Fórmula 1: O que são os ‘aero rakes’?

Por a 20 Fevereiro 2019 14:32

Os ‘aero rakes’, enormes grelhas de sensores para leitura

aerodinâmica, permitem aos engenheiros de Fórmula 1 compararem os modelos de

fluxo de ar virtual com o desempenho real na pista.

Um ‘ancinho’ aerodinâmico é uma série de ‘tubos de pitot’,

que não são mais do que sensores concebidos para medir estruturas de fluxo fora

do ‘corpo’ dos carros. São, na verdade, uma tecnologia bastante antiga!

Ao medir a pressão dinâmica, podem então ‘pintar um quadro’

das estruturas de fluxo que estão a sair de peças como a asa dianteira, rodas

dianteiras – o que é muito importante – onde os vórtices saem da asa dianteira,

algo que este ano será obviamente muito diferente, dado que temos um design significativamente

diferente nas asas devido às novas regras.

Desta forma, pode-se ‘pintar todos esses quadros’ das

diferentes estruturas de fluxo de ar e das diferentes estruturas de vórtice que

saem de várias partes do carro. Essa informação regressa depois à equipa de

aerodinâmica, que a compara com o que já tem, e utilizar esses dados para otimizar

e melhorar o design de novas estruturas de fluxo de ar.

Hoje em dia, o processamento dos dados que regressam das

grelhas de sensores é muito rápido, é quase feito em tempo real. As equipas

desenvolveram software que pega nos dados em bruto e devolve imagens e

ficheiros de vídeo realmente interessantes.

A primeira vantagem é que se pode agir imediatamente. Por

isso, se estão a analisar todo o espectro duma asa frontal, por exemplo, que

significa passar de um ângulo baixo até ao ângulo máximo da asa frontal, pode

perceber-se se há um ponto onde a asa dianteira ‘cai’, como dizem os

aerodinamicistas, quando esta naquela configuração não está a gerar a força

descendente esperada, na frente.

Dessa forma, a informação dos ‘aero rakes’ diz aos engenheiros para ficarem

longe daquela área do carro, pois o que lhes foi transmitido é que com a asa de

determinada forma, a performance piora.

De igual modo, por vezes há outras coisas que são recolhidas

dos ‘ancinhos’ que não é possível resolver em pista, e que depois voltam para a

equipa de aerodinâmica, que tem de estudar a melhor forma de resolver esse

problema sem comprometer outras áreas. Pode parecer, e realmente é muito

complexo.

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