentativa do Carroteen (DIck para alguns) de promover o contacto que tanto jeito lhe dava só havia uma solução, bandeira preta. Este rapazito é pior que o Schumacher nos seus piores dias e ainda é mais levado “ás costas” pela FIA.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
2 anos atrás

respondendo e comentando, sim, SIM, a Liberty tem parte da culpa porque força a que haja um show dentro da pista. Hoje foi mais teatral la dentro do que cá fora. E porquê? Porque não punem devidamente quem não cumpre as regras do desporto, que lembre-se, é a sua base. Fácil também perceber porque não punem. Porque o piloto mais infractor do dia, aquele que já ganhou a primeira corrida da história sem que esta tivesse existido, ainda foi considerado o piloto do dia para os novos telespectadores. Pois é. Todo o show à volta do menino prodígio mal educado… Ler mais »

Vmleal
Vmleal
2 anos atrás

Eu gostei da corrida, uma das mais divertidas do ano. Max e Hamilton estão com tudo. Aquelas voltas, ambos de faca nos dentes, um a fugir e outro a perseguir, foram épicas. Mesmo as batalhas entre eles, inevitáveis. O Max é duro, já teve dissabores por isso e o Hamilton também deu tudo, ainda que tenha sido mais comedido. Quanto ao toque, a meu ver aquilo é muito rápido e não perceberam tanto um como o outro o que estava a acontecer e nesse caso, deviam ter rolado. Isto posto, uma coisa deixo para a última corrida. Max está a… Ler mais »

can-am
can-am
2 anos atrás

Não vi a corrida, mas tal como previ num circuito destes só podia dar “sangue” como deu.
Ressalta novamente a indestrutibilidade do carro do Hamilton, que leva em cima e…continua como se nada fosse. É um dos, muitos mistérios daquelas bandas ano.Será que é feito de outra matéria???
E vamos ter um final que nem o mais astuto realizador imaginaria.
Esperemos é que o campeonato seja decidido na pista…e não não nas penalizações da FIA, a pedido de várias familias.
Seria o descrédito total.

ricfil
ricfil
Reply to  can-am
2 anos atrás

O descrédito total já aconteceu, sendo que o Max “cry baby” Verstappen já devia ter levado bandeira preta faz tempo. PONTO.

Palhaçada o que se passou e tem passado com a forma como permitem ao holandês infringir as regras estabelecidas. O campeonato já está manchado. E se a corrida anterior não serviu de exemplo – esta veio confirmar isso mesmo. Tão simples quanto isso.

Elfo
Elfo
2 anos atrás

Não costumo entrar nestes comentários, mas hoje não me contive. Assistimos a um evento desportivo que muito aprecio, que mais pareceu um jogo de Circo Romano entre gladiadores. E como naquele tempo…sem regras. Já aqui falaram das acções do sr. Masi que mais parecia, como alguém disse, um vendedor de feira da Ladra ou Marroquina. Vergonhoso; não é preciso dizer mais nada. Cumpre-me dizer que não gosto, nem do Hamilton nem do Verstapen. Só posso dizer que serão talvez os melhores pilotos de F1, com larga vantagem para o Hamilton em tudo o que é ser piloto e desportista. O… Ler mais »

FormulaTwo+1
Reply to  Elfo
2 anos atrás

Parabéns pelo seu comentário. Diz tudo. Depois de ontem, (infelizmente) não há mais dúvidas!

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

Venceu e venceu bem. No pior fim de semana do Max em 2021, a Mercedes voltou a aproveitar muito bem a eficácia do seu monolugar, não só para atirar a luta pelo título para a última prova, mas também para selar, muito provavelmente, mais um título de constructores. É impossível não falar da corrida de ontem, sem referir o erro fatal do Max na qualificação. De uma volta potencialmente épica, a melhor do ano, passou a um erro épico, potencialmente decisivo na atribuição do campeonato. É justo apontar o dedo ao Max? Não é, mas o que fica para a… Ler mais »

gtman
gtman
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

Não houve brake-test? Curiosamente a FIA viu os dados da Red Bull e havia uma pressão de 64 bar no sistema de travagem. Para seu governo 64 bar é uma travagem forte…

NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  gtman
2 anos atrás

Julgo que também pode ver nos dados que o Hamilton foi travando antes de embater no Max, assim como o Max já estava a travar ou a tirar o pé bem antes do embate entre ambos. Qualquer pessoa entende que o objectivo do Max, passou por ceder a posição naquela zona da pista para de seguida atacar o Hamilton, e este último, esperto e experiente como é, foi fingindo estar confuso e não fez aquilo que todos os pilotos de F1 fazem quando têm um carro mais lento à sua frente, ou seja, ultrapassar. Não houve break-test nenhum, houve sim,… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás
NOTEAM1
NOTEAM1
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Não vou ver um vídeo de 20m do Lobato. Mas obrigado pela dica.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  NOTEAM1
2 anos atrás

vê a prtir do minuto 6. Tem info da telemetria de FIA que está interessante.

Lisboa
2 anos atrás

Não havia fórum AutoSport em 1989 e 1990, mas existe em 2021.

Que venha a primeira curva de Abu Dhabi, que venham mais 30 anos de choradeira.

FormulaTwo+1
2 anos atrás

Falemos claro. O circuito saudita é uma merda! E só está na F1 porque a FIA e a Liberty se venderam aos petrodólares sauditas. Posto isto, a prova foi um conjunto de interrupções, de indecisões e decisões inacreditáveis da direção da corrida. Massi não tem nível para lá estar! Por último, Verstappen é espetacularmente rápido, mas começa-se a ver que não aprendeu nada. Continua o mesmo menino riquinho arrogante, beiçudo e malcriado, para quem conduzir rápido é sinónimo de intimidar os outros pilotos e atirar-se com o carro para cima deles se não lhe fizerem a vontadinha de não o… Ler mais »

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