Fórmula 1: Pontuação revista para casos de corrida interrompida
Após a controversa “não corrida” de Spa-Francorchamps em 2021, a comissão de Fórmula 1 da FIA decidiu rever e pedir a alteração da pontuação e da sua aplicação em caso de corridas interrompidas, como foi o caso do GP da Bélgica.
A partir de agora serão necessárias duas voltas sem Safety Car ou Virtual Safety Car para ser considerada corrida e então proceder à distribuição de pontuação. A escala passa a ser mais complexa que a anterior, como aconteceu na Bélgica que após 3 voltas atrás do Safety Car foi distribuída metade da pontuação para os 10 primeiros.
Passam a pontuar os 5 primeiros (6 pontos para o vencedor e 4, 3, 2, 1), se a distância de corrida completada pelo líder for inferior a 25% das voltas planeadas; os 9 primeiros (13, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1), se a distância de corrida completada pelo líder for entre 25% e 50% da corrida; os dez primeiros (19, 15, 12, 9, 8, 6, 5, 3, 2, 1), se a corrida se realizar entre 50-75%.
Note-se que esta alteração regulamentar está sujeita à aprovação do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA, que reúne dia 18 de março.
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Se assim for … parece que o Sr FIA começa a dizer ao que vem. Bom
A regra existente não era má se fosse cumprida. acontece que em 2021 não foi. Eram necessárias 3 voltas sem SC e só foram cumpridas 2. Foram 12,5 pontos oferecidos. Se juntarmos ao diferencial de 16 pontos da última corrida( 8 pontos oferecidos a que se soma mais 8 tirados ao adversário) soma 28,5 pontos. Nem falando da corrida da Arábia onde uma bandeira vermelha injustificada (não havia nem carro nem detritos na pista) valeu, por baixo, mais 4 pontos. Para não ter existido o campeonato mais sujo de sempre ( nem o de 64 lá chegou perto ) bastava… Ler mais »
Depois acordas e ves que es so mais um fan boy com uma grande azia…
E o Max penetrou-te tao forte que ainda hoje choras…
Pelas suas contas MV foi o único a ter “pontos oferecidos” em Spa…ok…ia jurar que mais nove pilotos tiveram “ofertas”. Quando tiver tempo veja lá a quem foram “oferecidos” 7.5 pontos nesse mesmo dia.
Sim, foram 12,5 pontos oferecidos ao Verstappen, mas também foram oferecidos 9 pontos ao Russell , 7,5 ao Hamilton e por aí fora até ao 10º lugar.
O que passou, passou, já não tem remédio. O que importa agora, é estabelecer bases sólidas para que os erros do ano passado não se repitam e, para já, parece que é isso que a FIA está a fazer.
A questão da pontuação, parece-me complicada mas, pelo menos, já temos a garantia de que não voltaremos a ter uma não-corrida.
A nova direcção da FIA está a olhar para tudo o que correu mal o ano passado, o que é positivo. Espero que não se esqueçam de olhar, também, para as inconstâncias com os limites de pista.
Palhaçada.
Para quem fica contente com estas novas vias regras. Pensem mas é que se servirão delas para servir quem eles querem.
Quantos mais complicadas são as regras mais permitem duplas interpretações e criarem condições para interpretarem como eles querem.
Mas criam palhaçadas e o povo contente…
completamente de acordo. Só vai dar azo a mais confusão com diferentes interpretações do momento em que a corrida seja declarada interrompida.
Ou só interromperem quando criarem condições favoráveis ao afilhado e vi desfavoráveis ao na enteado.
E o conselho da FIA só tem que aprovar MAZÉ!