GP Abu Dhabi F1: Max Verstappen dominou e Leclerc bateu Pérez no campeonato | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

GP Abu Dhabi F1: Max Verstappen dominou e Leclerc bateu Pérez no campeonato

Pedro André Mendes by Pedro André Mendes
20 Novembro, 2022
in Destaque Homepage, F1, FÓRMULA 1, Newsletter, Newsletter destaque
A A
GP Abu Dhabi F1: Max Verstappen dominou e Leclerc bateu Pérez no campeonato

Share on FacebookShare on Twitter

Artigos relacionados

GP Cidade do México F1, TL2: Charles Leclerc foi o mais rápido do dia

GP Cidade do México F1, TL2: Charles Leclerc foi o mais rápido do dia

30 Outubro, 2026
GP Cidade do México F1: Charles Leclerc foi o mais rápido no TL1

GP Cidade do México F1: Charles Leclerc foi o mais rápido no TL1

30 Outubro, 2026

Ninguém incomodou Max Verstappen na liderança da derradeira corrida da época, triunfando pela 35ª vez na carreira. O neerlandês liderou da primeira à última volta do Grande Prémio de Abu Dhabi, exceto quando parou para trocar de pneus, enquanto atrás de si, Charles Leclerc e Sergio Pérez discutiram a vice-liderança da classificação na corrida e o segundo posto do campeonato de pilotos.
Ambos os pilotos levaram esta batalha até às últimas voltas da prova em Yas Marina, com vantagem para Charles Leclerc. A discussão pelo segundo lugar foi apenas decidido na última volta, tendo sido esta a grande batalha da corrida em Abu Dhabi. O piloto monegasco geriu de forma perfeita os seus pneus, depois de parar apenas uma vez, enquanto o piloto mexicano da Red Bull parou por duas vezes, terminando a época como vice-campeão por 3 pontos.
Afastados das lutas pelo pódio, Lewis Hamilton esteve na luta pelo quarto lugar da classificação, tentando ficar à frente de Carlos Sainz, devido a uma boa opção estratégica da Mercedes, mas um problema hidráulico a duas voltas do final da corrida deitou tudo a perder.
Assim, foi Carlos Sainz a terminar no quarto posto, seguido de George Russell e um isolado Lando Norris, no sexto lugar.
A McLaren não conseguiu recuperar o quarto posto da classificação do campeonato de construtores, mas Norris terminou à frente de Esteban Ocon, enquanto Daniel Ricciardo foi o nono classificado, atrás de Lance Stroll e à frente de Sebastian Vettel, um dos maiores animadores da corrida na sua fase inicial, e que se despediu da Fórmula 1 com 1 ponto somado no traçado de Yas Marina.

Tags: Formula 1GP de Abu Dhabi
Pedro André Mendes

Pedro André Mendes

Artigos relacionados

GP Cidade do México F1, TL2: Charles Leclerc foi o mais rápido do dia
Destaque Homepage

GP Cidade do México F1, TL2: Charles Leclerc foi o mais rápido do dia

by Fábio Mendes
30 Outubro, 2026
GP Cidade do México F1: Charles Leclerc foi o mais rápido no TL1
Destaque Homepage

GP Cidade do México F1: Charles Leclerc foi o mais rápido no TL1

by Fábio Mendes
30 Outubro, 2026
Next Post
GP Singapura F1, Sergio Pérez; “Não há problema…”

GP Abu Dhabi F1, Sergio Pérez: “demos tudo esta época e vamos regressar mais fortes“

GP Grã-Bretanha F1, Charles Leclerc: “este ano temos carro para lutar pela vitória”

GP Abu Dhabi F1, Charles Leclerc: “dei 110% da primeira à última volta”

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
32 Comentários
Luis Filipe
Luis Filipe
3 anos atrás

Parabéns ao campeão Verstappen e o mesmo para o Leclerc e para o Checo. Sim o Checo assim não fica a dever a ninguém e o Leclerc merece também o segundo. Sainz também a cumprir e para terminar as minhas palavras vão para Alonso que não merecia mais uma falha mecânica e Vettel a terminar a carreira nos pontos, acho que vamos ter falta dele mas a vida é feita de escolhas e ele fez a sua. Venha o próximo campeonato 😉

Lagafe
Lagafe
Reply to  Luis Filipe
3 anos atrás

O Checo não fica a dever a ninguém porque realmente a equipa não lhe dá nada. Ele está lá para ser o número 2 quando convém ao Max. Os assobios que recebeu são inequívocos

JS1970
JS1970
3 anos atrás

Mais um ano em que a MAFIA permitiu que o jogo das ilegalidades na RB fossem permitidas. O ano passado foi escandaloso, este ano foi o que se viu e portanto viva anarquia que se encontra instalada na F1 atualmente. O checo que agradeça ao campeão da vergonha por não o ter ajudado atingir o segundo lugar… O Ocon a comer de “cebolada” o pequenino Alonso foi sem espinhas! E uma palavra de agradecimento para Vettel por tudo o que deu a F1.

Luis Filipe
Luis Filipe
Reply to  JS1970
3 anos atrás

Ocon a comer de cebolada o Alonso? Quantas falhas mecânicas teve o Alonso versus Econ? Escândalo são este tipo de comentários que mostram a mesquinhez aliás como se confirma pelos 4 negativos que já tem e garanto que nenhum é meu.

Last edited 3 anos atrás by Luis Filipe
Antonio roq
Antonio roq
Reply to  JS1970
3 anos atrás

“Ilegal e escandaloso” é ter o previlégio de assistir aos recitais, “continuados e abusivos”, de um piloto a anos luz da concorrência, ainda por cima com um carro tão superior, tão superior, mas que mesmo assim o segundo piloto não consegue mais que um terceiro lugar no campeonato e a quilómetros dele.

Ricfil
Ricfil
Reply to  Antonio roq
3 anos atrás

Concordo com tudo o que diz.

Aliás, basta recuar para a corrida anterior no Brasil para verificar de forma inequívoca a qualidade DE LONGE superior desse “deus do volante”. Qual Senna no Toleman qual quê? Max mesmo com um carro bom – o melhor DE LONGE – mas sem a afinação no “lugar” arrasa a concorrência.

Interlagos que o diga!

Brilharete de piloto.

Last edited 3 anos atrás by Ricfil
Pjs
Pjs
Reply to  JS1970
3 anos atrás

Mesmo que o Verstappen o deixasse o passar no Brasil, hoje não valia de nada. O Perez hoje a dormir e erros a mais. O costume.

Lagafe
Lagafe
Reply to  Pjs
3 anos atrás

Um verdadeiro companheiro de equipa teria deixado passar o colega nas primeiras voltas e fazia o jogo de equipa. Ver série Schumacher/Irvine

Pjs
Pjs
Reply to  JS1970
3 anos atrás
Mesmo que o Verstappen o deixasse o passar no Brasil, hoje não valia de nada. O Perez hoje a dormir e erros a mais. O costume.
Pjs
Pjs
Reply to  JS1970
3 anos atrás
  • Mesmo que o Verstappen o deixasse o passar no Brasil, hoje não valia de nada. O Perez hoje a dormir e erros a mais. O costume.
Roger M
Roger M
Reply to  JS1970
3 anos atrás

O fanboy que mandava os outros comer melão, esta temporada fartou-se de barrigadas de melão.

MLS
MLS
Reply to  JS1970
3 anos atrás

Olha a cabeça, Olha a cabeça! Para o ano há mais!

Robin Hood
Robin Hood
Reply to  JS1970
3 anos atrás

És pouco parvo és!

...
...
Reply to  JS1970
3 anos atrás

Mais um chorrilho de imbecilidades…o habitual em ti…

GUILHERME Rodrigues
GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

Bom final de campeonato no season finale no Abu Dhabi, com a hierarquia que tivemos quase todo o ano na maioria das corridas, com Versttapen a vencer, Leclerc em 2º, Ferrari a dar luta à Red Bull, e a Mercedes off the pace! Ferrari a surpreender, parece que ontem o trabalho no FP3 da Scuderia nos long runs deu resultado e o carro tratou muito melhor dos pneus e teve um bom ritmo ligeiramente atrás dos Red Bulls mas à frente dos Mercedes, ao contrário do que vimos na sexta! Excelente corrida perfeita do Max a gerir bem os pneus,… Ler mais »

JoaoLima
JoaoLima
Reply to  GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

Não é por acaso que fala em futebol pois o seu comentário é, como sempre, para denegrir uns, com ódio à mistura e típico do fanatismo cego, incapaz de distinguir algo que não seja a sua cor.

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

O resultado final foi o mais justo para todos, depois de tudo o que aconteceu ao Leclerc com tantos erros estratégicos, seria extremamente injusto acabar no 3º lugar do campeonato.Foi pena a Aston Martin ter completamente fo..ido a corrida do Vettel, não entendo porque não parou quando os outros pararam, por causa disso perderam o 6º lugar do mundial de construtores.

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
3 anos atrás

Verstappen, o super-campeão a terminar o ano com mais uma vitória e a fazer um recorde de vitórias numa temporada histórico! Leclerc, excelente corrida a conseguir ser um justo vice-campeão. Perez, foi um dos derrotados do dia a não conseguir bater Leclerc. Sainz, mais uma corrida na sombra do seu companheiro de equipa. Russell, fecha o ano como piloto líder da Mercedes. Bateu o seu companheiro de equipa em pontos, em vitórias e em poles… Foi sem espinhas! Vettel, despedida algo inglória. Mesmo no seu Gp de despedida não consegue evitar ficar atrás de Stroll… Hamilton, agora é oficial: ZERO… Ler mais »

Lagafe
Lagafe
Reply to  O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
3 anos atrás

Por vezes tenho dúvidas se é um problema óptico ou foi unicamente língua portuguesa foi pulverizada.
Não sei qual é a pior.

Lagafe
Lagafe
Reply to  Lagafe
3 anos atrás

“… Únicamente a língua portuguesa que foi pulverizada”.

aanunes@remax.pt
[email protected]
3 anos atrás

O Autosport sempre com aqueles comentarios….então o Hamilton só perdeu porque teve a avaria ou estava a perder tanto tempo para o Sainz que não tinha hipótese?

Pity
Pity
3 anos atrás

Para os padrões de Abu Dhabi, até que foi uma corrida bem animada. Verstappen perfeito. A Ferrari a acertar na estratégia, dando o vice a Leclerc. Perez a ser Perez. Lutas quentinhas entre Hamilton e Sainz, entre Latifi e Schumacher e entre Vettel e Ocon. Ricciardo e Vettel despediram-se com pontos, Alonso e Hamilton abandonaram, o que não é estranho na última corrida da época, estranho é que não tivessem existido mais quebras.. Agora, vamos todos de férias automobilísticas, esperando um 2023 com mais equipas em luta, e que, finalmente, se resolvam os problemas de digestão de alguns colegas de… Ler mais »

Pedro Vasco
Pedro Vasco
Reply to  Pity
3 anos atrás

Comungo a tua opinião com a ligeira subida da Mercedes estes ano na reta final com campeonato a competitividade e a emoção subiram e ficou muito mais interessante… Seria muito bom mais equipas a subirem e chegaram se á frente Lando Norris já provou se tiver carro luta na frente… Comentários com azia só passa co RENNIE (rsrsrsrs) estes irão estar sempre presentes porque os figurantes são os mesmos… Espero que para o ano a RBR cumpra com as regras e seja mais justo e igual para todos porque temo que as equipas não vão cumprir o teto orçamental…

Roger M
Roger M
3 anos atrás

Corrida para adormecer, com a luta pelo P2 a manter o interesse. O Pérez a borrar a cama como de costume, mas os seus fanboys (e do Hamilton) preferem desviar as atenções para o Verstappen. No final ficou com o P2 o Piloto com mais talento, neste caso o Leclerc, mais uma vez a dar tudo o que o carro tinha para dar. Final de carreira na F1 para o Vettel que fez o que pode com a estratégia concedida. Irá deixar saudades. Que venha a próxima temporada de preferência mais competitiva que esta.

Last edited 3 anos atrás by Roger M
GUILHERME Rodrigues
GUILHERME Rodrigues
Reply to  Roger M
3 anos atrás

Ainda não consegui perceber se o senhor é um fanboy do Versttapen, da Ferrari ou do Vettel! Nos anos de dominio da Mercedes, o senhor andava sempre aqui a defender o Vettel e a Scuderia sobretudo em 2018 e 2019, e criticar o Hamilton e a Mercedes, este ano não o vi quase nenhuma vez cá, aliás nem no ano passado que o Max bateu o Hamilton, sinceramente é estranho, ainda bem que fiquei cá eu a defender a Ferrari e atacar a Mercedes, porque senão eram só adeptos do Hamilton e do Max a criticarem uns aos outros, tenho… Ler mais »

Roger M
Roger M
Reply to  GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

Se não conseguiu entender por quem sou “fanboy” é bom sinal, significa que prefiro corridas competitivas. Se recuar ainda mais no tempo, irá ver que eu achava quase escandaloso o Hamilton ter apenas um campeonato face ao talento que tinha e tem. Se acha que critico mais a Mercedes ou o Hamilton, o mesmo deve-se ao facto de a Imprensa com maior influencia na F1 ser Britânica, tendo uma parcialidade evidente quanto ao Hamilton e Mercedes. E devido a isso, qualquer Piloto que fosse rival direto do Hamilton, era logo colocado nele o foco da sua parcialidade. Foi evidente aquando… Ler mais »

GUILHERME Rodrigues
GUILHERME Rodrigues
Reply to  Roger M
3 anos atrás

Aí concordo e subscrevo a 100%, apesar de exagerar em algumas criticas à Mercedes e ao Hamilton, e ao colinho da imprensa britânica a favor dos ingleses, mas no futebol e em qualquer desporto é igual, só no ténis não porque já não têm o Murray e nenhum tenista no top 10! Mas não é só em inglaterra, em Portugal é igual com o Benfica por exemplo e mesmo com a seleção nacional e os seus atletas! Quanto ao Hamilton também acho-o bom piloto, mas não é tudo o que escrevem, não acho que seja o GOAT apesar de ter… Ler mais »

Roger M
Roger M
Reply to  GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

Eu há muito que digo por estas bandas que essas conversas promovidas pela Imprensa sobre “GOAT” no Desporto, soa a sensacionalismo e até constrangedor. Pois não podemos andar a comparar Atletas de gerações diferentes.

Manuel Araujo
Manuel Araujo
3 anos atrás

Final a ser o que devia ser….. Max a anos luz de todos… Leclerc e a Scuderia a merecerem bem o segundo lugar no campeonato… MB a levar na cabeça e o seu piloto principal a ficar pelo caminho … e para cereja no topo do bolo a Alpine a limpar o sebo a Mclaren….. uma despedida do Vettel com muita dignidade… hoje muita Vaselina e Rennie para muita gente… mais um record para o Max… embrulhem….

Lagafe
Lagafe
3 anos atrás

Terminou um campeonato extremamente aborrecido. Só quem tem azia à Mercedes é que não consegue entender. Passamos do domínio de uma equipa para o domínio de um magnifico piloto. Extremamente dotado e ao mesmo tempo egoísta, mal educado e com cotovelos de fora. Fim de vida para Vettel que se despede em grande. Quando começou na F1, era dos meus favoritos, perdi-o quando foi batido por Ricciardo, achei extremamente birrenta a sua passagem pela Ferrari, até ser destroçado por Leclerc. Assim que deixou de correr pelas vitórias, humanizou-se e terminou como um cavalheiro. Vettel sai pela porta grande, e ironicamente,… Ler mais »

GUILHERME Rodrigues
GUILHERME Rodrigues
Reply to  Lagafe
3 anos atrás

Acho que estás a ser demasiado critico com a Ferrari e com os anos do Vettel na Ferrari, não foi assim tão mau como deixas entender, acho que só estás a ver o lado negativo, mas como deves ser fã da Mercedes e da hipocrisia britânica, diz logo que não gostas da Ferrari porque é uma equipa direta não sabe ser falsa e enganar os outros, e não tem a maldade e falsidade de outros! Agora dizeres que o Vettel em 2018 até Hockeneim não estava a fazer um bom ano, que a Ferrari tinha um carro muito bom eficiente… Ler mais »

Lagafe
Lagafe
Reply to  GUILHERME Rodrigues
3 anos atrás

A única equipa que sou fã é a a Mclaren. As demais é de acordo aos pilotos. Este ano a Ferrari tinha a minha dupla favorita. Se leres com atenção entendes que fiz referências negativas ao caos nas boxes para um e fizeram um mau carro para outro. Ou seja, toco no calcanhar de Aquiles das duas equipas. Não quiz fazer referências directas aos pilotos mas se for por aí o falhanço é do Leclerc. Para vencer o Max não pode ter esse tipo de erros. Quem conheça a história da Ferrari sabe que tem tanto de paixão e valor… Ler mais »

  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
GP Cidade do México F1, TL2: Charles Leclerc foi o mais rápido do dia

GP Cidade do México F1, TL2: Charles Leclerc foi o mais rápido do dia

30 Outubro, 2026
300 km Algarve Sports Cars: Chevron B19 na pole

300 km Algarve Sports Cars: Chevron B19 na pole

30 Outubro, 2026
Algarve Classic Festival: Primeiro dia de emoções

Algarve Classic Festival: Primeiro dia de emoções

30 Outubro, 2026
GP Cidade do México F1: Charles Leclerc foi o mais rápido no TL1

GP Cidade do México F1: Charles Leclerc foi o mais rápido no TL1

30 Outubro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz