Fórmula 1: O que são os ‘aero rakes’?
Os ‘aero rakes’, enormes grelhas de sensores para leitura
aerodinâmica, permitem aos engenheiros de Fórmula 1 compararem os modelos de
fluxo de ar virtual com o desempenho real na pista.
Um ‘ancinho’ aerodinâmico é uma série de ‘tubos de pitot’,
que não são mais do que sensores concebidos para medir estruturas de fluxo fora
do ‘corpo’ dos carros. São, na verdade, uma tecnologia bastante antiga!
Ao medir a pressão dinâmica, podem então ‘pintar um quadro’
das estruturas de fluxo que estão a sair de peças como a asa dianteira, rodas
dianteiras – o que é muito importante – onde os vórtices saem da asa dianteira,
algo que este ano será obviamente muito diferente, dado que temos um design significativamente
diferente nas asas devido às novas regras.
Desta forma, pode-se ‘pintar todos esses quadros’ das
diferentes estruturas de fluxo de ar e das diferentes estruturas de vórtice que
saem de várias partes do carro. Essa informação regressa depois à equipa de
aerodinâmica, que a compara com o que já tem, e utilizar esses dados para otimizar
e melhorar o design de novas estruturas de fluxo de ar.
Hoje em dia, o processamento dos dados que regressam das
grelhas de sensores é muito rápido, é quase feito em tempo real. As equipas
desenvolveram software que pega nos dados em bruto e devolve imagens e
ficheiros de vídeo realmente interessantes.
A primeira vantagem é que se pode agir imediatamente. Por
isso, se estão a analisar todo o espectro duma asa frontal, por exemplo, que
significa passar de um ângulo baixo até ao ângulo máximo da asa frontal, pode
perceber-se se há um ponto onde a asa dianteira ‘cai’, como dizem os
aerodinamicistas, quando esta naquela configuração não está a gerar a força
descendente esperada, na frente.
Dessa forma, a informação dos ‘aero rakes’ diz aos engenheiros para ficarem
longe daquela área do carro, pois o que lhes foi transmitido é que com a asa de
determinada forma, a performance piora.
De igual modo, por vezes há outras coisas que são recolhidas
dos ‘ancinhos’ que não é possível resolver em pista, e que depois voltam para a
equipa de aerodinâmica, que tem de estudar a melhor forma de resolver esse
problema sem comprometer outras áreas. Pode parecer, e realmente é muito
complexo.
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