Fórmula 1: Mercedes quer mudanças de fundo no sistema de tomada de decisões

Por a 17 Dezembro 2021 11:30

Depois de três dias em silêncio total, Toto Wolff concedeu uma entrevista à publicação The Race, onde não disse explicitamente que a sua equipa queria a substituição do diretor de corrida Michael Masi, mas explicou que pretende que a FIA altere radicalmente o sistema de tomada de decisão na Fórmula 1. 

“Não estou interessado em ter uma conversa com Michael Masi”, afirmou Toto Wolff. “As decisões que foram tomadas nos últimos quatro minutos da corrida roubaram a Lewis Hamilton um merecido campeonato do mundo. A sua condução, particularmente nas últimas quatro corridas, foi impecável, e teve uma vantagem decisiva no domingo em Abu Dhabi desde o início da corrida. Ganhou na largada e nunca mais cedeu a liderança. E roubar-lhe na última volta da corrida é inaceitável. De um ponto de vista pessoal, de um ponto de vista profissional, não posso…os meus valores, o meu sentido de integridade, simplesmente não é compatível com as decisões que foram tomadas no domingo. E cabe à FIA decidir como é que estas decisões podem ser evitadas”.

Ainda na comunicação de quinta-feira, a Mercedes responsabilizou a FIA nesse processo e a implementação de mudanças é a principal prioridade da equipa. “Não é apenas uma decisão de mudar o diretor de corrida, todo o sistema de tomada de decisão precisa de ser melhorado. O diretor de prova está certamente sob grande pressão. Parte disso deve-se às nossas próprias falhas. Com uma tomada de decisão mais consistente, poderíamos ter evitado muitas das controvérsias ao longo do ano.”E para o responsável da Mercedes, o problema não passou apenas pelo último GP do ano. “É um problema mais vasto porque se olharmos para a maioria das controvérsias deste ano, tratam-se de decisões desportivas na pista, inconsistência na execução dos regulamentos na pista”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
MP67
MP67
2 anos atrás

Depois de a FIA na cerimónia de ontem ter feito de conta de que nada aconteceu em Abu Dhabi, a Mercedes deveria considerar apresentar o recurso dos protestos recusados pela FIA. Jean Todt disse em entrevista ontem que a FIA era demasiado permissiva com as equipas e não deviam ser tolerados protestos das equipas.

gtman
gtman
2 anos atrás

Devias ser menos passivo e polido ao longo do campeonato. Devias ter sido ainda menos polido no fim do campeonato porque a investigação prometida só vai tirar o Massi do lugar que nunca deveria ter e a verdade desportiva continua com a maior mancha de sempre.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

Esta foi maior trapalhada de sempre na F1, e, perpetrada pela própria FIA através do seu director de corrida. A entrada de um safetycar é feita por questões de segurança… o propósito do safetycar não é criar “espectáculo”… mas Masi aproveitou esta brecha para produzir uma “cena”… Estar numa competição onde as regras não são claras, porque não são aplicadas de forma coerente nem respeitando os princípios da competição, é desmotivante. Com o passar do tempo e na frieza do passado, vai-se perceber o quão estúpidas foram as decisões de Masi ao longo da época. Por enquanto, as Maxettes vão… Ler mais »

MC
MC
Reply to  RedDevil
2 anos atrás

Provavelmente Masi teve um lapso de memória e pensou que se tratava de uma corrida na América, em que a intervenção do safey car serve em muitos casos para criar competição artificial…

RedDevil
RedDevil
Reply to  MC
2 anos atrás

E a minha grande dúvida (receio) é mesmo essa… se a F1 não vai (ou já está a) virar um “entertainment” à moda americana?

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Fazem bem, que sirva para alguma coisa a borrada feita pela FIA. Se o Todt tem problemas com isso, então é problema dele. A Mercedes não tem de dobrar a espinha só para aparentar.

can-am
can-am
Reply to  Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Barhein,Baku,Silverstone, Arábia, Abu Dhabi e outras,motores apimentados,saidas em frente, atirar para fora da pista, barrar voltas rápidas de outos etc,etc…e ainda terminar um mundial atrás do safety car .Isso é que era um campeonato justo.

can-am
can-am
2 anos atrás

A Mercedes não tem nada de querer nem de deixar de querer. A Mercedes é uma marca muito antiga, cujos carros plastificados hoje já não têm a qualidade do passado, que decidiu andar nas corridas, porque quis.Querer mandar em quem organiza e dirige é demais. A Mercedes,ou melhor a equipa AMG, tem tido atitudes de prepotência e de querer impôr o seu pensamentoe a sua vontade.Este ano mostraram uma imagem muito feia sob todos os aspectos.Têm sido beneficiados desde há 8 anos com um regulamento feito por medida para eles,demolindo aos poucos a competitividade da competição, como nunca se viu… Ler mais »

Last edited 2 anos atrás by Speedway
RedDevil
RedDevil
Reply to  can-am
2 anos atrás

“Têm sido beneficiados desde há 8 anos”
Se bem me lembro… segundo palavras suas, em 2017 e 2018 era a Ferrari que mandava na F1 … e agora diz que era a Mercedes que mandava nessa altura…
E este ano? quem é que mandou?

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado