Fórmula 1: Aprendizagem da Honda na McLaren, acelerou desenvolvimento na Red Bull
Na hora da despedida da Honda, o responsável dos nipónicos pela divisão de Fórmula 1, Masashi Yamamoto, lembrou todo o trabalho desenvolvido no tempo em que trabalharam com a McLaren, uma era problemática e turbulenta, mas que permitiu à Honda dar o melhor produto à Red Bull e AlphaTauri nas últimas épocas.
“Toda a base fundamental que temos agora e que nos permitiu lutar pelo campeonato foi construída nos dias da McLaren, por isso conseguimos lá muitas coisas”, disse Yamamoto ao F1.com. “Foi apenas uma pena que nos respeitássemos demasiado e isso significa que não funcionava bem, porque os respeitávamos e eles respeitavam-nos, mas não houve uma boa ligação. Mas aprendemos muitas coisas e a aprendizagem acelerou o nosso desenvolvimento nesta era da Red Bull”.
Yamamoto lembrou alguns dos momentos que a Honda passou com a McLaren. “2017 no Bahrein foi o momento mais difícil para nós como Honda. Muitos fracassos com o MGU-H tornaram duro o momento. Aprendemos que a tecnologia MGU-H é realmente difícil. Aprendemos muito sobre isso durante os dias da McLaren, o que pode ser visto como positivo, uma vez que conseguimos algo. Foi duro, mas aprendemos muitas coisas. A minha melhor memória foi em 2017 na qualificação do Grande Prémio de Espanha. Fiquei arrepiado. Foi quando tivemos o nosso primeiro resultado na Q3 desse ano, sétimo lugar, foi um grande desempenho de Fernando [Alonso]”.
Com a Red Bull, quando os japoneses conseguiram conquistar o primeiro título desde 1991 com a McLanen e Ayrton Senna, Yamamoto diz que o primeiro pódio em 2019 foi o momento que lhe deu confiança na decisão de decidir-se pela equipa de Christian Horner. “Para mim o primeiro pódio com a Red Bull na Austrália, a primeira corrida juntos, foi o ponto alto do nosso tempo juntos até agora. Fiquei realmente feliz por podermos alcançar tal resultado com eles, e foi o resultado que me deu verdadeira confiança de que foi a decisão certa e de que podíamos ganhar em conjunto com esta equipa. Na verdade, esperava a primeira vitória”, concluiu o homem da Honda.
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Não estou a perceber. Se foi por se respeitarem muito que a relação com a McLaren não resultou, quer dizer que não existiu respeito entre a Honda e a Red Bull? 🙂 🙂
A sério, gostei que, na hora da despedida, a Honda não tivesse esquecido os tempos conturbados com a McLaren, que serviu apenas como aprendizagem mas, como fã da McLaren, lamento que tenha sido outra equipa a colher os frutos de tanto sofrimento.
Pity eles respeitavam-se tanto uns aos outros que ficaram calados em vez de insultarem as mãezinhas e esposas e virilidade dos seus parceiros técnicos. Mas o esforço de engolir esses sapos resultou bem para ambos.
😀
Um ganhador injustamente esquecido de temporada de F1: a Honda! Há que lhes dar os parabéns pela postura, tenacidade e competência! Discretos, como sempre, mas a fazerem um grande motor! Ganhador, como sempre!
imagino o Deus do volante …. com que então um motor de GP2 ??? embrulha ….
a Honda nunca faz por menos no desporto motorizado…. vitória !!!!
no caso da Mclaren a Honda era a pérola e a equipa os porcos…
Power of Dreams ….
Ah, afinal foi graças ao Alonso que a Honda conseguiu este título. OK.
O homem é, parafraseando um famoso artista da bola, um piloto com H grande.
“A minha melhor memória foi em 2017 na qualificação do Grande Prémio de Espanha. Fiquei arrepiado. Foi quando tivemos o nosso primeiro resultado na Q3 desse ano, sétimo lugar, foi um grande desempenho de Fernando [Alonso].”
Fala quem sabe!
Cumprimentos
Que grande bofetada de luva branca por parte da Honda a Alonso. hahahaha
O homem deve estar a roer-se por dentro, ver a Honda a ganhar um campeonato, ainda por cima logo o de pilotos. hahahaha
E Max bem pode agradecer, melhor carro, melhor motor, equipa toda a trabalhar para ele e um wingman bem obediente. Por aqui costumam dizer que isso retira o mérito ao título conquistado, curioso que esses mesmos iluminados agora já não usam essas desculpas… hahahaha hahahaha
Olha que eu não sei porquê, mas estou desconfiado que Alonso até ficou bem satisfeito com este título ganho (e de cebolada) pela Honda e pelo Verstappen… hahahaha
(podes voltar para a choradeira) hahahaha hahahaha
Cumprimentos
Finalmente o tão esperado título. A Honda não teve um início fácil nesta fase da F1, mas soube dar a volta, como sempre. Lutando contra uma Mercedes, que, segundo Lauda, estava a trabalhar estes motores e tecnologia, desde 2007, levou a melhor neste ano. Fiabilidade, potência e confiança foram determinantes para o resultado final. Ron Dennis sabia bem ao que ia… pena os burros que gerem a McLaren. Tendo eu criado esta conta para defender a Honda, sobre tudo dos ataques dos Renault boys, cujo motores sempre foram piores que os Honda… pouco me resta a fazer aqui, após a… Ler mais »