GP Alemanha F1: Mecânica da Ferrari ‘evita’ emoção na qualificação

Por a 27 Julho 2019 15:47

Mecânica trai Ferrari! Mais uma pole para Lewis Hamilton. É este o sumário da qualificação do GP da Alemanha de Fórmula 1.

Depois do ano passado a Ferrari ter ‘oferecido’ a vitória à Mercedes, desta feita começou logo pela qualificação. Problema com o turbo no monolugar de Sebastian Vettel fê-lo ficar de fora logo na Q1 – o alemão nem sequer rodou – e vai partir de último.

Como se não bastasse, problemas mecânicos com o Ferrari SF90 de Charles Leclerc, possivelmente o mesmo que sucedeu a Vettel, não rodou na Q3, deixando à Mercedes à vontade, com Lewis Hamilton (Mercedes W10 EQ Power+) a conseguir mais uma pole, desta feita sem sequer se ter esforçado muito, simplesmente… porque não era preciso.

O inglês terminou 0.346s na frente de Max Verstappen (Red Bull RB15/Honda), já que Valtteri Bottas (Mercedes W10 EQ Power+) teve alguns problemas com os travões e não pode dar a luta que queria ao seu colega de equipa.

Positivo é o facto de Verstappen sair da primeira linha da grelha, já que com a sua reconhecida agressividade, pode trazer emotividade à fase inicial da corrida.

Não parece ter carro para lutar pela vitória, mas tendo em conta que vai haver cerca de 60% de hipóteses de chover, isso poder mudar muito a correlação de forças, e podemos ter nova surpresa, tal como sucedeu no Red Bull Ring.

Pierre Gasly Red Bull RB15/Honda foi quarto e fez a sua obrigação. Ficou a quatro décimos de Verstappen, pelo que está dentro da margem dos ‘mínimos’ que se lhe exigem.

Bom quinto lugar de Kimi Räikkönen (Alfa Romeo C38/Ferrari), a sua melhor posição do ano com a sua nova equipa, sendo que, convém lembrar, já foi sexto no Red Bull Ring. Na Áustria terminou em nono, talvez amanhã faça melhor.

Romain Grosjean (Haas VF-19/Ferrari) foi sexto, um resultado surpreendente para quem, em qualificação, não faz melhor que 11º há cinco Grandes Prémios.

O francês foi sexto também na Austrália, mas nessa altura a equipa ainda não tinha entrada em queda livre como sucede atualmente.

Será que está a mudar alguma coisa? Amanhã se verá.

Pelos visto a afinação da Austrália está a resultar para Grosjean.

Já Kevin Magnussen, foi 12º o que fica um pouco acima da média das qualificações que fez nos quatro últimos GP.

Carlos Sainz (McLaren MCL34/Renault) foi sétimo, regressando aos bons resultados em qualificação, depois de dois GP acima do par. Muito! Curiosamente, antes disso tinha sido sexto em França.

Repetir o sexto lugar nas corridas de França e Grã-Bretanha é o objetivo e está bem posicionado para isso.

Algo parece estar a mudar no Racing Point RP19/Mercedes, já que não só Sergio Perez foi oitavo em Hockenheim, uma posição que já não conseguia em qualificação desde o Azerbaijão (onde foi 5º), mas também importante o facto de Lance Stroll ter passado da Q1 pela primeira vez este ano.

É verdade que foi eliminado na Q2, foi o pior dos pilotos ainda em pista, mas é um bom sinal de melhoria conjunta da equipa.

Nico Hulkenberg (Renault RS19) foi o melhor dos carros de Enstone, no nono lugar. Melhor do que isso só fez duas vezes este ano. Oitavo na China e sétimo no Canadá.

No geral, as notícias não são boas para a Renault, já que Daniel Ricciardo (Renault RS19) foi apenas 13º o que iguala a sua pior qualificação do ano, em Espanha. Muita irregularidade nos ‘amarelinhos’ franceses que estão a perder gá e muito abaixo dos objetivos que se propuseram no início de época…

Como já se percebeu, sem ter rodado na Q3, Charles Leclerc (Ferrari SF90) vai sair de 10º, com Vettel a arrancar do fim da grelha. Pelo que se viu nos treinos livres os Ferrari poderiam, mais uma vez, bater o pé aos Mercedes, mas ao partirem muito atrasados complicaram 24 horas antes, e muito, as suas possibilidades de vencer, que não de um pódio, que continua perfeitamente ao alcance, especialmente de Leclerc.

Quanto a Vettel, o ano passado Hamilton foi 14º na grelha e venceu, pelo que impossível vencer não é. Mas é muito difícil.

Os Toro Rosso estiveram abaixo do que têm feito. Tal como na Áustria, quanto mais rápido é o circuito, menores são as suas hipóteses. Daniil Kvyat foi 14º e Alex Albon colocou o seu Toro Rosso STR14/Honda na 17ª posição.

Quem esteve muito abaixo do que tem feito foi Lando Norris (McLaren MCL34/Renault) que se qualificou em 16º, sendo eliminado logo no Q1, o que nunca lhe tinha sucedido este ano.

Desta feita os dois Williams, com George Russell novamente na frente de Robert Kubica têm um Ferrari SF90 atrás…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
16 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado