Fórmula 1: Pontuação revista para casos de corrida interrompida

Por a 14 Fevereiro 2022 16:36

Após a controversa “não corrida” de Spa-Francorchamps em 2021, a comissão de Fórmula 1 da FIA decidiu rever e pedir a alteração da pontuação e da sua aplicação em caso de corridas interrompidas, como foi o caso do GP da Bélgica. 

A partir de agora serão necessárias duas voltas sem Safety Car ou Virtual Safety Car para ser considerada corrida e então proceder à distribuição de pontuação. A escala passa a ser mais complexa que a anterior, como aconteceu na Bélgica que após 3 voltas atrás do Safety Car foi distribuída metade da pontuação para os 10 primeiros. 

Passam a pontuar os 5 primeiros (6 pontos para o vencedor e 4, 3, 2, 1), se a distância de corrida completada pelo líder for inferior a 25% das voltas planeadas; os 9 primeiros (13, 10, 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1), se a distância de corrida completada pelo líder for entre 25% e 50% da corrida; os dez primeiros (19, 15, 12, 9, 8, 6, 5, 3, 2, 1), se a corrida se realizar entre 50-75%. 

Note-se que esta alteração regulamentar está sujeita à aprovação do Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA, que reúne dia 18 de março.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
10 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
pintinha
pintinha
2 anos atrás

Se assim for … parece que o Sr FIA começa a dizer ao que vem. Bom

gtman
gtman
2 anos atrás

A regra existente não era má se fosse cumprida. acontece que em 2021 não foi. Eram necessárias 3 voltas sem SC e só foram cumpridas 2. Foram 12,5 pontos oferecidos. Se juntarmos ao diferencial de 16 pontos da última corrida( 8 pontos oferecidos a que se soma mais 8 tirados ao adversário) soma 28,5 pontos. Nem falando da corrida da Arábia onde uma bandeira vermelha injustificada (não havia nem carro nem detritos na pista) valeu, por baixo, mais 4 pontos. Para não ter existido o campeonato mais sujo de sempre ( nem o de 64 lá chegou perto ) bastava… Ler mais »

ri04071736
ri04071736
Reply to  gtman
2 anos atrás

Depois acordas e ves que es so mais um fan boy com uma grande azia…
E o Max penetrou-te tao forte que ainda hoje choras…

917/30
Reply to  gtman
2 anos atrás

Pelas suas contas MV foi o único a ter “pontos oferecidos” em Spa…ok…ia jurar que mais nove pilotos tiveram “ofertas”. Quando tiver tempo veja lá a quem foram “oferecidos” 7.5 pontos nesse mesmo dia.

Last edited 2 anos atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
Pity
Pity
Reply to  gtman
2 anos atrás

Sim, foram 12,5 pontos oferecidos ao Verstappen, mas também foram oferecidos 9 pontos ao Russell , 7,5 ao Hamilton e por aí fora até ao 10º lugar.
O que passou, passou, já não tem remédio. O que importa agora, é estabelecer bases sólidas para que os erros do ano passado não se repitam e, para já, parece que é isso que a FIA está a fazer.

Pity
Pity
2 anos atrás

A questão da pontuação, parece-me complicada mas, pelo menos, já temos a garantia de que não voltaremos a ter uma não-corrida.
A nova direcção da FIA está a olhar para tudo o que correu mal o ano passado, o que é positivo. Espero que não se esqueçam de olhar, também, para as inconstâncias com os limites de pista.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

Palhaçada.

Para quem fica contente com estas novas vias regras. Pensem mas é que se servirão delas para servir quem eles querem.

Quantos mais complicadas são as regras mais permitem duplas interpretações e criarem condições para interpretarem como eles querem.

Mas criam palhaçadas e o povo contente…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  Scuderia Fast Turtle
2 anos atrás

completamente de acordo. Só vai dar azo a mais confusão com diferentes interpretações do momento em que a corrida seja declarada interrompida.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Ou só interromperem quando criarem condições favoráveis ao afilhado e vi desfavoráveis ao na enteado.

JP INAU
JP INAU
2 anos atrás

E o conselho da FIA só tem que aprovar MAZÉ!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado