Franco Colapinto está no centro das atenções depois do incidente na curva 1, no recomeço após Safety Car, onde queimou a ultrapassagem e ceifou as esperanças de um bom resultado para Lando Norris e o colega de equipa, Pierre Gasly.
No final da corrida, Norris, visivelmente agastado, sugeriu uma corrida de suspensão para o argentino. A frustração vem dos pontos perdidos e também das atualizações implementadas pela McLaren. Com este incidente, será mais difícil para Norris ter um carro com os upgrades na Malásia, dada a pouca quantidade de peças sobressalentes.
Na conferência de imprensa final, George Russell, Max Verstappen e Isack Hadjar foram questionados sobre o incidente. Perante a sugestão de Norris de que uma manobra daquele género deveria resultar numa suspensão de uma corrida, os três consideraram a ideia excessiva.
Russell distinguiu um erro com consequências graves de uma ação intencionalmente perigosa. Verstappen lembrou que Colapinto pediu desculpa, enquanto Hadjar apontou as dificuldades de aquecer os pneus atrás do Safety Car e as irregularidades da pista fora da trajetória ideal como fatores que podem agravar um erro.
“Sim, pessoalmente acho que é demasiado severo” disse George Russell. “Nos recomeços após o Safety Car, com pneus frios, um erro muito pequeno pode ter grandes consequências. Pelo que vi hoje, foi isso que pareceu acontecer: um pequeno erro com uma grande consequência. Pessoalmente, penso que uma suspensão de uma corrida deve ser aplicada quando um piloto faz intencionalmente algo muito perigoso e imprudente. Por isso, foi uma situação infeliz.”
“Sim, desde que o piloto que o causou tenha consciência do que fez e peça desculpa” afirmou Max Verstappen. “Estas coisas acontecem. Pode ser um pequeno erro ou uma avaliação errada: bloqueias as rodas, estás no interior, onde há pouca aderência, e depois há o azar de envolver tantos carros. É infeliz, acontece e não é agradável para ninguém envolvido. Mas, como o George disse, penso que uma suspensão de uma corrida seria provavelmente excessiva.”
“Da minha parte, penso que a pista não está suficientemente boa” apontou Isack Hadjar. “Saímos da trajetória ideal e o piso começa a ter muitas irregularidades. É difícil gerar temperatura atrás do Safety Car, que anda bastante devagar. Depois exageramos um pouco e isso tem consequências muito grandes. Por isso, penso que uma suspensão de uma corrida é demasiado severa.”
Foto: Philippe Nanchino /MPSA











O que o Colapinto fez, foi um enorme disparate, mas não foi o primeiro, nem será o último a fazê-lo. Estou a lembrar-me dum ainda maior do Bottas na Hungria. Pode acontecer a qualquer um, mesmo aos mais dotados.
O único piloto a levar uma corrida de suspensão por algo parecido, mas potencialmente mais grave, foi o Grosjean. Desde então, a FIA criou o sistema de pontos na licença, e só quando o piloto acumular 12 é que é suspenso.